TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Politico Pedagogico

Casos: O Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

O Projeto Político-Pedagógico

O Projeto Político-Pedagógico recebe esse nome por reunir características distintas, trata -se de um projeto por trazer nele propostas de ações a serem realizadas, é político por tratar diretamente da escola como um local destinado a formação de cidadãos críticos, conscientes e responsáveis que atuarão na sociedade e por fim é pedagógico por concentrar nele atividades e projetos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

O PPP de uma escola serve de uma maneira geral para nortear as praticas e ações, ele apresenta de forma clara e objetiva como ocorre a organização da instituição, qual sua missão diante da sociedade, dos alunos , dos pais, funcionários e todos os que estão envolvidos direto ou indiretamente neste processo, ele especifica o publico- alvo que pretende alcançar com o mesmo, é uma importante ferramenta, para todos os envolvidos, pois é a partir dele que se pode buscar embasamento para a reflexão e atuação das ações e conhecer como essa escola está se organizando e preparando sua proposta de trabalho.

Este projeto é elaborado por membros da escola, pais, funcionários, professores e alunos. O professor de uma maneira específica, tem uma participação muito importante no processo de construção do mesmo, pois ele estará ajudando a elaborar um documento escolar que irá subsidiar sua prática em sala de aula e em todo o âmbito escolar. O PPP é necessário ao educador durante todo o tempo em que está inserido em suas atividades escolares, pois irá utilizá-lo para planejar suas aulas, consolidar teorias pedagógicas, estruturar suas metodologias e técnicas de avaliação, buscando cada vez mais se aperfeiçoar . O professor deve ser um bom organizador do fator tempo, priorizando de forma adequada os elementos do Projeto Político- Pedagógico, trabalhando de forma interdisciplinar tendo o compromisso de trabalhar com conteúdos de forma crítica, pois se o seu trabalho é significativo ele estará mais apto a enfrentar os desafios, enfim ensinar com metodologia participativa.

Sendo assim, podemos dizer que é de fundamental importância e extremamente necessário que o educador participe da elaboração e conheça o PPP de sua escola, ele se torna algo indispensável para o professor que tem compromisso com a instituição escolar que trabalha, com os alunos que leciona e com todos que confiaram a ele a função de “ educar”. Só é possível realizar um bom trabalho se estiver realmente em consonância com a política escolar, o educador é uma das peças fundamentais no processo ensino- aprendizagem, ele busca as metodologias, estratégias, recursos entre outros itens que levem o conhecimento de maneira mais sistematizada e significativa para o educando, portanto não pode se desvincular das metas e ações projetadas e realizadas em sua escola.

É primordial que se tratem nas licenciaturas da realidade das escolas, como é formado seu quadro, quais são suas prioridades, o PPP que norteia sua prática. A pessoa que busca a profissão de educador deve estar consciente de todos os aspectos ligados à educação, ele deve ser conhecedor tanto na teoria quanto na prática de todas as etapas que se constitui e que constrói de fato uma escola, para que esteja apto a se ingressar nesta profissão que requer grande esforço e dedicação. Quanto mais essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com