TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do texto dissertativo argumentativo no ensino médio tendo por base o ENEM.

Por:   •  21/3/2016  •  Artigo  •  3.305 Palavras (14 Páginas)  •  2.895 Visualizações

Página 1 de 14

A importância do texto dissertativo argumentativo no ensino médio tendo por base o ENEM.

[1] Neiara pereira de oliveira

Resumo: O presente artigo apresenta uma análise a respeito da importância do texto dissertativo argumentativo no ensino médio, tendo em vista que a produção de textos nos vestibulares e no Enxame Nacional Do Ensino Médio é uma das formas de avaliação, o fato de muitos não passarem no ENEM se da pela quantia absurda de erros presente na redação.

Palavras-chave: Língua Portuguesa. Texto Dissertativo Argumentativo. Ensino. ENEM.

INTRODUÇÃO

A produção textual é constantemente requerida pela profissão como é o caso dos editores, jornalistas, revisores e outros, a produção de textos escritos, não só facilita a vida de muitos profissionais como também a vida cotidiana, como nos vestibulares e no ENEM são muito importantes. Os textos escritos pelos candidatos devem conter o assunto, e muitos saem do conteúdo solicitado, tem dificuldade de entender qual é a proposta da redação, não conseguem entender a temática solicitada e desenvolver o conteúdo proposto, Isso só pode ser suprido com muita leitura, com professores trabalhando bem a redação nas escolas.

A redação é de grande importância porque utilizamos textos todos os dias, a vantagem de se escrever bem e compreender melhor a sua realidade, por isso o ENEM exige que cada aluno tenha uma boa redação, todo esse esforço faz com que o aluno adquira uma capacidade crítica da realidade.

O objetivo desse trabalho é apresentar a importância do texto dissertativo argumentativo no Ensino Médio levando em consideração o trabalho com o ensino aprendizagem, uma vez que se insere no âmbito dos gêneros textuais da língua portuguesa.

O trabalho apresenta o conceito de texto, seguindo com a estrutura dissertativo argumentativo apresentando algumas características do ENEM, embasado em teorias que focalizam a produção de textos no ensino de língua portuguesa como Antunes (2005,2006, e 2007) e Marcuschi (2008).Surgiremos também maneiras de se trabalhar com o texto dissertativo argumentativo no ensino médio.

1.0 O QUE É UM TEXTO?

O que é um texto? Não existe uma única definição sobre o que é um texto. A conceituação de texto, por alguns estudiosos, leva em conta determinados aspectos como a formação acadêmica e o embasamento teórico de estudo. Essa pergunta é uma questão que vários linguistas se faz a um conceito tão amplo. Na tentativa de responder a esses questionamentos podemos perpassar por vários autores que segue por essa linha de estudo, sendo assim seguimos a definição dada por Koch (2005: 30), na medida em que ela traz a concepção de texto como um processo interacional.

Um texto se constitui enquanto tal no momento em que os parceiros de uma atividade comunicativa global, diante de uma complexa rede de fatores de ordem situacional, cognitiva, sociocultural e interacional, são capazes de construir , para ela, determinado sentido

Entendemos que a definição dada pela autora perpassa pela questão de manifestação verbal construída e ordenadas pelo falante de maneira interacional e dinâmica com outras pessoas tendo por base a questão sociocultural. Já Marcuschi (1983) define texto como um ato de comunicação unificado num complexo universo de ações humanas, considerando que se trata de uma unidade de linguagem em uso que não pode ser confundida com um aglomerado de frases, já que o significado das partes que o constituem depende das correlações que elas mantém entre si e não podem ser isoladas do contexto em que se inserem. Senso assim, Marcuschi (1983: 22), acrescenta que:

 (…) o texto deve ser visto como uma sequência de atos de linguagem (escritos e falados) e não uma sequência de frases de algum modo coesas. Com isto, entram, na análise do texto, tanto as condições gerais dos indivíduos como os conceitos institucionais de produção e recepção, uma vez que estes são responsáveis pelos processos de formação de sentidos comprometidos com processos sociais e configurações ideológicas.

Podemos associar a esta concepção de texto a ideia do linguista, Bernárdez, (1982) que define o texto como sendo uma unidade linguística comunicativa fundamental, produto de uma atividade verbal humana, que possui sempre caráter social possuindo caráter comunicativo e interacional.

Por sua vez, Koch e Favaro possui conceitos semelhantes uma vez que ambos defendem que texto e toda manifestação textual que o ser humano possui na sua comunicação e de que maneira se da o processo  da fala para a escrita. Sendo assim esses autores afirma que o:

Texto em sentido lato, designa toda e qualquer manifestação da capacidade textual do ser humano (…) isto é, qualquer tipo de comunicação realizada através de um sistema de signos. (…) Em sentido estrito, o texto consiste em qualquer passagem, falada ou escrita, que forma um todo significativo, independente de sua extensão. Trata-se, pois de uma unidade de sentido, de um contínuo comunicativo contextual que se caracteriza por um conjunto de relações responsáveis pela tessitura do texto – os critérios ou padrões de textualidade, entre os quais merecem destaque especial a coesão e a coerência.” (Fávero & Koch, 1994:25)

Houaiss, em seu dicionário eletrônico, define texto como sendo: (1) conjunto das palavras de um autor, em livro, folheto, documento, etc., redação original de qualquer obra escrita; (2) conjunto de palavras citadas para provar alguma ideia ou doutrina; e (3) trecho ou fragmento de obra de um autor.

De maneira geral, texto é a construção de enunciados verbais e não - verbais, ligadas por elementos coesivos, os quais o tornam coerente de acordo com o contexto. Não há como definir texto sem falar de contexto. Contexto é o universo do discurso, é o onde ocorre o fato definido no texto. Para Houaiss, é o conjunto de palavras, frases, ou o texto que precede ou se segue a determinada palavra, frase ou texto, e que contribuem para o seu significado; o encadeamento do discurso. Isso quer dizer que é necessário ter um contexto para que o discurso seja passado de forma coerente e clara para o leitor.

Os PCNs consideram o texto como o ponto - chave para o ensino de língua portuguesa. Segundo eles, o discurso quando realizado pelo falante, seja de forma oral ou escrita, produz um resultado significativo e este resultado é um texto. Todavia, esta sequência verbal deve ser constituída de relações entre si, causando uma relação de coesão e coerência.

Em resumo, isso quer dizer que para um texto ser um texto, ele deve estar inserido num contexto e ter uma significação global, deverá ser compreendido por seu leitor, caso contrário será apenas um amontoado de palavras sem sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (230.1 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com