TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DO ENSINO DA LITERATURA INGLÊSA NA CONTEMPORANEIDADE

Por:   •  12/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.219 Palavras (13 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

união brasileira de faculdades - unibf

 

trabalho de conclusÃo de curso

nome completo: Adriano Aparecido ALVES

 tema: DESAFIOS Do ENSINO DA LITERATURA INGLÊSA NA CONTEMPORANEIDADE

NOME DO CURSO: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA/LETRAS INGLÊS

formação pedagóciCa

DOURADO-sp

2020

[pic 2]

INFORMAÇÕES PESSOAIS

NOME DO ALUNO

ENDEREÇO

CONTATO

OBSERVAÇÃO

Adriano Aparecido Alves.

R.Luiz Dabruzzo,110

Residencial Azaleas

Dourado-SP

Cep 13590-000

16981349386


[pic 3]

     TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO E APROVAÇÃO

AUTOR: ADRIANO APARECIDO ALVES

TÍTULO: O DESAFIO DO ENSINO DA LITERATURA INGLESA NA CONTEMPORANEIDADE  

Autorizo que o presente artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da UniBF – União Brasileira de Faculdades , como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Formação Pedagógica/Inglês, e aprovado pelos professores responsáveis pela orientação e sua aprovação, seja utilizado para pesquisas acadêmicas de outros participantes deste ou de outros cursos, afim de aprimorar o ambiente acadêmico e a discussão entorno das temáticas aqui propostas.  

TÍTULO: O desafio do ensino da Literatura inglesa na contemporaneidade.  

AUTOR: Adriano Aparecido Alves

ORIENTADOR: Prof. Especialista Adival José Reinert Junior

RESUMO

A escola com livro didático e professor com metodologias tradicionais não estimulam mais os alunos. O ambiente escolar precisa oferecer recursos para que o aluno seja estimulado e possa desenvolver as suas habilidades, pois é na escola que o aluno deverá receber a formação pedagógica. Este artigo tem como objetivo compreender o perfil pedagógico bem como as abordagens entender as diferentes metodologias, práticas, ações, interações que ocorrem no Ensino Fundamental II e Ensino Médio traçando assim de maneira elucidativa simples a forma como o aprendizado da Literatura Inglesa acontece. Desta forma, área pedagógica está cada dia, mais desafiadora frente às novas tecnologias e o ensino de Literatura.  Cabe às políticas públicas, escolas e a equipe docente criarem novas estratégias para que o que aluno desenvolva sua visão de mundo de forma crítica.

 

PALAVRAS-CHAVE: Literatura, Metodologias, Práticas Pedagógicas, Desafios.


1 INTRODUÇÃO

O estudo tem por finalidade demonstrar as varias práticas pedagógicas, os perfis e algumas características de abordagem referente ao ensino da Literatura inglesa nos dias atuais, com as tecnologias impressas ou eletrônicas. Faz-se necessário compreender como diferentes instituições de ensino, privadas ou públicas, e seus profissionais se utilizam às tecnologias como forma de aprender e ensinar todo este vasto e rico processo de aquisição da Literatura.

A curiosidade e o desejo de aprender e compreender os acontecimentos do mundo é inato à espécie humana.  Assim, a pertinência deste estudo dar-se-á relevância do tema considerando que é de fundamental importância à reflexão do educador sobre novos desafios propostos no ensino da Literatura inglesa nos dias atuais onde formas diferentes das tradicionais podem alcançar resultados promissores.

Diante deste contexto, o estudo analisa a seguinte problemática: Como estimular os alunos do Ensino Fundamental II e Médio através de metodologias do ensino de Literatura inglesa e tornar o ensino mais significativo?

Assim, professores capacitados podem criar ambientes ricos em aprendizagem possibilitando a estimulação, a produção de novos conhecimentos, habilidades e o desenvolvimento social despertando nos alunos a autoconfiança e a aprendizagem de maneira significativa.

Como hipóteses busca-se elucidar se apenas as inserções de metodologias tradicionais a partir de livros impressos nas escolas tornariam o ensino e a aprendizagem mais interativo e estimulante.

O objetivo geral compreender o perfil pedagógico bem como as abordagens a fim de entender as diferentes metodologias, práticas, ações, interações que ocorrem no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para tanto almeja como objetivos específicos:

a) Apresentar as possibilidades para o ensino da Literatura inglesa;

b) Pesquisar os desdobramentos da Educação Brasileira e a Legislação;

c) Demostrar a importância da capacitação pedagógica.

Para contemplar esses objetivos empregamos uma abordagem metodológica descritiva a partir do levantamento bibliográfico por meio de livros, artigos, revistas, publicações em meios digitais para o levantamento dos conceitos, auxiliando a construção do conhecimento sobre o ensino da Literatura inglesa na atualidade. Numa tentativa de expor a importância deste tema, tendo por base a análise de textos do magistério e dos principais autores que se dedicam a essa área da Literatura.

Foi realizada uma busca da produção científica sobre o tema por meio do site Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e no portal Capes. Com este estudo espera-se que embora seja desafiador ensinar Literatura em meio a tantas tecnologias compreenda-se que a educação é a base para a formação das pessoas e de cidadão críticos e reflexivos.

2 A LITERATURA INGLESA E SUAS DISSEMINAÇÕES

A Literatura se propaga por diversas formas seja na escrita por meio de poesias, contos, e romances, seja na música nas canções ou ainda em tiras nas histórias em quadrinhos. Isto é uma importante constatação já que nos remetem à visão de uma Literatura mais abrangente, atuante e que se renova dia a dia, Literatura esta que possibilita e discentes e docentes amplos caminhos, meios e alternativas no caminho da aprendizagem (GERALDI, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (335.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com