TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É UM TEXTO

Dissertações: O QUE É UM TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

O QUE É UM TEXTO

Um texto será bem entendido quando avaliado pelos aspectos pragmáticos, semântico conceitual e formal.

Pode se definir um texto ou discurso com ocorrência linguística falda ou escrita, de qualquer extensão, dotado de unidade sociocomunicativa, semântica e formal. Um texto tem papel determinante em sua produção e recepção com uma série de fatores pragmáticos: as intenções do produtor, o jogo de imagens mentais e a perceptibilidade visual e acústica, comum na comunicação face a face. Outra propriedade básica de um texto é o fato de ele construir uma unidade semântica, Uma ocorrência linguística precisa ser percebida pelo receptor como um todo significativo, coerente. E finalmente, o texto se caracteriza por sua unidade formal, material. Seus constituintes linguísticos devem se mostrar integrados de modo a permitir que ele seja percebido como um todo coeso.

Tipo textual é a forma como um texto se apresenta. Isso significa que o tipo é caracterizado pela natureza linguística de sua construção teórica, ou seja, por seus tempos verbais, aspectos lexicais, sintáticos e relações entre seus elementos. Exemplos de tipos textuais:

a.1)Texto narrativo: é um tipo de texto marcado pela temporalidade. É baseado na ação que envolve personagens, desenvolvendo-se numa linha de tempo e num determinado espaço. O foco da narrativa é a organização dos fatos no tempo e o ponto de vista pelo qual são relatados, é conduzido por um narrador que pode participar ou não dos acontecimentos. O narrador participante é aquele que está inserido no contexto da narrativa, faz parte da história (1ª pessoa) e observador é aquele que não participa da história, apenas observa os fatos narrados (3ª pessoa). Ex: crônicas, romances, fábulas, novelas, etc.

a.2)Texto descritivo: é um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal, um objeto e até mesmo um sentimento. O adjetivo é bastante utilizado pela sua função caracterizadora. É assimilar os traços mais similares, fazendo ressaltar do conjunto uma impressão dominante, faz interrupções na história, para apresentar um personagem, um lugar, um objeto, enfim,o que o autor julgar necessário para dar mais consistência ao texto. Ex: retrato, lista de compras, anúncio classificado entre outros.

a.3) Texto dissertativo argumentativo: tem por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto por meio de fatos, dados estatísticos, etc., justificando o desenvolvimento das ideias. Tem que se ter conhecimento do assunto, opinião formada para dar ênfase às argumentações. Esse tipo de texto pode ser elaborado de duas maneiras: - dissertação objetiva – usa-se a 3ª pessoa do singular, a impessoalidade, fornecendo informações e opiniões para colocar um tema em discussão; - dissertação subjetiva – usa-se a 1ª pessoa do singular, apelando para os sentimentos e emoções do leitor para tentar convencê-lo.

O texto dissertativo argumentativo é formado por três partes essenciais: a introdução (1º parágrafo) apresenta a ideia principal da dissertação; o desenvolvimento (do 2º ao penúltimo parágrafo) é a parte em que o autor dá sua opinião, argumenta, visando a convencer o leitor a respeito daquilo que foi afirmado e finalmente a conclusão (último parágrafo) resumo do que foi dito no texto de forma coerente com o desenvolvimento e com as argumentações apresentadas. Ex: manifesto, sermão, tese de doutorado, etc.

A escrita é representação da linguagem verbal por meio de sinais gráficos, é uma das grandes conquistas da humanidade. Seu principal objetivo é permitir a leitura e é através dela que se interpreta a leitura e se traduz os símbolos escritos em fala. Alguns tipos de escrita se preocupam com a expressão oral e outras com a transmissão de significados específicos que muitas vezes se auxilia de palavra-chave para sua interpretação. Um exemplo disso é, muitas placas de trânsito se baseiam em desenhos, o que pressupõe que os usuários leiam essas placas e assim transformando num tipo de leitura porque houve a interpretação dessas figuras. Na leitura, a decifração constitui um aspecto mecânico de seu funcionamento e através da decifração deve-se chegar à motivação do que está escrito, ao seu conteúdo semântico e pragmático, pois a motivação da escrita é sua própria razão de ser.

GÊNEROS TEXTUAIS

O texto faz parte do nosso dia a dia, seja ele oral ou escrito, embora diferentes entre si, possuem pontos em comum, pois podem se repetir no conteúdo, no tipo de linguagem e na estrutura.

É importante fazer-se uma distinção entre gêneros textuais e tipos textuais.

O tipo textual é usado para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição, ou seja, aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. Cada tipo textual possui pistas lingüístico-discursivas, características e as sequencias linguísticas são norteadoras.

Já o gênero textual refere-se a textos materializados, encontrados em nossa vida diária e representam características sócio-comunicativas definidas por seus conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição próprios.Os gêneros textuais são inúmeros devido à enorme diversidade de domínio discursivo que não se caracterizam como textos e nem como discursos,mas proporcionam o surgimento de discursos bastante específicos como o religioso, o jurídico, o jornalístico entre outros.

Bakhtin divide os gêneros em primários e secundários, aproximando assim o primário às situações corriqueiras de comunicação predominando a linguagem oral e o secundário às situações discursivas formais em que se exige uma ação discursiva específica, muitas vezes relacionada à modalidade da escrita. Dessa forma, anúncios, convites, avisos, bulas de remédios, crônicas, e-mail entre outros, são exemplos de gêneros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com