TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema de gestão ecológica - Gerdau

Resenha: O sistema de gestão ecológica - Gerdau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Resenha  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 3

. Sistema de Gestão Ambiental - Gerdau

A Gerdau é uma empresa siderúrgica brasileira líder no segmento de aços longos e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. É utilizada a mais de 100 anos no ramo da construção civil e em outros mercados. Uma das grandes preocupações da Gerdau é seu desempenho na área ambiental. Essa preocupação está refletida em suas práticas diárias, nos investimentos para atualização contínua dos equipamentos e nos programas de estímulo à conscientização ambiental.

Seguindo esse princípio, todas as usinas da empresa adotam o Sistema de Gestão Ambiental (SGA, elaborado de acordo com a norma ISO 14001 e que estabelece a análise de milhares de atividades industriais). O objetivo é garantir todo o acompanhamento do processo, desde a utilização de matérias-primas, passando pela parte industrial e de distribuição de produtos, até a correta destinação dos coprodutos gerados no processo. Além disso, o SGA envolve diretamente os colaboradores, aumentando seu comprometimento com os resultados obtidos na área.

O sistema de gestão ambiental da Gerdau funciona da seguinte forma: Para planejar as prioridades de gerenciamento, a Gerdau levanta os aspectos de suas atividades, e de seus produtos ou serviços que possam causar impactos no meio ambiente. Em seguida, é necessário conhecer os requisitos legais ambientais e, com base na Política Ambiental da Empresa, elaborar os objetivos, as metas e os planos de ação para a melhoria da gestão ambiental.

São escolhidas as implementações de prioridades de gestão no dia-a-dia das áreas. Para tanto, é necessário ordenar quem faz o quê. Por meio de equipamentos, procedimentos, instruções operacionais, sinalizações, treinamentos, são definidas as regras e os controles sobre os aspectos e perigos levantados. E, claro, é preciso conscientizar todos os colaboradores para que participem ativamente desse Sistema.

Quando o sistema estiver implementado, é preciso checar se está tudo de acordo com o proposto. Isto é feito medindo e monitorando o desempenho ambiental, realizando inspeções e auditorias periódicas. Se ocorrerem não conformidades reais ou potenciais, é preciso tomar ações corretivas e preventivas. Nesta fase, os níveis gerenciais irão avaliar se os resultados foram atingidos.

2. Avaliação do Sistema de Gestão Ambiental - Gerdau

Através da pesquisa feita via internet, identificou-se que a Gerdau possui diversas fabricas de aço no Brasil e no mundo todo, com isso o número de poluentes lançados pelas fabricas exige um sistema de gestão eficaz para que a poluição tanto do ar, quanto na água ou no solo. A empresa possui um sistema para gerenciamento dos impactos ambientais adequado para as atividades envolvidas, com fácil acesso e de forma bem explicita, deixando de uma forma com um bom entendimento.

As usinas dispõem de modernos sistemas de despoeiramento, que captam com alta eficiência as partículas geradas durante o processo de produção do aço. Esse material filtrado é um coproduto aplicável em outros setores da economia. Assim procura continuamente implantar melhorias para diminuir a geração de CO2. Entre elas estão: a substituição de óleo por gás natural nos fornos de reaquecimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com