TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento de Citação

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal Rural do Semi-Árido Centro Multidisciplinar – Campus Caraúbas Curso Licenciatura em Letras Libras Disciplina Teoria da Literatura II

Docente Dr. Eldio Pinto Da Silva

Mayane  de Paula Oliveira

Luziano Barreto

REIS, Carlos. O Conhecimento da Literatura: Introdução aos estudos literários. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.

FICHAMENTO DE CITAÇÃO

“A expressão narrativa literária refere-se ao conjunto dos textos literários do universo do modo narrativo”. (p.245)

“Por outro lado, ao circunscrevermos a caracterização dos textos pertencentes ao modo narrativo à narrativa literária, não ignoramos que essa caracterização incide apenas sobre uma certa classe de textos narrativos, de natureza essencialmente ficcional; por isso, eles serão designados também globalmente como ficção narrativa, expressão que aqui se reporta abreviadamente à ficção narrativa literária”. (p. 245)

“De um ponto de vista modal, os textos narrativos literários concretizam um processo de representação eminentemente dinâmica, sobretudo pela ação de mecanismos temporais”. (p. 246)

“A partir da demarcação desses diversos níveis – que obviamente não devem ser encarados como domínios isolados, mas como estratos funcionais em processo de integração -, particularizam-se categorias narrativas  distribuídas  por aqueles níveis de intenção: a personagem, suscetível de ser elaborada em diversos aspectos da  sua existência ficcional; o espaço e as suas diferentes modalidades de configuração; a ação e as suas variedades compositivas; o tempo e as suas múltiplas (e complexas) virtualidades de tratamento; a perspectiva narrativa”. (p. 246)

“Desse modo, através do ponto de vista de uma personagem, o narrador procura facultar informações (relativas a espaços, a personagens etc.) que vão configurando um universo acessível ao conhecimento do destinatário”. (p. 247)


“Os textos narrativos traduzem uma relação de  exteriorização,  centrada  num narrador que conta a historia”. (p. 248)

“Em função dessa relação, os textos narrativos implicam representação de tendência objetiva”. (p. 248)

“Os textos narrativos contemplam procedimentos que instauram uma dinâmica de sucessividade”. (p. 248)

“Assim, dizemos que os textos narrativos levam a cabo um processo de exteriorização, por que nelas procura-se descrever e caracterizar um universo autônomo, integrado por personagens, espaços e ações”. (p. 248)

“Quando falamos de tendência objetiva, referimo-nos, pois, à capacidade que a narrativa literária possui para nos dar a conhecer, de forma não raro muito pormenorizada, algo que é objetivamente distinto do sujeito que relata; assim, em princípios, não é o narrador que constitui o centro de atenção da narrativa, mas, sim, as coisas, os lugares, os personagens, os acontecimentos e etc.”. (p. 249)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (101.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com