TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FEMINICÍDIO NO BRASIL

Por:   •  15/3/2020  •  Dissertação  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST

Disciplina: Produção Textual II

Docente: Rosineide R. Monteiro

Discentes: Iago  

                   Maria Joelma

                   Rodrigo de Sousa Barão

Dissertação

Assunto: Feminicídio

Tema: Feminicídio no Brasil

        O feminicídio tem se tornado um dos crimes mais hodiondos no Brasil, e se caracteriza muitas das vezes por razoes autoritárias vinda, em sua maioria, do sexo masculino. Sendo crimes comuns em sociedades arcaicas, que é o caso brasileiro. No entanto, isso vem ocorrer devido as tais construções culturais, econômicas, políticas e sociais democráticas.

        É visto que muitas vítimas são mortas por parceiros ou familiares, resultando em uma violência doméstica e familiar, que abrange o contexto de que o homicida é um parceiro sexual ou homens que já tiveram relações afetivas, além dos casos existentes como lesão corporal e estrupo. E segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Brasil, pelo menos 50 mil mulheres morreram nos últimos anos. Sendo que todos esses assassinatos foram emoldados como Feminicídio. O estudo ainda aponta que 15 mulheres são assassinadas por dia no país, devido à violência por gênero. 

        Diante disso, o Brasil tem se tornado um dos países que mais ocorre a violência contra mulher, colocando-o em quinto no ranking mundial contra mulher, onde pode ser visto que há necessidades urgentes de leis que tratem com mais rigidez tal tipo de crime.  E por essa imensa quantidade de casos que tem ocorrido contra mulheres, e o aumento dos índices de feminicídio, pode-se apresentar justificativas suficientes para a implantação da Lei 13.104/15, mais conhecida como a Lei do Feminicídio.

        É por sua vez, notório a ausência de políticas publicas mais rígidas resultando a valorização da mulher, e que  promovam a igualdade de gênero por meio da educação, e da fiscalização das leis vigentes, e visar a demora nos julgamentos, que resulta muitas das vezes em prescrição de crime, facilitando que  o agressor saia impune, mesmo o feminicídio sendo um tipo de assassinato recorrente.

        Portanto, a causa de feminicídios em mulheres por questões de gênero continua a ser um problema, inclusive aumenta cada veza mais. Então, é preciso dar mais ênfase na legislação para combater, de vez, as questões relacionadas com as mulheres.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com