TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Pedagogia

Artigos Científicos: O Que é Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Apresenta uma breve descrição sobre o surgimento e a importância da pedagogia, onde esse profissional pode atuar. Aborda algumas considerações do sentido da educação e sua abrangência.

2 DESENVOLVIMENTO

Pedagogia é a ciência que tem como objeto de estudo o uso sistemático da educação. A palavra pedagogia tem origem na Grécia Antiga que se caracterizou como berço dessa ciência, onde o termo paidós significava criança e agoge condução, ou seja, pedagogia é o ato pedagógico, ou melhor, modo de ensinar. de fato na Grécia Antiga, o pedagogo era um escravo encarregado de educar crianças. Com o passar do tempo, a palavra recebeu novas tonalidade para enfim se tornar a disciplina encarregada da posição de transmissão eficiente de conhecimentos. Porém assim qualquer pessoa integrada ao âmbito docente deve ter o conhecimento nesta área. No entanto, a pedagogia como disciplina propriamente dita teve o inicio do seu percurso por volta do século XIX para afirma-se no século XX, onde obteve inúmeras variedades de tendências. Podemos dizer que ela não se refere apenas as práticas escolares, mas a um imenso conjunto de outras práticas; o campo educativo é bastante vasto, uma vez a educação ocorre em muitos lugares e sobre variadas modalidades no trabalho, na família, na rua, na fábrica, na escola etc. Podemos confirmar isso a partir da confirmação de C.R. Brandão (1985) que, nas primeiras linhas de "o que é educação”, afirma:

“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar. para saber e para fazer, para ser ou para conviver, todos misturamos com a educação."(BRANDÃO,1985,p.7 grifos nossos).

Podemos então afirmar que a educação ultrapassa o ambiente escolar, pois ela ocorre em casa, na rua, na igreja ou na escola. Alem disso, "todos nos envolvemos pedaços da vida com ela”. Por que não escapamos, e por que todos nós temos "pedaços de vida" envolvidos estamos todos os instantes realizando atos de aprendizagem e de ensino; pela educação desenvolvemos nossa capacidade e potencialidades para o "saber" para o "fazer" todos nós precisamos utilizar a educação para melhor viver junto da sociedade.

Em suma, a pedagogia, como teoria da educação, busca a equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador- educando, de modo geral, e, no caso especifico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem. Mas, se toda pedagogia é teoria da educação, nem toda teoria da educação é pedagogia. Com efeito, encontramos determinados tipos de teoria da educação cuja preocupação e explicar o fenômeno educativo sem se preocupar com a questão da realização do ato educativo. Assim, não se constitui como pedagogia aquelas teoria que analisam a educação pelo aspecto de sua relação com a sociedade não tendo como objetivo formular diretrizes que oriente atividade educativa. O pedagogo é, então, um profissional que busca compreender a educação em sua varias determinações, nos diversos aspectos que a constitui, tendo em vista organizar o processo educativo da maneira considerada a mais adequada para garantir a eficácia do ato de educar.

O profissional em pedagogia atua em processos pedagógicos como também educativos, ou seja, relacionados com ensino. Ele pode operar inclusive em empresas desenvolvendo projetos educativos. Trata-se de um individuo preparado para desenvolver um trabalho de educação com qualidade de acordo com todo conhecimento que o mesmo adquiriu em sua faculdade em curso, levando sempre em consideração e a legislação vigente. O trabalho do pedagogo esta intimamente relacionada com o professor, o operacionalizando projetos, métodos e sistemas pedagógicos das instruções escolares, visando o desenvolvimento dos indivíduos, desenvolvendo praticas e didáticas, sempre mantendo um nível elevado de conteúdo educacional. Para que o pedagogo exerça de forma satisfatória as suas funções, ele deve trabalha de maneira determinada, para que possa identificar a realidade de cada problema , solucionando-o de forma favorável conseguindo assim resultado que auxiliem de forma eficiente o corpo docente de acordo com o seus desenvolvimento do seu trabalho podemos salientar algumas funções: desenvolver projeto educacionais , liderar em sistema educacionais acompanha a quantidade e desenvolvimento do ensino, auxiliar o corpo docente conferindo-lhe mais criatividade na aplicação das disciplinas, implementar técnicas de estudo, buscar a integração da escola com a comunidade etc.

A pedagogia pode ser categorizada segundo vários critérios. A tendência é falar-se em pedagogia geral relacionada com questões universais e globais da investigação e da ação sobre a educação ou em pedagogias específicas que têm sistematizado um diferente corpo do conhecimento em função de diversas realidades históricas vividas. Também há que distinguir a pedagogia tradicional da pedagogia contemporânea. É importante distinguir a pedagogia como sendo a ciência que estuda a educação e a didática como sendo a disciplina ou o conjunto de técnicas que facilitam a aprendizagem. Como tal, pode-se dizer que a didática é apenas uma disciplina dentro da pedagogia. A pedagogia também tem sido relacionada com a andragogia, a disciplina educativa que se encarrega de instruir e educar permanentemente o homem em qualquer período do seu desenvolvimento e em função da sua vida cultural e social.

A educação se diz que é objeto de estudo da pedagogia e fonte de formação, sinônimo de educação, que estuda a educação como um fenômeno complexo e multirreferencial que abarcam a educação em todas as etapas de idades dos seres humanos. A pedagogia é usada no ensino desde os primeiros anos de uma pessoa até o fim da sua vida. A pedagogia dispensa a todos, ensinamentos especializados que devem ser aprendidos com atenção e paciência dentro de um longo processo, no qual se deve, de tempos em tempos, reciclar as informações que recebemos no passado e atualizar. A pedagogia é uma ciência preciosa que valora, sobre tudo, o excepcional labor dos profissionais pedagogos que destrincham os mistérios da vida numa sula de aula explicando aos seus alunos tudo aquilo que foi aprendido durante sua vida acadêmica.

3 CONCLUSÃO

Afirma que a educação não refere apenas ao campo escolar mais em um imenso conjunto de outras praticas.

REFERÊNCIAS

BRANDÃO, C. Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Abril Cultura, 1985.

http://www.infoescola.com/profissões/pedagogo.

http://queconceito.com.br/pedagogia.

SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação.

...

Baixar como  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »