TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Realismo e Naturalismo

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  8.912 Visualizações

Página 1 de 9

                                                     Universidade Paulista

Instituto de Ciências Sociais e Comunicação

ICSC

Campus Brasília

Curso de Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa.

Literatura Brasileira: Prosa

                                                      Kalliana Cruz Rios

B95GFJ-1

Brasília 2016

Kalliana Cruz Rios

Dependência:

Literatura Brasileira: Prosa

Código da Disciplina: 255W


Brasília 2016

Kalliana Cruz Rios

Dependência:

Literatura Brasileira: Prosa

Realismo/Naturalismo

Código da Disciplina: 255W

Realismo/Naturalismo

                                                                Brasília

2016

   Resumo

   O Realismo e o Naturalismo possuem características que os aproximam, no entanto não se deve pensar que um e sinônimo do outro, os dois movimentos surgiram na mesma época e compartilham entre si varias características que os aproximam, porem também possuem varias características que os diferenciam.

   O contexto histórico teve grande influencia nos dois movimentos, o final do século XIX na Europa foi marcada por lutas de classes, pobre contra rico, burguesia contra proletariado. No Brasil foi marcado pela decadência da economia açucareira, o crescimento do prestígio dos estados do sul e o descontentamento da classe burguesa em ascensão na época, o que facilitou o acolhimento dos ideais abolicionistas e republicanos. O movimento Republicano fundou em 1870 o Partido Republicano, que lutou para trocar o trabalho escravo pela mão-de-obra imigrante. Nesse período, as ideias de Comte, Spencer, Darwin e Haeckel conquistaram os intelectuais brasileiros que se entregaram ao espírito científico, sobrepujando a concepção espiritualista do Romantismo. Todos se voltam para explicar o universo através da Ciência, tendo como guias o positivismo, o darwinismo, o naturalismo e o cientificismo.

   Na França grandes nomes como Gustave Flauber e Emile Zola se destacaram, no Brasil tivemos Machado de Assis e Aluisio de Azevedo como expoentes da literatura Realista/Naturalista.


Sumário

1 - Introdução        

2 - Realismo/Naturalismo na Europa        

3 - Realismo no Brasil        

4 - Naturalismo no Brasil        

5 - Diferenças e semelhanças entre o Realismo e o Naturalismo        

6 – Considerações Finais        

Referencias        


  1 - Introdução

   O Realismo/Naturalismo brasileiro surgiu na segunda parte do século XIX e apresenta basicamente as mesmas características tanto na literatura europeia como na Brasileira. O realismo se opõe ao idealismo romântico e suas narrativas são bem detalhadas, o naturalismo exalta que o mundo pode ser explicado através das forças da natureza, e o ser humano está condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive.

   Na Europa o Realismo/Naturalismo se inicia com a publicação de Madame Bovary e Germinal, no Brasil tem inicio com a publicação do romance O mulato, de Aluísio Azevedo, e do romance realista Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, ambos publicados em 1881, marcaram o inicio do Realismo/Naturalismo no Brasil. Esses são romances urbanos, ou seja, que têm como cenário a cidade grande (Carvalho, A. 1894). Segue também a tendência regionalista já estudada no romantismo, mas sem a idealização dos personagens, ao contrário com uma dose marcante de objetividade. Destacam-se na tendência regionalista os ficcionistas Domingos Olímpio e Manuel de OliveiraPaiva.
  Merece destaque ainda a prosa de Raul Pompéia, escritor que ficou famoso por um único romance – O Ateneu – e cujo estilo é chamado de impressionista. Essa classificação deve-se ao fato de a narrativa construir-se de uma sequência de impressões e recordações do narrador, com um aprofundamento psicológico eu fugia à objetividade procurada pela literatura da época. Este romance foi publicado em 1888, e já esboça uma reação ao Naturalismo (Dilmas A. 1980).

 2 - Realismo/Naturalismo na Europa

   Na Europa o século XIX foi marcado por um profundo descontentamento com a classe burguesa. Um século depois da revolta contra os regimes monárquicos dominantes, a sociedade era dominada por uma nova classe abastada que pouco se aproximava das classes menos privilegiadas (scribd, 2016).

   Em 1885 na França, Emile Zola escreve Germinal, que para alguns e considerada a melhor obra Naturalista da literatura europeia. Germinal baseia-se em acontecimentos verídicos. Para escrevê-lo, Émile Zola trabalhou como mineiro numa mina de carvão, onde ocorreu uma greve sangrenta que durou dois meses. Atuando como repórter, adotando uma linguagem rápida e crua, Zola pintou a vida política e social da época como nenhum outro escritor. Mostrou, como jamais havia sido feito, que o ambiente social exerce efeitos diretos sobre os laços de família, sobre os vínculos de amizade, sobre as relações entre os apaixonados. Germinal foi o primeiro romance a focar na luta de classes no momento de sua eclosão ( FNLIJ, 2000).

   Em 1897 na França, Gustave Flaubert escreve sua obra máxima, Madame Bovary, que seria considerado um pioneiro dentro da escola Realista. A obra critica com sutil ironia a hipocrisia da educação sentimental burguesa. Essa obra foi tão incomoda para a classe dominante da época, que o autor foi levado a julgamento. O romance conta a história de Emma, uma mulher sonhadora pequena-burguesa, criada no campo, que aprendeu a ver a vida através da literatura sentimental. Bonita e requintada para os padrões provincianos, casa-se com Charles, um médico interiorano tão apaixonado pela esposa quanto entediante. Nem mesmo o nascimento da filha dá alegria ao indissolúvel casamento ao qual a protagonista se sente presa. Emma, cada vez mais angustiada e frustrada, busca no adultério uma forma de encontrar a liberdade e a felicidade. Apesar da intensa procura de uma vida digna, dificilmente consegue sentir-se satisfeita com o que é e o que tem (scribd, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (161.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com