TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lugar dos Gregos na História da Educação

Por:   •  23/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

O Lugar dos Gregos na história da educação

Primeiramente, é de bom tom esclarecer o que o filósofo alemão Werner Jaeger pretendia ao escrever a Paidéia. Considerada uma obra extremamente importante no que diz respeito aos estudos clássicos, Jaeger discorre sobre os ideais da educação da Grécia Antiga, fazendo uma análise detalhada sobre o processo de formação do homem grego.

Em seu estudo, Jaeger aprofunda o conceito de educação ao analisar os autores da antiguidade grega, como Homero, Hesíodo, Sócrates, e em especial Platão, dando destaque para os aspectos educacionais, civilizacionais e culturais desses autores.

• Introdução da obra Paidéia: pensamentos e conceitos escritos por Werner Jaeger

Uma reflexão interessante a respeito do termo paidéia é que o mesmo deriva da palavra grega paidos que traduzido significa “criança”, porém o termo em si não tem uma tradução direta para o português e nem para alguns idiomas ocidentais, por isso é definido como uma junção de conceitos: civilização, cultura, literatura, tradição e por fim, educação. Porém, Jaeger deixa claro a importância de compreender que o termo paidéia engloba todos esses conceitos em um único, expressando esses tópicos de forma profunda em sociedade.

Jaeger introduz algumas considerações gerais, entre as mais importantes para o entendimento de sua obra estão as seguintes:

1. Jaeger estabelece a noção de que a educação não é uma propriedade individual, e sim pertencente a uma comunidade. Enfatiza que a estrutura de toda a sociedade se assenta em leis e normas escritas e não escritas que unem todos os seus membros. Portanto, “Toda educação é assim o resultado da consciência viva de uma norma que rege uma comunidade humana, quer se trate da família, de uma classe ou de uma profissão, quer se trate de um agregado mais vasto, como um grupo étnico ou um Estado”.

2. Jaeger inicia o tópico cultura afirmando que foram os gregos os pioneiros desse conceito, e declara que atualmente caracterizamos cultura “(...) não num sentido de um ideal próprio da humanidade herdeira da Grécia, mas antes numa acepção bem mais comum, que a estende a todos os povos da Terra, incluindo os primitivos”, ou seja. “Entendemos assim por cultura, a totalidade das manifestações e formas de vida que caracterizam um povo”. Para o autor de paidéia, a educação e a cultura estão ligadas internamente, pois sustentava que “Todo povo que atinge um certo grau de desenvolvimento sente-se naturalmente inclinado à prática da educação”.

3. Qual a particularidade do povo grego frente aos povos orientais? “Jaeger responde que “O princípio espiritual dos gregos não é o individualismo, mas o ‘humanismo’ (...)”. Ele caracteriza por humanismo a educação do homem “(...) de acordo com a verdadeira forma humana, com o seu autêntico ser”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com