TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE REFLEXIVA ENSINO MÉDIO

Por:   •  16/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

Prática de Ensino no Ensino Médio

Alun@: GLEISIELE RODRIGUES JANUÁRIO

RGM: 18693733

Polo: IBE - FLORESTA

Tutor: Caio Farias

COMO DESPERTAR O INTERESSE DO EDUCANDO DENTRO DA SALA DE AULA?

O processo de transmissão do conhecimento para os alunos, não é uma tarefa das mais fáceis, pois esta, envolve diversas variáveis, de modo que estar frente à uma sala de aula torna-se um trabalho desafiador. O educador precisa descobrir a melhor maneira de atingir seu público, para que estes sejam seres ativos no processo de forma a internalizarem o conhecimento.

Tornar uma aula interessante para o aluno exige ir além do livro didático, embora este, possa auxiliar nesse processo, sendo um bom aliado para sanar dúvidas que podem surgir neste percurso, além de expandir informações sobre os temas abordados. É necessário tornar a sala de aula atrativa e familiar para o aluno ali presente, chamar a atenção para o tema que irá ser trabalho, tornar familiar para um melhor entendimento e fazer com que questionamentos surjam dos próprios alunos.

A regionalização do Brasil é um tema amplo que pode ser trabalhado dentro de várias metodologias. É necessário, antes de tudo, situar os alunos de toda diversidade que o país possui, devido a sua grande extensão territorial. Apresentar através da cartografia, quais elementos causam tal diversidade e trabalhar as diferenças de clima, relevo, e vegetação dentro do mapa do Brasil, levando o contexto sempre para uma realidade que estes conheçam. Ao se localizarem e terem a noção do espaço e suas características, pode se trabalhar através de recursos midiáticos, reportagens, fotografias, uso da internet o que cada região produz economicamente dentro do seu bioma e como este aluno é impactado na região onde mora. Neste momento o educando precisa compreender a dinâmica do espaço – a utilização dele para atividades econômicas, os impactos ambientais e sociais gerados por tais atividades. Instigar o senso crítico, por meio de debates e discussões a compreensão de como tais atividades deveriam ser realizadas de forma a gerar um menor impacto a sociedade presente naquele contexto. Dentro dessa discussão também é possível questionar a ação dos órgãos públicos, entender qual o real papel deles e qual a necessidade da população presente em cada região.

A atuação do aluno dentro da sala de aula deve ser incentivada pelo educador, tornar a sala de aula um ambiente atrativo é o desafio diário do professor E embora ainda sejam baixos os incentivos e suportes públicos, é sim possível levar o conhecimento de forma eficaz para a sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com