TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino Literatura

Por:   •  2/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

A atividade consiste no registro por escrito do entendimento dos tópicos a seguir a partir da leitura do livro didático.

1. O que você entende por “Literatura”?

A literatura não possui um conceito intrínseco, é algo mutável derivado da manifestação de pensamentos, sentimentos, ideias que são retratadas pelas palavras e pela estrutura verbal que condiz com a expressão do momento do escritor.

A literatura pode ser considerada a arte das letras, transpirando a visão de mundo e o conhecimento do escritor sobre as situações de sua vida e de seu entendimento.

2. Qual é o principal entrave para o trabalho com a literatura na escola?

Conforme Marisa Lajolo (apud p.18, 2017) explana que a falta de clareza da conceituação, e a fuga das discussões pedagógicas presentes na literatura é um dos principais entraves de sua implantação e desenvolvimento dentro da escola, a dificuldade de propor o entendimento de conceituações de épocas ou da reflexão de sentimentos individuais do autor torna o processo de discussão e até mesmo de avaliação delicado.

A subjetividade da compreensão e da dimensão dos textos literários não permite a adequação do processo de debate e julgamento presente em temas sociais e políticos, limitando assim sua aplicação no ensino escolar.

3. O que os alunos devem ler? (Como, quando e por quê?)

Apesar da subjetividade e da dificuldade da integração da literatura as escolas devem incorporar tal elemento afim de promover o contato com a arte e compreender seu entendimento, buscando promover a sensibilidade e o conhecimento cientifico, através do desenvolvimento do ser pensante.

Portanto o ensino da literatura estaria cumprindo o inciso III do artigo 35 das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a literatura, que disponha sobre os objetivos estabelecidos para o ensino médio.

“III) aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico (LDBEN, 1996).”

Referências Bibliográficas

Jefferson Luiz Franco; Rosana Apolonia Harmuch. 2ª. reimpr. Ponta Grossa: UEPG/ NUTEAD, 2017. 61 p. ; il.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com