TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ensino é a acção

Resenha: O ensino é a acção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

E=2- P=2

O ensino é a acção e o efeito de ensinar (instruir, doutrinar e amestrar com regras ou preceitos). Trata-se do sistema e do método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém.

O ensino implica a interacção de três elementos: o professor ou docente; o aluno, estudante ou discente; e o objeto de conhecimento. Cultura pode ser entendida como tudo que é produção humana, ou seja é a maneira que cada individuo possui de falar, vestir, comer, manifestar-se, etc; que por sua vez constituem os elementos culturais que não são expressos apenas no consciente, mas no subconsciente e inconsciente dos indivíduos. Candau (2003), afirma que cultura é um fenômeno plural, multiforme que não é estático, mas que está em constante transformação, envolvendo um processo de criar e recriar. É por sua vez um componente ativo na vida do ser humano e manifesta-se nos atos mais corriqueiros da conduta do indivíduo e, não há individuo que não possua cultura, pelo contrário cada um é criador e propagador de cultura. O conceito de sociedade pressupõe uma convivência e atividade conjunta do homem, ordenada ou organizada conscientemente. Constitui o objeto geral do estudo das antigas ciências do estado, chamadas hoje de ciências sociais. O conceito de sociedade se contrapõe ao de comunidade ao considerar as relações como vínculos de interesses conscientes e estabelecidos, enquanto as relações comunitárias se consideram como articulações orgânicas de formação natural.

No nosso país a diferença econômica é muito grande. Muitos de nossos educadores fazem a relação de sociedade e educação. Porque eles, sabem que a distribuição de renda e de riquezas é que vão dita a permanência dos alunos nas escolas. E quando há permanências dos alunos nas escolas, temos também a questões de cultura.

Em uma sala de aulas encontrasse diferentes pontos de vistas, concepções e entres muitas outras coisas a se falar. Mas vamos analisar uma sala de aula em uma escola de classe baixa.Os alunos vem de suas casa com muitos problemas de família e de problemas que envolve a questão econômica da sua família. E quando esse aluno chega na sala de aula, na qual já se tem outros indivíduos com outros problemas, com outros pontos de vista.As vezes o ensinar nessa sala se torna quase que empolssivel.Mas temos que ter em mente que na mesma sala, tem alunos que independente de seus problemas ele gostam de estudar, tem sede de conhecimento, gostão do que estão apreendendo. Que querem prosseguir com seu aprendizado.

Por tanto independente das diferenças sociais culturais o ensino como sempre está muito além dessas diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com