TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da mulher na sociedade atual

Por:   •  14/4/2015  •  Dissertação  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  1.718 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: “A luta da mulher brasileira por igualdade de direitos diante dos preconceitos históricos e do machismo arraigado na sociedade”

Igualdade: o fiel da balança para uma sociedade justa

Percebe-se que, a construção da trajetória histórica da mulher na sociedade, foi e é ainda hoje, uma busca por igualdade e reconhecimento, a partir do pressuposto que, em primeiro lugar, deve ocorrer o respeito à cima de qualquer coisa. O papel da mulher na sociedade nos dias atuais vem crescendo e sendo valorizado cada vez mais, a mulher inserida no mercado de trabalho, passando uma imagem de vencedora de barreiras e guerreira.

Nota-se que, figuras extremamente importantes da história fortificam o ideal de que a mulher, muito além de apenas mãe de família e donas de casa,  podem contribuir e acrescentar na sociedade. Um exemplo histórico é a Princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea e aboliu a escravidão no Brasil, também podemos citar Joana d’Arc, heroína francesa que lutou na Guerra dos Cem Anos. A contribuição, dessas e muitas outras mulheres da história, evidencia a evolução do sexo feminino, que aos poucos foi ganhando cada vez mais destaque, como a permissão de votar, trabalhar fora de casa, a escolha do casamento, entre muitos outros ganhos e feitos.

Atualmente a mulher vem ocupando diversas áreas de trabalho, áreas até então que eram ocupadas apenas por homens, como por exemplo, na construção civil, o grande espaço adquirido ao longo dos tempos pelas mulheres é, em grande parte, por sua qualificação e melhor desempenho de suas funções. Características estritamente femininas e que caracterizam e ajudam na hora da escolha entre uma mulher e um homem para um cargo de emprego é, por exemplo, a organização, o cuidado e maior atenção aos detalhes e a delicadeza na hora da realização das tarefas. A competitividade e o avanço da mulher em cargos de grande importância acabam por gerar um desconforto e intimidação por parte dos homens, não apenas no trabalho, como também nos relacionamentos amorosos e no dia a dia, pois o papel da mulher mudou e com isso seu padrão de vida e independência também.

Dessa forma, podemos destacar que a evolução, a partir dos séculos, foi fundamental para que, nos dias de hoje, a mulher se destacasse e permitisse inovar e desempenhar diversas funções no mercado de trabalho. A quebra de barreiras e a determinação do sexo feminino, que deixou de ser apenas o sexo frágil, permitiu a libertação da mulher para ingressar em novas áreas, deixando de ser apenas a mãe e dona de casa. Assim a contribuição da mulher na sociedade é gigantesca e incalculável, transformando e melhorando o mundo.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com