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O fluxo da Consciência

Por:   •  5/4/2016  •  Resenha  •  2.170 Palavras (9 Páginas)  •  366 Visualizações

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“Stream of consciousness in the modern novel”. 

                                                                                            Robert Humphrey

The Functions (p. 1 a 22)

O autor Robert Humphrey inicia seu livro com a afirmação de que “stream of consciousness” trata-se de um termo “ilusório” que autores e críticos usam e explica o motivo. Segundo ele, o termo é ilusório por parecer concreto mas é usado de diversar maneiras como “romantismo”, “simbolismo” e “surrealismo” de forma vaga.

William James inventou o termo stream of consciousness, por este ser um psicólogo, o autor diz que o termo é próprio da psicologia e que é claramente mais útil quando aplicado a processos mentais.

Um romance que se diz usar a téquinica de strem of consciounness representa a mente de uma ou mais personagens a qual serve como tela em que a história será mostrada.

“Consciousness” é um termo filosófico usado amplamente por leigos e o autor alerta que tal palavra denota mais do que atividades mentais restritas como “inteligência” ou “memoria”. Muitos críticos da área da psicologia lamenta o uso incorreto da palavra por leigos.

Romances de stream of consciousness se diferem de outros romances do gênero ficção psicológica (buscar exemplos) porque se preocupa principalmente com níveis mentais com são mais rudimentares do que verbalização racional.

Para o autor, há dois tipos de níveis de consciência: “speech level” e “prespeech level”. O ultimo difere-se do outro por não ser censurado, racionalmente controlado, ou logicamente organizado.

Compara a consciência com um iceberg e a parte a baixo da superfície com a técnica stream of consciousness.

Não é incomum ouvir, erroneamente, que romances como Ulysses, Mrs. Dalloway, To the lighthouse e The sound and the fury que são classificados como stream of consciousness, dependem demasiadamente em símbolos privados para representar confusões privadas de suas personagens.

William James descobriu que memórias, pensamentos e sentimentos existem fora da consciência primária e que eles se apresentam não como uma cadeia mas como um um fluxo.

Devido a má tradução de monologue intérieuer para o inglês, as vezes se confunde tal método com stream of consciousness.

Literarua de fluxo de consciência é literatura psicológica. A tentativa de recriar a consciência humana na literatura moderna é uma tentativa de analizar a natureza humana.

Os autores que usam a técnica de stream of consiousness tiveram, em diferentes níveis, contatos com as teorias psicoanaliticas e podem ter sido influenciado por elas.

Drorothy Richardson inventou a representação ficcional do fluxo de consciência. Segundo o autor, ela começou a escrever para produzir o equivalente feminino do realismo.

Para qual fim Virginia Woolf usava a técnica de fluxo de consciência?

- Virignia Woolf queria expressar as possibilidades e precessos da realização interna da verdade porém se deu conta de que isto era inespressivel e so a partir de um nível mental ela consguiria encontrar isso funcionando. ( de acordo com os seus três romances de fluxo de consciência)

Clarissa Dalloway, Mrs. Ramsay e Lily Briscoe tem momentos de epifania em seus respectivos romances. O preechimento de seus personagens se dão no momento de tal visão.

Para Virignia, a coisa mais importante que o artista deve expressar é sua visão particular da realidade, o que, subjetivamente, é a vida.

The Waves: a mais pura apresentação de análise psicológica da literatura (não confundir com psicoanálise). O método é: apresentação não censurada da observação que as persongens fazem entre si que mostra seu lado psicológico escondido. Sobrecarregado de técnica.

James Joyce made na important achieviment through Ulysses: gained a marvelous level of objectivity.

Os pensamentos e as ações das personagens estão lá como se postos por um criador invisível, indiferente.

Joyce apresenta a vida com suas irregularidadess e contradições, e o resultado é sátira. Somente por fluxo de consciência a objetividade necessária poderia ser alcançada para deixar tudo realisticamente convincente.

Ulysses é um comentário sátiro na vida do homem moderno. Apenas Joyce e Faulkner utilizam de forma efetiva a sátira no que convém stream of consciousness.

As personagens de Faulkner buscam uma epifania, busca essa que é irônica.

Por que Faulkner escolheu fluxo de consciência para seus dois romances  The sound and the fury e As I Lay dying? Na última, ele quis mostrar o mecanismo da ideia freudiana do sonho e consequentemente lida com as atividades da libido.

“All Faulkner’s work can be interpreted on a basis of broad myth and related symbolism. The pricnciple of this interpretation is that Faulkner’s entire work is a dramatization […] of the social conflict between the sense of ethical responsibilities in traditional humanism and the amorality of modern naturalism…” (p.18)

Em The sound and thefury Faulkner mostra o como o psíquico de Quentin III I derrota. Ele consegue escapar de tudo do mundo material (vai pra Harvard, fica rico, consegue uma “substituta” para a irmã) mas o único modo de escapar de fato é através da morte.

Faulkner consegue um outro efeito ao não usar a técnica de stream of consciousness nos dois capítulos finais. Nestes últimos o lado da história de Jason é mostrado.

Romances stream of consciousness são sobretudo uma questão de técnica. Sua boa performance depende de fontes tequinicas  mais do que qualquer outro tipo de ficção. Stream of consciousness não é uma técnica por si só, é baseada na dramatização que ocorre na mente de seres humanos.

The Techniques (p.23- 62)

Experimentação técnica dominou o romance de stream of consciousness. Reproduzir os precessos da mente humana demandou a invenção de novas técnicas ou um foco desviado das técnicas já existentes.

Monoglogo interior é a tecninca utilizada para representar o conteúdo psíquico de personagens, parcial ou inteiramente não falados.

Surguram quatro tipos básicos de técnicas em que se explora o stream of consciousness: monologo interior direto, monologo interior indireto, descrição onisciente e solilóquio.

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