TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO: ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAME

Pesquisas Acadêmicas: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO: ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 6

1. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR

Para aprender é preciso estímulo, e isto não se restringe a uma faixa etária, no entanto, na educação infantil, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental, torna-se essencial. A aprendizagem se dá por meio de ambientes favoráveis a este processo, e as crianças conseguem assimilar de maneira mais eficiente quando o ambiente de aprendizagem lhe proporciona oportunidade de interação e conforto.

O planejamento deste espaço deve ser feito em conjunto com a comunidade escolar para que o resultado seja o melhor possível. De acordo com Vagula, Rampazzo e Steinle (2009, p. 71) “o cotidiano escolar necessita possibilitar espaço/tempo para encontros e envolvimento em projetos, contribuindo para a efetivação [...] do planejamento participativo”.

Sendo assim, em seguida serão descritos os espaços imaginados para as atividades de artes, educação física e português. Sendo que, para ensinar artes aos alunos do 2° ano do ensino fundamental pensou-se em elaborar uma sala específica em que fosse destinada exclusivamente ao ensino de artes, contendo decoração alusiva as diferentes expressões artísticas, por meio de figuras, objetos e quadros que retratem momentos importantes da manifestação artística humana, preparando as crianças para entender a evolução das artes na história da humanidade.

Já no quesito materiais a serem trabalhados, estes podem ser de diferentes tipos, como por exemplo, tinta, pincéis, massas, cerâmica, papéis com texturas diferentes, tecidos e materiais recicláveis. Os quais devem ser trabalhados de acordo com o planejamento para a matéria, procurando explorar as possibilidades de aprendizagem de cada um dentro de suas características peculiares. “A aula de artes deve ser planejada, com conteúdos e objetivos e o professor deve ter bem claro o que irá propor e quais os objetivos pretende atingir.” (CAVA, 2009, p. 56-57).

Já para as aulas de educação física o espaço deve ser fora da sala de aula, podendo ser em uma quadra esportiva, divida por meio de objetos como cones e barras que delimitem espaços diferenciados oportunizando a criança a assimilar a noção de orientação espacial. No decorrer da atividade o professor utilizará os diferentes percursos para que as crianças entendam os movimentos, tamanhos, volume e situações diferenciadas de movimentação do dia a dia e as possibilidades de utilização do corpo na locomoção, além de trabalhar o equilíbrio e a coordenação.

No contexto escolar, o professor de educação física deverá criar condições de ensino e de aprendizagem que promovam, junto ao educandos, a construção e a compreensão de sua motricidade. Isto poderá ser feito, elaborando situações que provoquem o conflito cognitivo e que possa promover a tomada de consciência dos mecanismos empregados na ação (análise, reflexão e abstração). (FOGAÇA JÚNIOR, 2009, p. 61)

Por fim, no ensino de português, a organização espacial pode contemplar a própria sala de aula da criança, que é utilizada diariamente, como neste período educacional, do ensino fundamental, a criança está em processo de alfabetização, é bastante viável possibilitar a ela o contato direto com elementos da linguagem.

Sendo assim, a utilização de cartazes ilustrados com o alfabeto e palavras, ajudam na visualização constante do código alfabético. A utilização de ilustrações referentes a contos e pequenas histórias também é bastante interessante, sem contar com cantinho de leitura que é uma ferramenta bastante utilizada e que consiste em organizar, na própria sala de aula, um espaço confortável, com tapete, almofadas e livros para serem lidos as crianças nas aulas destinadas ao exercício da leitura. Para Simm (2009, p. 16), “O professor deve respeitar a realidade do aluno e deve possibilitar situações de aprendizado, nas quais o conhecimento seja construído.”

Para realizar todas estas atividades em um dia de aula, seria necessária a organização da turma e divisão do trabalho por meio de um cronograma adequado a situação. Dividindo o tempo em três momentos iguais para passar por todos os ambientes e participar de todas as atividades propostas pelo professor.

Ao chegar aos ambientes de realização das atividades será necessária ainda, a divisão dos alunos em pequenos grupos, para que todos possam participar ativamente da atividade. E ainda, para que o professor consiga orientar de forma homogênea a realização das atividades propostas. A partir dessa divisão o professor pode ainda contar com a possibilidade de avaliar o desempenho de cada grupo na realização do trabalho.

Começando pela aula de artes, onde a turma será levada a realizar uma atividade relacionada ao recorte e colagem com diferentes tipos de materiais, para assimilarem a questão das texturas e a diferença que estas podem fazer na construção de uma obra, ou objeto de arte. Serão distribuídos cartazes as crianças e estas ficarão livres para formar figuras no cartaz, colando diferentes materiais como, algodão, lã, folhas, areia, retalhos, E.V.A., crepom, lixa, plástico e isopor.

Nesta atividade o professor pode explorar com seus alunos as sensações ao tocar e manusear diferentes materiais, o trabalho com texturas possibilita a criança o conhecimento das diferenças existentes no mundo a sua volta. Além disso, desenvolve a imaginação, a criatividade, a percepção visual, o tato e o gosto pela arte.

Após a atividade de artes, os grupos organizados com as crianças serão conduzidos ao espaço destinado a educação física, onde podem ser reorganizados a fim de melhorar a interação entre as crianças. E partindo para a realização da atividade, as crianças serão estimuladas a se manterem em diferentes posições, dentro de percursos pré-estabelecidos como um quadrado, um círculo, uma trilha com obstáculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com