TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Segmento de Mercados

Por:   •  30/5/2015  •  Dissertação  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

5. Regionalizando

O segmento de mercados é um dos mais comuns e mais encontrados em qualquer cidade ou região do Brasil. Em Vitória da Conquista que é a terceira maior cidade baiana não é diferente; com uma população em média de 315 mil habitantes, a demanda nesse segmento empresarial tem feito com que os mercados e hipermercados sujam na cidade com o intuito de oferecer à população um serviço que atenda, pelo menos em parte às suas necessidades. Os Supermercados que mais se destacam em Conquista no ramo atacadista são: Atacadão (pertencente ao Grupo Carrefour), Maxxi Atacado(Walmart), duas lojas do Hiper GBarbosa.

Desde 1995 no mercado varejista brasileiro, o Walmart tornou-se referência de preços baixos todos os dias, inovação, qualidade e sortimento. No País, o Walmart Brasil conta hoje com 440 lojas em funcionamento em 18 estados mais o Distrito Federal, sendo 184 no Nordeste. Na Bahia, são 67 unidades dos formatos Bompreço, Hiper Bompreço, SAM´S CLUB, Todo Dia e Maxxi Atacado.

O ATACADÃO está entre as melhores e maiores empresas do seu segmento no país. Atuando em atividades comerciais fundamentais, como o Atacado de Distribuição e Lojas de Autosserviço, o ATACADÃO oferece uma infraestrutura moderna e eficiente. Disponibiliza aos seus clientes uma variada gama de produtos que totalizam, aproximadamente, 10.000 itens distribuídos em alimentos em geral, frios 
e laticínios, hortifrúti, bebidas, conservas e enlatados, doces e biscoitos, higiene pessoal, limpeza, bazar, pet shop, automotivo, entre outros.

O MAXXI ATACADO em Vitória da Conquista contou com um investimento da ordem de R$ 30 milhões e gerando 85 novos postos de trabalho. Esta já é a quinta unidade da bandeira a abrir as portas no Estado. Dividido nas áreas de açougue, laticínios, hortifruti, bazar, eletro, informática, pneus, limpeza, bebidas, mercearia, bomboniere, congelados e higiene.

        O HIPER GBARBOSA situado na Avenida Olívia Flores, Bairro Candeias em Vitória da Conquista conta com todo tipo de produtos, que vão dos alimentos, utilidades domésticas, até os eletro-eletrônicos, também possui lojas de diversas finalidades, como perfumaria, lavanderia, farmácia, café, etc. O investimento do grupo GBarbosa na cidade, reforça a idéia de que Conquista é o mercado que mais cresce no Nordeste. A Unidade do Shopping Conquista Sul conta com uma estrutura de mais de 4 mil metros quadrados, com um amplo local para as compras da população, com seções de alimentos, hortifrutis, carnes, bebidas, toda a linha de eletro, utilidades para o lar, bicicletas, automotivos, têxtil com cama, mesa, banho e moda. A loja emprega mais de 200 pessoas, e conta 26 caixas e mais de 35 mil produtos, além de um amplo estacionamento, preços baixos e variedade nos produtos. Para maior conforto dos clientes, a loja é climatizada e dispõe de adega de vinhos e equipamentos de última geração em supermercados para resfriamento de pescados.

O MAXXI ATACADO em Vitória da Conquista atende tanto o pequeno comerciante como o consumidor final, oferecendo produtos e serviços diferenciados, inclusive maquinários específicos para os que atuam no setor de alimentos. O mix total da unidade, que possui uma área de vendas de 3 mil metros quadrados, envolve mais de 4 mil itens. Na unidade DE Vitória da Conquista, o cliente encontra grande variedade de itens na área de não-alimentos, a exemplo de aventais, uniformes, cama, mesa e banho para restaurantes e lanchonetes, até utensílios de cozinha, como panelas grandes, louças e balanças industriais. Os produtos de marca própria ganham destaque. Específica do formato, a marca Top Chef é destinada aos comerciantes, principalmente os do setor alimentício. São itens de alimentos e de equipamentos de cozinha próprios para bares, lanchonetes e hotéis. Já a marca Top Max atende tanto o comerciante quanto a dona-de-casa. A marca reúne produtos alimentícios, de higiene, limpeza e bazar, com itens de tamanhos diferentes. Além dos artigos de marca própria e da indústria nacional, fornecedores locais também ganham espaço nas prateleiras do Maxxi. Outro diferencial é a Drogaria Maxxi, que contará com mais de 2,5 itens, incluindo medicamentos genéricos sendo comercializados até R$ 9,90 em programa permanente do Walmart Brasil. A loja oferece ainda docas próximas à saída dos caixas, de uso exclusivo aos comerciantes, para saída de compras em grande volume. Com a facilidade, os produtos poderão ser levados do caixa direto para a carroceria do veículo do cliente. Outro diferencial é que todos os caixas estão habilitados com o serviço de correspondente bancário, que aceita pagamento de contas – água, luz, telefone, boletos bancários, entre outros – e faz a recarga do celular pré-pago. Seguindo a política de sustentabilidade da empresa, o Maxxi Vitória da Conquista adotou algumas práticas para redução de energia elétrica – a unidade conta com lâmpadas T5, que reduz em até 30% o consumo de energia, e com um sistema de energia que controla a luminosidade de acordo com a presença de pessoas. As torneiras terão controle de saída de água. O Maxxi Vitória da Conquista conta com placas de sinalização, produzidas a partir de garrafa pet. A novidade atende a política de sustentabilidade da empresa para ajudar a reduzir a quantidade de plástico no meio ambiente e seguir o conceito da reciclagem. Além disso, a cola usada para a fixação de sinalização e informes, na unidade, é feita à base de água. Uma das desvantagens desse hipermercado é a localização, muitos clientes reclamam do acesso e do espaço da loja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com