TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É LITERATURA

Projeto de pesquisa: O QUE É LITERATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.642 Palavras (15 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 15

ETAPA 1: O QUE É ALFABETIZAÇÃO: MÉTODO. ALFABETIZAÇÃO, LÍNGUA E PRECONCEITO. AS MUITAS FACETAS DA ALFABETIZAÇÃO. LÍNGUA ESCRITA, SOCIEDADE E CULTURA. AULAS 2,3,4 E7.

PASSO 1:

Ler o capítulo do PLT: ‘As muitas facetas da alfabetização’ e discutir sobre os marcos históricos e características educacionais de cada época relativas à escolarização e alfabetização.

PASSO 2

Preencher o quadro:

Ano / Época Marco Histórico Escolarização Alfabetização

Década de 40 – século XX A década de 40 foi marcada por algumas iniciativas políticas e pedagógicas, que ampliaram a educação de jovens e adultos como: FNEP, INEP, CEAA e outros que permitiu que a educação firmasse como uma questão nacional. A criança precisava ler escrever um bilhete simples para estar alfabetizado. Nessa década de 40 menos de 50% das crianças conseguiram romper a barreira da 1° série, ou seja, não conseguiam ler e escrever.

Nesse período eles buscavam o melhor método de ensino.

Até os anos80 - século XX Na década de 70 ainda sob a ditadura militar, marca o inicio do movimento brasileiro de alfabetização, o MOBRAL, que era um projeto para se acabar com o analfabetismo em apenas 10 anos.

Nesse período também passou a ser introduzida a organização por ciclos. A criança precisava ler escrever um bilhete simples para estar alfabetizado. Essa época corresponde um grande interesse por investigar o processo de aprendizagem e interação em sala de aula.

A cartilha escolar foi o material didático impresso mais utilizado nas escolas nas décadas de 40 e 80 para o desenvolvimento do processo de alfabetização.

Anos 90 do século XX até inicio do século XXI A alfabetização ganha um novo olhar, nesse século marca a difusão das teorias sobre o conceito de letramento. A criança tem que saber ler e escrever e ter a compreensão de ambos. Nessa perspectiva a alfabetização seria um processo de compreensão e expressão de significado, ou seja, a criança tem que entender o que ela esta lendo e escrevendo.

Século XXI até dias atuais A escola de hoje é um ambiente que ensina e educa, a boa formação do educador é essencial. A criança tem que saber ler e escrever e ter a compreensão de ambos. Não houve muito progresso nas ultimas décadas sobre a alfabetização.

O fracasso continua, a diferença é que hoje em dia os alunos passam de serie sem estarem alfabetizados.

PASSO 3:

Produzir uma narrativa em forma de relato, a partir das lembranças sobre como foi seu processo de alfabetização.

NOSSO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO:

Somos um grupo de seis pessoas, e de um modo geral a maioria de nós fomos alfabetizadas em ambiente escolar aos sete anos de idade, quando cursávamos a 1ª série do ensino fundamental.

Não foi utilizado cartilha na alfabetização na maioria de nós, se aplicava o método de decorar, as professoras eram dedicadas e nos ensinavam através de histórias contadas em sala de aula, ensinavam as letras do alfabeto por meio por meio de decora – las, recortes de revistas e jornais, bastante lição de casa, escrevíamos várias vezes as mesmas palavras.

Mas temos também em nosso grupo, caso onde a pessoa foi para a1ª série já alfabetizada, pois freqüentou antes dos seus sete anos uma creche onde foi trabalhada a alfabetização com ela, e quando ela chegou na 1ª série foi trabalhada a alfabetização através da cartilha caminho suave.

Em nossa época se havia mais respeito pelo professor, os alunos tinham mais vontade de aprender as salas de aulas eram mais “fáceis” de se trabalhar, pois se tinha uma parceria maior da família com a escola, famílias com mais interesse na vida escolar de seus filhos, mas de um modo geral todas nós temos ótimas lembranças de nossas vidas escolares iniciais, e todas fomos alfabetizadas dentro da faixa etária esperada, mesmo que por um método de “decoreba” ou por método de cartilha, conseguimos nos alfabetizar métodos que hoje em dia sabemos que são muito questionados e se trabalham em algumas escolas métodos diferentes, mas hoje podemos trabalhar nossas dificuldades e trabalhar aquilo que talvez nos tenha faltado.

E podemos fazer uma reflexão de tudo o que vivemos naquela época e tudo aquilo que estamos aprendendo e vivendo hoje, para podermos ter um método ou uma estratégia de ensino melhor, melhorarmos aquilo que não achamos tão interessante e talvez até aproveitar algo que julguemos necessário.

O que é estar alfabetizado para cada uma de nós.

RELATOS DO GRUPO SOBRE COMO FOI A ALFABETIZAÇÃO DE CADA UMA.

Nome: Crislaine Ap. de Jesus

Fui alfabetizada através de cartilha, da qual não me lembro do nome.

Algumas instituições fazem uso ainda hoje de livros, com atividades atualizadas. Usam métodos novos para atrair a atenção dos alunos e em minha opinião essas cartilhas, esses livros são bem vindos sempre, pois algumas crianças assimilam bem mais fácil os conteúdos quando veem, leem e aprendem através de textos e figuras vistos nos livros. Além disso, produzem textos muitas vezes de maneira mais correta, pois o uso da cartilha exige uma leitura completa onde automaticamente você acaba por aprender a maneira mais correta de escrever, a fazer uso de palavras da melhor forma possível.

Além disso, havia muito incentivo e colaboração dos pais e professores, que trabalhavam em conjunto. Fui alfabetizada aos sete anos, mas frequentei o ensino infantil a partir dos seis num colégio particular chamado Chapéuzinho Vermelho. Hoje, já mudou de direção e de nome.

Nome: Dayane Aguiar Belinelli Occhi

Fui alfabetizada no ambiente escolar , com 7 anos de idade , estava cursando a 1° série da educação infantil. A minha alfabetização não foi por meio de cartilha.

Minha professora era muito dedicada, ela me alfabetizou por meio de historias contadas em sala de aula, e ensinando as letras do alfabeto , lembro que fazia muitas lições de casa que ela mandava, como recortar letras e colar , cortar figuras que começassem com a letra que estávamos aprendendo e ela trabalhava bastante com a letra do meu nome e dos demais alunos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com