TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO E ESTUDOS DO MEIO

Por:   •  26/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO E ESTUDOS DO MEIO

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.”

A competência 2 da Base Nacional Comum Curriculas lida com ciência e pensamento crítico e se concentra na criatividade e na capacidade de resolver problemas do mundo real. Essa habilidade está relacionada a todos os componentes do currículo e os incentiva a continuar a fazer perguntas relacionadas, ou a velha frase "por quê?" Também inspirou a prática de usar todas as ferramentas que um aluno possa ter para explicar o contexto, os dados e as informações: crítico, lógico, dedutivo, pesquisador, intuitivo, sua visão de mundo e experiência pessoal. Propor hipóteses, observar a realidade, tirar conclusões e expor a síntese são as práticas básicas para amadurecer a descoberta de qualquer aprendiz e melhorar com base nessa habilidade.

Poucos têm a capacidade de cumprir os objetivos da pesquisa científica como o segundo objetivo do BNCC. Afinal, promove uma atitude que pode observar o que está acontecendo ao seu redor, mas isso não é apenas negativo, mas também uma observação crítica e transformadora. Os alunos devem estar motivados para ver a realidade com seus próprios olhos, devem fazer suposições com base em suas próprias pesquisas ou experiências e devem desenvolver o hábito de intervir ativamente no ambiente que visitam, ou seja, uma aula antiga e de boas práticas. Por fim, para colocar sua criatividade em prática, os alunos devem ser estimulados a se sentirem protagonistas e a pensarem em maneiras de resolver problemas práticos. Por isso, o ideal é que o currículo ofereça oportunidades para que os alunos observem o mundo, assim como criem e troquem ideias.

Ao planejar e executar de forma relacionada aos objetivos do BNCC, os cursos de campo e a pesquisa científica prática são o momento certo para desenvolver o pensamento crítico, científico e criativo. Afinal, quando as escolas interagem com os alunos para aumentar o conhecimento, é natural estimular situações críticas e diversificadas. Por exemplo, um grupo que vai ao laboratório ou ao ar livre deve observar os aspectos de biologia, química e física relacionados ao ambiente de aprendizagem. No entanto, você também precisa refinar sua visão do problema e das questões ambientais e entender as razões e as causas de certas coisas.

No entanto, a pesquisa de campo ou as aulas práticas nunca devem ser consideradas como "passeios" ou meramente atividades recreativas. Quando as escolas e famílias utilizam este conceito para enfrentar a investigação ambiental, normalmente esvaziam a experiência e formam uma visão criativa, interação e o conceito de mudar o mundo, esta é a criticidade inerente a qualquer prática estimulante desenvolvida, sendo ela Inovadora e científica. Independentemente do campo do conhecimento, a proposta de ensino deve ser sempre pensada como um projeto de educação e formação para a produção de uma prática crítica, robusta, participativa e cívica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com