TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pan-Americanismo "Monroísta", desenvolvimento e serviço social

Por:   •  31/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 2

O período colonial iniciou-se após o descobrimento, o autor destaca o período final da colônia, quando houve a mudança para Nação. Nesse período principalmente de mudança, é colocado como ponto de abertura insubstituível para se acompanhar e entender o processo histórico seguinte e o resultado dele que é o Brasil atual.

Querendo unir o colonial com o contemporâneo, o autor procurou fornecer a sociedade de fundamentos e pontos de vista que evitassem a continuação de negação e a continuação de injustiças que haviam naquela sociedade na época.

O passado colonial na extensão econômica, política e social, evita sua totalidade. Daí a defesa do autor em se aprofundar no passado, para descobrir os reais acontecimentos no processo de evolução do Brasil.

O sistema colonial é visto de forma a reconhecer o que realmente impulsionou a sua fundação, que foi o mercado. Através da exploração comercial e os interesses mercantilistas transforma áreas descobertas em colônias que fornecem produtos e riquezas para mercados europeus.

A exploração também consequente de demandas religiosas, políticas e econômicas, faz das colônias um projeto essencial no comércio, onde um dos pensamentos era a rentabilidade financeira com o fornecimento de produtos primários de grande valor no mercado, destacando a área agrícola e mineração.

O período colonial, na parte do “povoamento”, o texto mostra a mobilidade da população, desenvolvimento dos ciclos econômicos, relações comerciais com exterior e como a sociedade brasileira foi se tornando mais firme. Sua abordagem mostra questões de etnias e raças em uma mistura de limitações, oposições e demais componentes que levam à Nação que emergiu, onde os nobres e os negros eram a firmeza dos objetivos colonialistas.

A religião foi uma questão que também foi considerada, desde sua primeira intervenção com os jesuítas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com