TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEME COMO ARTIFÍCIO LINGUÍSTICO: UMA COMUNICAÇÃO POSSÍVEL ENTRE OS INDIVÍDUOS

Por:   •  16/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.288 Palavras (10 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 10

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CÂMPUS UNIVERSITÁRIO “JANE VANINI”
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA
[pic 1][pic 2]

O MEME COMO ARTIFÍCIO LINGUÍSTICO: UMA COMUNICAÇÃO POSSÍVEL ENTRE OS INDIVÍDUOS

SANTOS, Esdras Paula. (esdras.007.santts@gmail.com)

LOPES, Michele Ferreira. (michelelopes_f@hotmail.com)

(UNEMAT)[1]

PEREIRA, Wolber Sebastião. (wolbersp@unemat.br)

(UNEMAT)[2]

RESUMO: Este trabalho ocupa-se de uma análise de um meme encontrado na internet que trata da junção de um personagem de história em quadrinhos com uma canção de ritmo pop brasileiro, permeada por dizeres que falam sobre a mulher. O fragmento é tomado como objeto de análise levando em consideração os aspectos sociais e digitais presentes no discurso da internet, tendo em vista a explosão do discurso do internetês, bem como a relação que este tem com a figura feminina, na perspectiva musical. No século XXI, o meme está presente no discurso dos indivíduos e, acima de tudo, substituindo e significando as reações de gênio e do próprio corpo do indivíduo. Tomamos, portanto, essa perspectiva para tecer nossas análises.

Palavras-chave: Meme. Discurso. Internetês. Interatividade.

ABSTRACT: This work deals with an analysis of a meme found on the internet that deals with the joining of a comic book character with a song of Brazilian pop rhythm, permeated by sayings that talk about women. The fragment is taken as an object of analysis taking into account the social and digital aspects present in the Internet discourse, in view of the explosion of the internet speech, as well as the relation it has with the female figure, from the musical perspective. In the twenty-first century, the meme is present in the discourse of individuals and, above all, substituting and signifying the reactions of genius and the individual's own body. We therefore take this perspective to weave our analyzes.

Keywords: Meme. Speech. Internetês. Interactivity.

INTRODUÇÃO

Este trabalho, tem por objetivo analisar, dentro da perspectiva da interação social e comunicação por meio das redes sociais, um meme produzido a partir de uma personagem de história em quadrinhos chamada Mônica, da Turma da Mônica, quadrinho este, escrito por Maurício de Souza e que faz referência com um fragmento de uma canção que está no topo dos hits mais acessados do momento no mercado musical que tem como intérprete a cantora de pop brasileiro, Anitta. Juntas, as personagens dão vida ao meme que está famosíssimo na internet.

O fragmento, utilizado no meme, é da canção intitulada “Vai Malandra”, canção esta gravada pelos cantores (as) brasileiros (as) e internacionais, respectivamente que são: Anitta e MC Zaac, juntamente com o rapper estadunidense Maejor e também com a participação especial dos produtores brasileiros Tropkillaz e DJ Yuri Martins.

A música foi lançada em 18 de dezembro do ano de 2017 como quarto e último single do projeto CheckMate, no qual, a cantora Anitta propôs a lançar, dentro de quatro meses, um clipe por mês, finalizando com chave de ouro, e, arrebentando entre as mais ouvidas dos últimos dias com “Vai malandra”.

O clipe foi gravado no morro do Vidigal, na cidade do Rio de Janeiro, no intuito de enfatizar e trazer à tona, um pouco da realidade dos indivíduos que compõem a favela em questão para mostrar a verdadeira “brasilidade”, como muitos internautas comentam nas redes sociais.

- CanalJLGames 770, comentou em 28/01/2018: “Melhor música que existe”;

- GTIZORA, comentou em 29/12/2017: “Que batida chiclete, não sai da minha cabeça”;

- Victor Nogueira, comentou em 28/12/2017: “CARALHO, FIQUEI MUITO MALANDRA DEPOIS DESE TIRO 👠👙”; (comentários retirados do clipe postado no Youtube).

Ademais, em relação ao meme, o mesmo é considerado uma unidade de evolução cultural que pode, de alguma forma, auto propagar-se dentro do espaço digital. Eles retratam geralmente situações do dia a dia de forma cômica e satírica. Para tanto, utilizaremos alguns dispositivos teóricos que darão base às análises acerca do objeto em questão. Para Lemos (2009, p. 39), o meme:

“Trata-se de crescente troca e processos de compartilhamento de diversos elementos da cultura a partir das possibilidades abertas pelas tecnologias eletrônicas-digitais e pelas redes telemáticas contemporâneas”.

Os memes, pensando numa perspectiva de comunicação via internet, pode, sem sombra de dúvidas, ser batizado como uma evolução contemporânea dos chamados emoticons, (sequência de caracteres que ilustram ou substituem o sentimento humano e que expressam essas emoções no espaço digital), pois, o constante avanço tecnológico proporciona esta rapidez nos dispositivos usados para a comunicação via internet.

A Turma da Mônica é uma série de histórias em quadrinhos criada pelo cartunista Maurício de Sousa, e é, em suma, o quadrinho brasileiro mais reconhecido pelas crianças, sendo muito trabalhado nas escolas e tendo se fixado no imaginário popular nacional, e, agora, alvo da produção em massa de memes na internet.

No ano de 2016, mais especificamente no mês de dezembro, um usuário do Twitter modificou a capa da edição do gibi “Almanaque da Mônica”, de maio de 2004, que mostra a menina em frente à tela de um computador, onde está estampado os rostos dos outros personagens da série, segurando o mouse e esboçando um sorriso.

Na versão modificada, o que aparece no monitor de Mônica deixou de ser a imagem de seus amigos e passou a ser a palavra “ata” ou “ATA”, derivada da expressão “ah, tá” que significa uma confirmação de algo ou alguma opinião expressa. A montagem se tornou um meme instantaneamente e se popularizou no mesmo mês de dezembro, sendo compartilhada por muitos internautas em diversas outras redes sociais, Facebook, Twitter, Instangran, Tumblr, WhatsApp, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (2.2 Mb)   docx (515 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com