TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Anhanguera

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Anhanguera

Orientador:

OSASCO

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Atualmente a economia globalizada, vem influenciando cada vez mais os mercados existentes, principalmente o financeiro, onde cada vez mais o amadorismo e o improviso estão desaparecendo é indispensável à presença de um planejamento financeiro nas empresas.

Nesse contexto para que as organizações possam ser manter no mercado, o fator responsável e indispensável para a obtenção do sucesso empresarial, é o processo de planejamento financeiro.

Todos sabem que o objetivo de abertura e criação de uma empresa, o indispensável é que, independente de seu tamanho o principal foco é a obtenção de lucros visando à maximização e crescimento de seu patrimônio.

Para que isso aconteça é necessário que as organizações possuam um sistema financeiro eficiente controlando suas entradas, saídas e estoques; principalmente realizando verificações de seus resultados, partindo do principio dos recursos aplicados, buscando corrigir possíveis erros visando na diminuição de prejuízos.

Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios. O planejamento financeiro preocupa-se com a parte financeira, na qual se pode destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas. A importância do planejamento financeiro institui o meio pelos quais os objetivos podem ser obtidos.

Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro. Na maioria das vezes, os gestores de uma empresa demoram bastante para tomar decisões a ser implantadas. O planejamento financeiro é desenvolvido fundamentalmente por meio de projeções, como estimativa mais aproximada possível da posição econômico-financeira esperada. Engloba a programação avançada de todos os planos da administração financeira e a integração e coordenação desses planos com os planos operacionais de todas as áreas da empresa. O planejamento financeiro estabelece diretrizes de mudança e crescimento numa empresa, preocupando-se com uma visão global, com os principais elementos de políticas de investimento e financiamento da empresa. Com relação ao crescimento da empresa, ele está diretamente ligado à política financeira adotada pela empresa. Assim, o planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados; é, portanto, um plano para o futuro.

O planejamento auxilia ainda na implantação de projetos que exijam análises com antecedência de todas as variáveis a serem analisadas e a situação de incerteza. 

O planejamento financeiro se faz necessário em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação, em geral, as micros e pequenas empresas, apresentam um quadro difícil, devido ao fato de possuírem baixo conhecimento de técnicas administrativas, associado aos problemas de falta de capital de giro. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica abrangendo os principais autores da área de administração financeira, expondo os principais conceitos e etapas do Planejamento Financeiro para um efetivo controle financeiro empresarial. É essencial ter um bom conhecimento do negócio para uma análise das políticas de investimento e financiamento. O planejamento financeiro torna-se um instrumento indispensável para a estratégia empresarial fornecendo um referencial técnico para os executivos tomarem decisões que acarretam no crescimento em uma empresa. 

PROBLEMA

Dados de pesquisas de empreendedorismo no Brasil mostram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com