TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Navio Negreiro

Por:   •  16/10/2019  •  Seminário  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Biografia

Antônio Frederico de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847 na cidade Curralinho (hoje Castro Alves-BA). Aos 12 anos, sua mãe morre de tuberculose e seu pai casa-se com outra mulher e o casal, Castro Alves e seu irmão partem para Recife. Onde em 1864, seu irmão morre e no mesmo ano (aos 17 anos) Castro ingressa na faculdade de direito em Recife. Em 1866 seu pai morreu e no mesmo ano Castro conheceu e se apaixonou por Eugênia Câmara, uma atriz portuguesa dez anos mais velha que ele e iniciaram um romance. Em 1867 deixou Recife em companhia da sua mulher e voltou à Bahia. No ano seguinte mudou-se para São Paulo e matriculou-se na faculdade de direito em São Paulo. Algum tempo depois rompeu com Eugênia.

Nas férias, durante uma caçada acontece um acidente com Castro Alves. Sua espingarda atinge acidentalmente seu pé esquerdo, que por conta disso foi amputado.

Em 1869, Castro Alves volta à Bahia, por conta de uma tuberculose que já começava a devasta-lo, obrigando-o à uma temporada no sertão.

Em 1870 acontece o lançamento de Espumas Flutuantes em Salvador, que foi seu único livro publicado em vida. E foi também em Salvador que faleceu precocemente em 7 de julho de 1871, aos 24 anos, após lutar desde os 16 anos contra a tuberculose.

No período em que viveu (1847-1871), ainda existia a escravidão no Brasil. Apesar de ter uma vida relativamente confortável, o pai era médico e professor, de sempre andar vestido muito bem, ele se sensibilizou e compreendeu as dificuldades dos negros escravizados. Isso porque na infância, ele e sua família, chegaram a morar numa fazenda de um antigo negreiro, um traficante de escravos. Então ele teve acesso a uma série de equipamentos de tortura e conheceu um pouco das condições de muitos escravos o que contribuiu para que ele se sensibilizasse tanto pela causa. Então mostrou toda essa sensibilidade escrevendo versos de protesto contra a situação a qual os negros eram submetidos, o que fez ele se tornar conhecido como o “Poeta dos Escravos”. 

 

Aos 21 anos ele recitou durante uma comemoração cívica, o “Navio Negreiro”. Os fazendeiros presentes ouviram-no clamar versos que denunciavam os maus tratos aos quais os negros eram submetidos por eles.

Além da poesia de caráter social, esse escritor também escreveu versos lírico-amorosos, seguindo o estilo de Vítor Hugo. Por isso, é também conhecido como “poeta do amor”.

Obras: Poesia

Espumas Flutuantes (1870) (em vida)

A Cachoeira de Paulo Afonso (1876)

Os Escravos – Navio negreiro (1883)

Os Hinos do Equador (1921)

Texto para teatro

Gonzaga ou A Revolução de Minas (1875)

Romantismo brasileiro

Logo após a independência política do Brasil (1822), nasce o romantismo no Brasil. O romantismo foi um movimento artístico amplo o suficiente para não ser limitado a uma faceta sentimental e idealizadora, que acabou se tornando sua porção mais conhecida. Na verdade, muitos representantes da escola romântica, estiveram envolvidos com grandes questões históricas.

1ª geração: nacionalista/indianista, cujo grande poeta foi Gonçalves Dias e que tinha como herói o índio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com