TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Multifilamentosos

Por:   •  6/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório

Diversidade cultural e de linguagens na escola

A pedagogia de multiletramentos foi afirmada pela primeira vez em 1996, em um manifesto resultante de um colóquio de Grupos de Nova Londres (GNL), que era constituído por um grupo de pesquisadores dos letramentos. Eles se reuniram em Nova Londres, em Connecticut (EUA), e após uma semana de discussões, publicou um manifesto intitulado A pedagogy of multiliteracies – Designing Social Futures.

Nesse manifesto, o grupo abordava a necessidade da escola em abordar os novos letramentos emergentes na sociedade contemporânea, que foram se transformando devido ao grande avanço das tecnologias. Além disso, também era perceptível a necessidade de incluir a pluralidade de culturas já presentes nos ambientes escolares, visto que a globalização também já era uma realidade mundial.

Com o surgimento das novas ferramentas de acesso à informação e à comunicação, criou-se dois novos tipos de letramentos: o multimodal e o multissemiótico. A partir dessa multiculturalidade característica das sociedades globalizadas e da multimodalidade dos textos, o grupo cunhou um novo conceito: multiletramentos.

O que caracteriza os multiletramentos?

O conceito de multiletramentos são caracterizados por dois tipos específicos de multiplicidade presentes em nossas sociedades, que são: a multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica. Segundo García Canclini, o que hoje vemos à nossa volta são diversas produções culturais letradas em uma grande circulação social, que são compostos por um conjunto de textos híbridos de diferentes tipos de letramentos, que são caracterizados por um processo de escolha pessoal e política e de hibridização de diferentes tipos de “coleções”.

Essa nova visão traz um elemento muito importante para a sociedade contemporânea, que é justamente não impor a dicotomização de cultura(s), ou seja, não se baseia em definir uma cultura x em culta/inculta, popular/erudita, central/marginal ou canônica/de massa. Além disso, a intenção é justamente apresentar os elementos culturais ditos como eruditos/canônicos para toda a população, com a finalidade de ensinar os diferentes tipos de letramentos existentes e necessários para uma maior compreensão de mundo.

Como funciona então os multiletramentos?

Os estudos sobre "multiletramentos" apontam algumas características importantes:

(a) Eles são interativos e colaborativos;

(b) eles fraturam e transgridem as relações de poder estabelecidas, especialmente as relações de propriedade;

(c) eles são híbridos, fronteiriços, mestiços.

Dessa forma, o lugar mais adequado para eles existirem é "nas nuvens" e a melhor maneira de se apresentarem é na estrutura ou formato de redes (hipertextos, hipermídias). Uma das principais características dos novos (hiper)textos e (multi)letramentos é que eles são totalmente interativos, em vários níveis (na interface, das ferramentas, nos espaços em rede dos hipertextos e das ferramentas, nas redes sociais etc.)

Por que uma pedagogia dos “multiletramentos”?

Com o intuito de melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, visando aumentar ainda mais a bagagem de conhecimentos acerca dos diferentes tipos de letramentos. As novas gerações estão cada vez mais conectadas com a tecnologia e, consequentemente, novos tipos de letramentos são criados a todo momento.

Sendo assim, ao estabelecer uma relação de ensino/aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com