TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Pedagógico

Por:   •  16/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.497 Palavras (10 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

Licenciatura – LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS

Aluno(a) Estagiário(a):  Regiane Dias de Oliveira                                                                                             RA: 1120476

RELATÓRIO PEDAGÓGICO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – ENSINO FUNDAMENTAL II- SÉRIES FINAIS (6º ao

9º ano)

SÃO PAULO, POLO BRÁS-SP

2023

RELATÓRIO PEDAGÓGICO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – ENSINO FUNDAMENTAL II- SÉRIES FINAIS (6º ao

9º ano).

Atividades pedagógicas para o estágio curricular:

  1. Dados da Escola

Nome da Escola

CEU - Escola de Ensino Fundamental e Médio Vila   do Sol

Nome do(a) Professor(a)

 Maria Fabiana

  1. Identificação das Turmas/Séries

O estágio feito foi do 6º ao 9º ano. Acompanhei as aulas de português de turmas de 6ª ao 9º ano, pela manhã e pela tarde. A turma do 6º ano, manhã, tinha 32 alunos. A turma do 7º ano, manhã, tinha 34 alunos. A turma do 8º ano, manhã, tinha 30 alunos. A turma do 9º ano, manhã, tinha 35 alunos.

  1. A Escola no Ensino Fundamental II

A escola CEU - Escola de Ensino Fundamental e Médio Vila do Sol faz parte de um projeto maior que é a proposição de Centros Educacionais Unificados (CEUs). Os CEUs são equipamentos intersetoriais urbanos com aptidão social, cultural, educacional, esportiva, urbana e tecnológica que foram implementados em 2003, na cidade de São Paulo (SOUZA, 2010).

A criação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) traz uma referência histórica muito importante para a educação brasileira, a inspiração dentre outras coisas nas idéias do educador Anísio Teixeira, que criou o conceito de Escola Parque, sempre auxiliado pelo arquiteto Hélio Duarte. Além da influência da constituição pedagógica de Paulo Freire.

Essa criação se deu por meio do projeto do Partido dos Trabalhadores, na sua proposição, educacional, em que, em São Paulo foi feita pela então Prefeita Marta Suplicy, em 2003 e foram construídos 21 CEUs (Fase vermelha) e na gestão do ex-prefeito José Serra, continuado pelo seu sucessor Gilberto Kassab foram construídos 24 CEUs (Fase azul) (SOUZA, 2010, p.9).

A discussão acerca das relações da concepção pedagógica e da arquitetura escolar contribuiu para o desenvolvimento do Projeto CEU, visto que através deste houve uma significativa alteração na dimensão do prédio destinado à educação e, principalmente, em sua configuração, procurando uma maior integração entre os setores da escola e da própria com o espaço exterior, o bairro (SOUZA, 2010, p.27).

É importante ressaltar que escola foi inaugurada em 2008, que está localizada no Campo Limpo, especificamente, Bairro: Vila do Sol - Jardim Angela. E-mail: smeceuviladosol@prefeitura.sp.gov.br Endereço: Avenida dos Funcionários Públicos, 369 Bairro: Vila do Sol - Jardim Angela CEP: 04962-000 Fones: (11) 5896-3386 / 5896-2064 EMEF Diretoria Regional de Educação - Campo Limpo.

Figura 1: Prédio Escola de Ensino Fundamental e Médio Vila  do Sol

[pic 3]

Fonte: Prefeitura de São Paulo (2020)

        A proposta dos CEUs é, portanto, fundamentada em ideias de grandes pensadores brasileiros sobre a educação, por isso sua missão é melhorar a educação com base nos conhecimentos populares, junto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ideia é uma integração entre comunidade e escola. Assim sendo, a escola em que o estágio foi - CÉU - Escola de Ensino Fundamental e Médio Vila  do Sol - realizado é parte desse projeto e a integração da comunidade com a escola é perceptível, uma vez que ela conta com uma área com 3 piscinas que aos fins de semana abrem para a diversão dos alunos e da comunidade, mediante cadastro prévio.

Figura 2 : Piscina CÉU - Escola de Ensino Fundamental e Médio Vila  do Sol

[pic 4]

Fonte: Prefeitura de São Paulo (2020)

Além disso, a escola tem Auditório e Teatro. Esses ambientes ficaram destinados à conscientização da Covid-19, durante a pandemia, mas também para a aplicação de vacinação da comunidade. Isto posto, percebe-se que a ideia de uma educação integrada com a comunidade é perpassada, mesmo após 20 anos de sua inauguração.

        A escola oferece uma estrutura com 22 salas de aula. Além disso, sua estrutura conta com laboratório de informática, Laboratório de Ciências, Sala para atendimento especial; Quadra de Esporte Coberta; Quadra de Esporte Descoberta; Cozinha;  Biblioteca; Secretaria; Refeitório; Almoxarifado; Pátio Coberto; Sala de leitura.

Há também acesso à Internet, para uso administrativo e para o uso nos processos de ensino e aprendizagem. A sala de informática tem computadores de mesa com 24 computadores. As salas de aula são equipadas com Data Show, Quadros brancos, com apagadores próprios, além de pincéis de diversas cores e ventiladores. As cadeiras são confortaveis e tinham cadeiras próprias para canhotos e obesos, eram cadeiras e mesas separas, de plástico. As salas eram confortáveis e o ambiente proprício para atividades individuais e de grupo, pois não eram apertadas. A média de alunos de cada sala era 32, portanto, havia espaço para movimentação e articulação das atividades.

        

  1. Acompanhamento das Atividades Docentes E/ou Aulas – a Docência no     Ensino Fundamental II

Apresenta-se a síntese das observações da prática docente fundamentada na literatura científica. Isso significa que os objetivos das aulas foram apresentados, além dos conteúdos ministrados e a forma como as aulas foram conduzidas para os alunos. Além disso, apresenta-se também os materiais disponíveis e o modo de avaliação.

A disciplina observada foi Língua Portuguesa. Acompanhei aulas de todas as turmas do Ensino Fundamental II, o que proporcionou uma visão global do funcionamento e didática das turmas como um todo. Desde a primeira turma do Ensino Fundamental II até a última. Nesse sentindo, relata-se os conteúdos ministrados nas aulas, de acordo com as turmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (330.6 Kb)   docx (439.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com