TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ensino de línguas à distância

Por:   •  26/11/2019  •  Dissertação  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

O ensino de línguas à distância

É praticamente impossível falar em educação hoje sem falar em educação à distância. Entende-se que educação à distância (EAD) é um processo educativo que compreende meios de comunicação capazes de ultrapassar os limites de tempo e espaço e tornar acessível à relação com as fontes de informação e com o sistema educacional de forma a criar a autonomia do aprendiz através de estudo independente e flexível. 

Essa modalidade de ensino-aprendizagem não é nova e sua origem remonta ao século XIX na Inglaterra, quando Sir Isaac Pittman ofereceu o primeiro curso de taquigrafia por correspondência em 1840. Com os avanços tecnológicos que propiciam maior interatividade, o ensino a distância ganha novo status e acaba definitivamente com os preconceitos. Deixa de ser apenas uma alternativa para as pessoas impedidas de ter acesso à educação formal e passa a ser uma modalidade de ensino flexível que vem somar ao sistema tradicional uma metodologia inovadora e de qualidade, além de tornar possível a educação para muitas pessoas nos mais diversos lugares.

A educação a distância vem crescendo cada vez mais, especialmente no ensino superior. Porém, costuma gerar insegurança quando se trata do ensino de idiomas. Afinal, como praticar a oralidade e a comunicação diária em um curso virtual? Mas, isso vem sendo resolvido pelas instituições de ensino com uma série de ferramentas inovadoras: o estudante de línguas participa de fóruns ou tutorias nos quais interage em tempo real, exercitando a comunicação espontânea, podendo tirar dúvidas através de chats com professores à disposição, treinando a pronúncia e entonação. E se, por um lado, o ensino a distância permite que cada estudante aprenda o idioma em seu próprio ritmo, por outro, a abordagem exige mais autonomia e disciplina para dominar uma nova língua. 

Dentre os vários benefícios que podemos citar no ensino de línguas à distância, um deles é a comodidade, pois é o aluno quem escolhe quando e onde estudar, e não é necessário cumprir horários fixos para fazer a maioria das atividades. Podemos citar também a economia de tempo, pois o fato de não precisar se deslocar até a faculdade todos os dias é um grande diferencial dessa modalidade. O aluno pode acessar o conteúdo de onde estiver e nos horários mais convenientes para sua rotina. Sem contar na economia de dinheiro, pois geralmente as mensalidades são mais acessíveis do que as de cursos presenciais. Além disso, o aluno gasta menos com deslocamentos, alimentação fora de casa e até mesmo com materiais, pois boa parte do conteúdo pode ser consultada online ou é disponibilizada pela instituição gratuitamente. E engana-se quem pensa que no ensino a distância o aluno estuda o tempo todo isolado. Uma parte importante da aprendizagem acontece justamente na interação com professores, colegas e tutores, uma prática bastante estimulada nos cursos à distância. O uso de recursos online de aprendizagem aumenta a motivação do aprendiz, pois oferece um ambiente menos ameaçador e diversas oportunidades autênticas para desenvolver o idioma.

Portanto, o ensino a distância é uma excelente opção para quem deseja fazer um curso de línguas, mas não tem a disponibilidade, condições e tempo de frequentar presencialmente uma instituição para as aulas, conciliando-as com o trabalho e vida pessoal. Como exemplo, temos as pessoas que moram em comunidades isoladas, onde a faculdade mais próxima fica a quilômetros de distância, e com a modalidade EAD elas tem a oportunidade de aprender um novo idioma, enriquecendo os seus conhecimentos, podendo se qualificar profissionalmente, crescendo cada vez mais e podendo se incluir tendo acesso a uma educação de qualidade. Sobretudo, o aluno deve ter em mente que estudar a distância oferece flexibilidade, mas para atingir os objetivos, é preciso muita organização e disciplina. É muito significativo planejar-se, criando um ambiente propício para estudar, fazendo listas de prioridades, evitando possíveis distrações, e não deixar as tarefas para última hora. Crie mecanismos para se motivar a estudar e jamais se prenda ao conteúdo oferecido pelo curso, vá além. Seja independente e procure sempre se estimular a conhecer mais sobre os assuntos abordados, não ficando preso apenas aos conteúdos disponíveis. E lembre-se, o mais importante depende de você: sua força de vontade e persistência para colocar seus planos em prática, estudar a distância e conquistar o que você deseja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com