TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Libras

Por:   •  6/1/2022  •  Relatório de pesquisa  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 2

Brenda Carvalho Tomaz de Oliveira

LIBRAS I – O que é Cultura Surda

Cultura e Comunidade surda não são a mesma coisa. E apesar disso, existem pessoas que vivem as duas e mesmo assim não são iguais.

A Cultura Surda surgiu quando antigamente, na ausência de conhecimento e experiência a respeito da mesma, os surdos faziam apenas uso de gestos. A Língua de Sinais, ainda pouco difundida atualmente entre os não-surdos, só chegou um bom tempo depois e até que ela se tornasse oficial os surdos sofriam com a proibição desta ‘língua’, porque acreditava-se que ela não era importante e que seu uso não significava um avanço, mas sim um grande atraso. Essa linguagem era desprezada e considerada meramente mímica. Assim, podemos chegar à conclusão que ainda faltava respeito à Cultura surda.

Com o avanço do tempo, após diversas conquistas e o aumento da população surda, a Cultura surda foi ganhando espaço. Por ser bastante diferente da Cultura ouvinte, principalmente em razão da limitação da falta de audição, os surdos usam mais a visibilidade e as expressões para compreender melhor cada. E por isso, esses elementos são de grande valia para a Cultura Surda compreender como é a identidade de cada pessoa surda, inclusive a classificação de tipos de Identidades Surdas. Por exemplo, há quem usa aparelho auditivo, há quem não gosta do aparelho e por isso só faz o uso da Libras, há quem opta pelo implante coclear e até mesmo aquele que não sabe Libras.  Todos fazem parte da Cultura surda, mas com identidades surdas diferentes. Essas diferenças abrangem toda a vida da comunidade surda-muda desde um pedido de um lanche por um aplicativo de celular, até um espetáculo de teatro, a escolha de uma literatura infantil ou adulta e canal de televisão. Toda essa diversidade, propicia uma diversidade que colabora para inclusão dos surdos na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com