TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tumultuado Casamento dos Tolstoi

Por:   •  15/10/2018  •  Resenha  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM

     

TRABALHO DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA:

O Tumultuado Casamento dos Tolstoi

TL253 A – Tópicos em Pesquisa XLIV: Crítica Literária IV

Profº. Mário Luiz Frungillo

Alunas: Luísa Haddad LabelloRA: 117807

Marina Yumi Moraes dos SantosRA: 147320

Introdução:

[pic 3]

Retirada de:http://humweb.ucsc.edu/bnickell/tolstoy/tolstoy/sofia.html

“(...) Poucos foram capazes de perceber o peso do fardo que Sofia era obrigada a carregar: durante quase cinqüenta anos, ela foi casada com um dos mais complexos artistas do século XIX (...)”

- Alexandra Popoff

As esposas, 2012

A relação de Tolstoi com as mulheres foi algo extremamente complexo e perturbador para ele. Desejo e repressão andavam lado a lado na vida deste grande escritor. Para Tolstoi a arte da sedução havia se tornado um hábito, principalmente com suas servas, o que deixava sua consciência extremamente atormentada. Pode-se dizer que Tolstoi foi um grande galanteador e sentia muita culpa por isso. Apesar das grandes aventuras e de uma extensa gama de materiais sobre as mulheres na vida deste tão afamado autor russo o que iremos focar neste texto será sobre a vida conjugal do casal Tolstoi, sobre como foi essa relação tão conturbada de altos e baixos, além de trazermos alguns relatos sobre a história deste tão exótico casamento.

Um panorama geral sobre o casal Tolstoi

Num primeiro momento é importante afirmar que a diferença de idade entre Tolstoi e Sófia era bastante grande. Ao se casarem Tolstoi tinha trinta e quatro anos e sua mulher era uma jovem que acabara de completar dezoito. Logo que iniciaram a vida conjugal Sófia engravidou e assim foi por muitos anos. Ao todo o casal Tolstoi tiveram treze filhos.

[pic 4]

Retirada do livro: BARTLETT, Rosamund. Tolstoi: A Biografia. Biblioteca Azul, 2013.

No livro “Tolstoi: A Biografia” de Rosamund Bartlett(2013) há uma passagem muito interessante que afirma que Tolstoi tinha total consciência de que Sófia era apenas uma criança e inclusive, ao escrever seus diários o escritor russo chega a se referir a ela dessa maneira. E então isso nos leva a pensar: será que foi a diferença de idade que fez do casamento dos Tolstoi uma mistura de amor e ódio? Ou talvez a diferença de opiniões entre o casal?Será que Tolstoi era uma pessoa tão difícil de conviver? É o que veremos mais adiante.  

Ainda segundo o livro “Tolstoi: A Biografia” Barlett (2013) afirma que “(...) Quando se casou Tolstoi estava profundamente apaixonado, mas também queria alguém que ele pudesse moldar e educar de acordo com seus próprios gostos. Desde o início Sônia aceitou de bom grado a autoridade moral do marido, e em cartas escritas a Liev nos primeiros anos de casamento se refere a si mesmo como sua ‘filha mais velha’”. (p. 196). Através deste trecho podemos observar que Tolstoi tinha uma visão peculiar com relação ao casamento e até mesmo egoísta, por não aceitar alguém com gostos diferentes.

Entre o amor e a aversão

Um ponto muito interessante na história do casamento dos Tolstoi foi definido pela própria esposa como o “excesso de honestidade”, conforme afirma Barlett (2013). Tosltoi acreditando que não deveria haver entre o casal nenhum segredo quanto ao passado, levou a Sófia todos os seus diários para que ela os lesse. Porém, para uma moça de dezoito anos, considerado por muitos, inclusive por Tolstoi uma criança, a única reação foi a de choque. Para Sófia foi doloroso descobrir sobre as conquistas sexuais do noivo, dos casos de amor com as camponesas.

O início do casamento dos Tolstoi foi marcado então por uma mistura de sentimentos, da raiva ao amor, do medo a confiança, do papel de menina por parte de Sófia ao papel de esposa, do papel de criança ao papel de mãe.

Os diários de Tolstoi e Sófia eram verdadeiros refúgios, toda vez que tinham alguma discussão, decepção, desentendimento eles escreviam sobre seus sentimentos. Mas os diários não eram só para relatar coisas tristes, há uma passagem no livro de Barlett (2013) que relata um comentário de Tolstoi em seu diário logo depois do casamento, ele escreveu que sentia uma “inacreditável alegria”.

O problema é que esses diários eram verdadeiros poços de desentendimento e descontentamento por parte de Sófia. O passado amoroso de Tolstoi a atormentava e a deprimia, conforme relatou Bartlett (2013) em seu livro. Esses escritos tanto por parte de Sófia quanto por parte de Tolstoi podem ter sido um grande desencadeador de conflitos ou sentimentos remoídos em silêncio pelo casal. A escrita tem um peso grande, ela é uma marca, é como uma cicatriz que ficará para sempre presa em seu corpo, no máximo ela pode ser escondida, mas nunca apagada. E talvez seja esse um dos fatores que atrapalhava tanto a “felicidade conjugal” de Tolstoi e Sófia, pois essa felicidade parecia ser frágil, parecia ser assombrada pelo passado.

Muitas foram às vezes em que Sófia teve que lidar com situações incômodas propiciadas por Tolstoi. Um exemplo claro disso é com relação aos seguidores de Tolstoi, os tolstoístas. Conforme explica Barlett (2013) “Em geral, Sônia via os tolstoístas como o contrário das pessoas do seu próprio meio (...)”. (p. 434). Ela os via como seres “desagradáveis”. Mas sem saída, Sófia foi obrigada a conviver com eles. O que demonstra a paciência dela para com Tolstoi. Paciência essa que se estendia a muitos outros pontos da rotina do casal, como por exemplo, ela ter que preparar refeições especiais todos os dias para o marido por ele ter se tornado vegetariano.

Sófia passou grande parte de seu casamento agüentando as inconstâncias de seu marido. Nos últimos anos de vida de Tolstoi, Sófia se encontrava em estado de histeria muito grande, como afirma Barlett (2013) “Sônia pode ser perdoada por ter ficado paranóica e histérica no último ano de vida do marido. E, em grande medida, ela pode ser perdoada porque seu marido a tratava muito mal, a julgar por todos os relatos. Os pontos fortes de Tolstoi eram também suas fraquezas, e em sua atitude com relação ao sexo feminino em geral não é nada admirável” (p. 26). Assim, depois de tantos anos de casamento conturbado, o fim deve ter sido muito penoso para os dois. Eles já não se agüentavam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (288.2 Kb)   docx (347.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com