TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ensino do substantivo tomando como base a letra da música “Criança não trabalha”, de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit

Por:   •  5/4/2021  •  Resenha  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO – REDE DE ENSINO

LETRAS - PORTUGUÊS E INGLÊS

 HELMAR LUIS DA SILVA

O ENSINO DA CLASSE DE PALAVRAS SUBSTANTIVO TOMANDO COMO BASE A LETRA DA MÚSICA “CRIANÇA NÃO TRABALHA”, DE ARNALDO ANTUNES E PAULO TATIT

Trabalho apresentado ao Curso de Letras Português e Inglês na Rede de ensino Claretiano – EAD , para a disciplina de Língua Portuguesa.

Orientador: Profa. Adriana Sertori Sandrin

Visto que substantivos são vocábulos usados para identificar objetos, qualidades, sentimentos, estados, processos, formas, sensações e seres, vamos abordar o seu uso na canção para aplicação em sala de aula.

O aluno poderá aprender a reconhecer esta classe de lexema e sua função na construção textual através da análise dos substantivos usados, agrupando-os em nomes de atividades como brincadeiras, alimentos, remédios, ações e outros. Tais palavras no texto podem ser localizadas pelo aprendiz no contexto, ou seja, são precedidos por artigos ou pronomes.

Outros processos de reconhecimento é a utilização da letra maiúscula, identificando um nome próprio e a presença de gênero masculino e feminino. Uma forma divertida de estudo é mencionar a atividade ou objeto da composição pela qual os alunos mais se identificam;O discurso da brincadeira com a inserção de palavras como boneca, bola, pega-pega e esconderijo e do saber como giz, caderno e lápis sobrepõem uma série de expressões enumeradas e que nos remete ao universo infantil.

O trabalho como território da infância também é colocado em evidência porque esse ainda existe no discurso e prática social. O trabalho é colocado como oposição à brincadeira pois a letra tende a negar o trabalho infantil.

Portanto, há várias formas pedagógicas para aquisição da informação mediante as etapas, conceitos, práticas e idades adequadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com