TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODERNISMO PORTUGUES

Por:   •  9/6/2022  •  Seminário  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 6

PEI. PROFESSOR PAULO ROBERTO FAGGIONI

AMANDA FREITAS, BEATRIZ DO NASCIMENTO, GUSTAVO MARICATO, HELOISA GABRIELA, THAYLANE CRISTINA E YASMIN ANÇÃO.

MODERNISMO PORTUGUÊS

SÃO PAULO

2022

AMANDA FREITAS, BEATRIZ DO NASCIMENTO, GUSTAVO MARICATO, HELOISA GABRIELA, THAYLANE CRISTINA E YASMIN ANÇÃO.

MODERNISMO PORTUGUÊS

Trabalho bimestral apresentado na PEI Professor Paulo Roberto Faggioni, como requisito para o recebimento de nota para o atual bimestre em Língua Portuguesa.

Professora: Aline.

SÃO PAULO

2022


  1. INTRODUÇÃO

O modernismo português foi um movimento literário e artístico que ocorreu bem no início do século XX, onde seu propósito era quebrar um pouco da ideia da arte tradicional. Retratado por grandes nomes como Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Branquinho da Fonseca, Alves Redol e José Régio.

O modernismo português surgiu entre as duas grandes guerras mundiais, o movimento corre em um momento onde o contexto histórico estava muito conturbado. Em 1915 a revista literária Orpheu lança sua primeira publicação dando início ao modernismo português. [pic 1]

  1. CONTEXTI HISTÓRICO[pic 2]

O contexto histórico em que Portugal se encontrava era de muitas dificuldades. No ano de 1908, o Rei Carlos I e o príncipe herdeiro  foram assassinados e com isso D. Manuel II veio a governar o império. Mas seu reinado não durou muito tempo pois em poucos meses o mesmo foi derrubado por um golpe militar que teve o apoio da população, dando inicio a uma república no país em 1910. [pic 3]

Nesse período, os portugueses começaram a reclamar do sistema tardio e das ações feitas pelos governantes taxadas como ruins e pouco produtivas. Então assim surgiu uma grande rogativa por um processo de mudanças no país.

Enquanto isso no mundo havia acabado a Primeira Guerra Mundial e começava os indícios para a Segunda Guerra. Diante dos cenários presentes no mundo e em Portugal formou-se um momento perfeito para mudanças que alguns artistas pretendiam fazer na arte.[pic 4][pic 5]

Artistas como Almada Negreiros, Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa, são alguns dos nomes que fundaram a revista Orpheu, em 1915, data que é oficialmente considerada o inicio do Modernismo português. A revista foi criada para publicar as inovações artísticas, objetivo que esses artistas buscavam.

  1. FERNANDO PESSOA

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa no ano de 1888, vindo a falecer na mesma cidade no ano de 1935. É responsável por influenciar diretamente a literatura da época.

Em 1915 ele passa a ser um dos fundadores da revista Orpheu, que era como uma porta-voz de alguns autores da época introduzindo uma nova forma de escrever e fazer literatura. Buscavam criar uma arte Nova, contrária às regras estéticas tradicionais.Um autor famoso por assumir outras identidades em vários heterônimos, ele deu vida a outros personagens na sua poesia. Entre os principais estão: Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos. [pic 6]

  1. A poesia ortônima (por ele mesmo):

Essa poesia envolve uma insatisfação política pessoal do poeta. A poesia resultante tem um certo ar mítico, heróico e trágico.

Vale ressaltar que nessa época do Modernismo acontecia uma grande revolução na indústrias e grandes conquistas na tecnologia, no entanto, é nesse momento que ocorrem grandes conflitos como a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa e o surgimento de regimes totalitários.

  1. Poesia épica-lirica:

Poesia Lírica é um tipo de poesia recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical.

Poesia Épica é um tipo de poesia narrativa mais curta e breve que mostra semelhança com os contos heróicos.

Entre suas principais obras estão:

Livro: Livro do desassossego.

Prosa: Pessoa e o fado: um depoimento de 1929.

Poesia: A barca.

  1. HETERÔNIMOS DE FERNANDO PESSOA
  1. RICARDO REIS

Fazendo parte de um dos quatro heterônimos, Ricardo Reis era um autor fictício criado pelo genial Fernando Pessoas em 1913.

 Poemas de índole pagã que eram inspirados na cultura grego-latina, com isso, Reis também trabalhava muito a parte clássica e a natureza, deixando seus poemas  profundos, leves, calmos, tranquilidade e utilizando a  mitologia. Em seu histórico está marcado suas principais obras: Segue o Teu Destino, Amo que vejo, Estás sós Está só, Colhe o Dia e Tenho mais Alma que Uma, pelos títulos.

Observando seus poemas Reis procurava saber pela explicação de cada coisa, da essência da vida, do sentimento, do olhar, do sentir, da morte. Alguém que da essência para tudo que está se fazendo, até coisas simples, Reis procurava colocar isso, sentimento, ir atrás da consciência, observar cada detalhe simples.

  1. OBRAS DE RICARDO REIS

Cada coisa a seu tempo tem seu tempo 

Cada coisa a seu tempo tem seu tempo.

Não florescem no Inverno os arvoredos,

Nem pela Primavera

Têm branco frio os campos.

Estás só. Ninguém o sabe. Cala e finge.

Estás só. Ninguém o sabe. Cala e finge.

Mas finge sem fingimento.

Nada 'speres que em ti já não exista,

Cada um consigo é triste.

Tens sol se há sol, ramos se ramos buscas,

Sorte se a sorte é dada.

  1. ALBERTO CAEIRO

Alberto Caeiro nascido em Lisboa, em 1889, é um dos quatro heterônimos do português Fernando Pessoa. Caeiro tinha as tais características: estatura média, era frágil, loiro quase sem nenhuma cor, olhos azuis e de cara limpa sem nenhum fio de barba. Era contra a metafísica, a filosofia, e a religião. Seu criador o define da seguinte maneira “De pura e inesperada inspiração, sem saber ou sequer calcular que escrevia”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com