TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Potencial da Contação de História

Por:   •  30/4/2023  •  Artigo  •  4.971 Palavras (20 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 20

O POTENCIAL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA CONSTRUÇÃO DE SABERES DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Edson de Oliveira*

edsoncdeoliveira@hotmail.com

RESUMO

Este artigo objetiva investigar uma abordagem teórica sobre o potencial da ação docente na contação de história para a construção de saberes conceituais, comportamentais, atitudinais imprescindíveis à formação sociocultural da criança na Educação infantil. A pesquisa oportunizou uma visão global dos conhecimentos intrínsecos a referida atitude pedagógica para a formação integral dos alunos. A metodologia utilizada na investigação foi à qualitativa embasada na revisão da literatura relevante e pertinente à temática. Como aporte teórico embasou-se, principalmente, nas contribuições teóricas de Barthes (1992), Sisto (2005), Tahan (1957), Bettelheim (2002) entre outros para quem a contaçõa de história resulta da sublimidade de o professor estar sensível com a narração. Os resultados aponta a relevância da literatura infantil para ativar o prazer estético que mobiliza o interesse por aprender a ler. Assim, possibilita-se que ocorra a aquisição e a ampliação do conhecimento linguístico sob a égide da ludicidade mediada pela fantasia. O sucesso dessa estratégia pedagógica não pode ser atribuído meramente a narrativa literária, mas consiste no valor da voz, nas modulações vocais, no jogo de ritmos, na interação entre o contador e os ouvintes, nas sensações provocadas, e no fascínio de causar  nas crianças o interesse de aprender a ler.

PALAVRAS-CHAVES: Professor. Crianças. História-história. Estratégia. Aprendizagem.

ABSTRACT

A theoretical or objective or potential text search gives approach on the Action education in the history of storytelling into a conceptual construction of knowledge, behavioral, attitudinal essential to socio-cultural Training Child at Children's Education. The A survey provided an opportunity Overview two intrinsic to teaching attitude referred to comprehensive training two students knowledge. The methodology Research was the Review grounded QUALITATIVE gives relevant literature and relevant theme. As a theoretical contribution underwrote mainly NAS theoretical contributions Barthes (1992), Sisto (2005), Tahan (1957), Bettelheim (2002) Other Join Who contaçõa of the story is given sublimity or teacher to be sensitive to I narration. Relevance results pointing to children's literature to enable or aesthetic pleasure that mobilizes or interest to learn to read. SO-POSSIBILITA is to occur Acquisition and linguistic knowledge expansion under the aegis of playfulness for mediated fantasy. Or Success This pedagogical strategy can not be attributed only to literary narrative, but it is not worth giving voice NAS vocal modulations not rhythms play in the interaction between or accountant and you, listeners, NAS Sensations caused, not Fascination to cause NAS Children or interest learn to read.

KEYWORDS: Teacher. Children. Story-history. Strategy. Learning.

                        

_______________________________________________________

* Coordenador de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação – SEMED de Parauapebas/PA e Orientador de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

  1. INTRODUÇÃO

Contar história é uma estratégia lúdico-pedagógica que ativa a imaginação da criança e possibilita o desenvolvimento de potencialidades cognitivas inerentes à expansão da linguagem infantil, estímulo à inteligência, aquisição de conhecimentos, socialização de informações, relação das diferenças individuais, formação de hábitos e atitudes sociais e morais, cultivo da sensibilidade e da imaginação, cultivo da memória e da atenção, e, interesse pela leitura, Tahan (1957).

As razões que tangenciaram o delineamento dessa temática foram de interesses pessoais, particularizados ao objetivo de depreender o poder que a vocalização das narrativas tem no processo de construção de saberes das crianças em idade equivalente a Educação infantil. A curiosidade por opiniões teóricas sobre a histórica atitude de contar história com finalidades lúdico-didáticas oportunizou descobertas de argumentos profícuos ao desenvolvimento de múltiplas potencialidades cognitivas, afetivas, sociais, culturais e educativas de criança, que justificam a perpetuidade dessa prática histórica.

A produção desse Artigo situa-se no campo da pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (2008), “é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”, sucedida de fichamento de obras cujos autores tratam da contação de historias, como estratégia lúdico-pedagógica, para o desenvolvimento de potencialidades de crianças na fase da Educação Infantil.

A tessitura subsequente inicia-se com os antecedentes contextuais inerentes a prática de oralização de histórias, e prossegue discorrendo sobre as contribuições do aporte teórico para a compreensão conceitual da relevância de se praticar atitudes pedagógicas mediadoras que garanta a criança o acesso ao conhecimento a motive a apropriar-se dela para construir diferentes conhecimentos.

Assim, busca-se socializar o conhecimento sistematizado nesse gênero discursivo para aprofundar e consolidar a prática dos potenciais leitores: professores da Educação infantil, na missão de contadores de história, com a finalidade de aprimorar essa estratégia ativadora de emoções e sensações humanizadoras capaz de proporcionar experiências inesquecíveis e preparatórias para as demais fases da vida.

2. ANTECECEDENTES CONTEXTUAIS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Contar história “é a mais antiga arte,” Abramovich (1995 p.17), que tem subsistido no transcorrer do tempo sob a égide de sua relevância para a vida em sociedade. O motivo de uma boa narrativa ser um modo poderoso para prender a atenção de uma audiência consiste no fato de fazer parte do imaginário sociocultural histórico coletivo da humanidade. Sua atração tem efeito obre o cérebro inteiro por meio de processos inconscientes que mobilizam a imaginação e potencializam a capacidade da memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com