TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO DA LITERATURA

Por:   •  31/1/2017  •  Artigo  •  4.112 Palavras (17 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 17

DESAFIOS DO ENSINO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO DA LITERATURA

José Vilmar Firmino

Mestre em Ciências da Educação, FACLE. vilmarfirmino@hotmail.com

Professor-Orientador Dr. José Jakson Amancio Alves. jaksonamancio@hotmail.com

Resumo

O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura utilizada na construção da dissertação do curso de pós-graduação em mestrado, que trata dos desafios enfrentados pelos docentes do ensino fundamental, em um determinado contexto brasileiro, para promover o letramento dos seus alunos. Nele são apresentados os conceitos sobre alfabetização e letramento baseados na literatura definida por pesquisadores e escritores no assunto, seus pontos positivos e negativos, e um levantamento das ferramentas educativas de maior eficácia no contexto analisado. Com essa análise realizada a partir das experiências vivenciais no período que sucedeu a produção da pesquisa inicial e a publicação dos seus resultados, surgiram novas percepções e respostas para os desafios educacionais levantados que agora são apresentadas neste artigo de revisão.

   

Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Ferramentas; Desafios.

Abstract

The objective of this study was to review the literature used in the construction of post-graduate course in master dissertation, which deals with the challenges faced by teachers of elementary school in a particular Brazilian context, to promote literacy of their students. It presents the concepts of literacy and literacy-based literature defined by researchers and writers on the subject, its positive and negative points, and a survey of education of more effective tools in the context analyzed. With this analysis from the experiences lived in the period following the production of the initial research and the publication of their results, there were new insights and answers to the raised educational challenges that are now presented in this review article.

Key-words: Alphabet; Literacy; Tools; Challenges.

1 INTRODUÇÃO

        A revisão da literatura é o momento em que o pesquisador tem a oportunidade de confrontar os conhecimentos adquiridos no processo de construção do pensamento sobre um objeto de estudo específico que atinge mudanças significativas, a partir de uma nova análise produzida por experiências vividas após as primeiras conclusões obtidas sobre esse objeto. Com esse embate, constrói-se um novo aprendizado crítico e emerge a necessidade de aprofundamento em pontos divergentes, surgidos, principalmente, pelo contexto mutável do mesmo fenômeno. Dessa inquietação nasce a pesquisa que produzirá novos resultados a serem revisados a posteriori, alimentando o ciclo de discussões que só fortalecem a educação, pois esta é considerada dinâmica e passível de mudanças.

A dissertação que ora se revisa se fundamentou nos postulados escritos de diversos autores que discutem a alfabetização e o letramento como processo complexo e, ao mesmo tempo, fundamental para a garantia da cidadania num mundo em que o código escrito é requisito preponderante para o sucesso dos indivíduos.  

        Na composição inspiradora de autores sobre a temática em debate, alguns tiveram maior contribuição na pesquisa bibliográfica, como Magda Soares, Roxane Rojo, Angela Kleiman, Emília Ferreiro, Paulo Freire entre outros. Portanto, nosso percurso foi conduzido pela apreciação dos conceitos difundidos por estes autores, com a consolidação ou refutação deles, através de uma análise crítica produzida a partir de um contexto específico.

        Com essa revisão, espera-se ter elevado o nível da fundamentação para o fenômeno estudado, mesmo sabendo que seus resultados não representam a realidade absoluta. Contudo, no processo de construção dos conceitos, a reconstrução dos saberes é fundamental para atingir o melhor resultado.  

2 REVISÃO DA LITERATURA

        No conceito acadêmico, o letramento é um termo utilizado entre os linguistas e estudiosos do código escrito como apropriação legítima dos processos de comunicação na sociedade contemporânea. Essa apropriação corresponde às complexas capacidades de utilização da leitura e da escrita pelos indivíduos nos mais distintos contextos, com vistas não somente à decodificação das palavras, mas ao entendimento real, social e subjetivo que estas possam significar. Mesmo que tal conceito não seja estanque, definitivo e imutável, nossas experiências reais comprovaram que esse processo é determinante na relação social contemporânea. Pois embora “a palavra letramento não esteja ainda dicionarizada” (KLEIMAN, 1995), tal termo é cada vez mais estudado nas relações entre os indivíduos devido às necessidades de comunicação por meios escritos a cada dia mais dinâmicos.

Reafirmamos o que diz David Barton (1998) ao mencionar que mesmo antes de constituir um conjunto de habilidades intelectuais, “o letramento é uma prática cultural, social e historicamente estabelecida, que permite ao indivíduo se apoderar das suas vantagens”, e assim participar efetivamente, e decidir, como cidadão do seu tempo, dos destinos da comunidade a qual pertence, como também das tradições, hábitos e costumes com os quais se identifica. Por conseguinte, confirmamos que as práticas educativas devem estabelecer um elo dualista entre a proposta curricular das disciplinas do conhecimento científico com os conhecimentos populares trazidos pelos alunos a partir das atividades cotidianas carregadas de traços culturais.  

        Nas diferentes concepções apresentadas sobre o letramento, buscamos atentamente compreender como a dimensão individual e social no uso da leitura e da escrita, descritas por Soares (2004): como posse de tecnologias complementares aos atos de ler e escrever, no primeiro caso, e como um fenômeno cultural, no segundo, se manifesta no contexto em que a pesquisa inicial foi aplicada. Então compreendemos que na dimensão individual as tecnologias complementares são aquelas mediadas por outros indivíduos, como a alfabetização escolarizada. Enquanto que na dimensão social, a necessidade de comunicação e sobrevivência nos leva a desenvolver mecanismos comunicativos baseados em aspectos da cultura humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (308.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com