TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Ensino do Inglês nas Escolas

Por:   •  1/2/2019  •  Monografia  •  5.973 Palavras (24 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 24

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, vive-se, num mundo globalizado, no qual a comunicação está cada vez mais avançada, reduzindo assim as fronteiras entre os povos de culturas diferentes.  Devido à consideração do Inglês como o idioma da comunicação internacional, a necessidade de aprimoramento dessa língua estrangeira tem aumentado a cada dia.

A rede pública de ensino tem como dever fornecer o ensino da língua Inglesa para seus alunos. Desse modo, espera-se que o ensino seja eficaz e significativo, uma vez que na maioria dos casos, a escola é o único lugar de aprendizado desse idioma. No entanto, o ensino da rede pública está longe de atender às necessidades da aprendizagem significativa.

Os métodos utilizados pelos professores durante o ensino da língua Inglesa é um importante diferencial na aprendizagem. Em muitos casos a metodologia não permite que os alunos desenvolvam a comunicação. Assim, considerando que a comunicação entre pessoas é essencial, a aprendizagem da Língua Inglesa é indispensável, mesmo caracterizando um grande desafio para alunos e professores. A problemática busca então resposta para os questionamentos: seria viável o ensino do Inglês a partir de técnicas de abordagem comunicativa? As instituições públicas de ensino despertam interesse dos alunos, conscientizando-os da importância de aprender o Inglês comunicativo? Sendo o professor e as metodologias importantes diferenciais no processo ensino/aprendizagem, os mesmos possuem formação específica para atender as necessidades e aprimoramento do conhecimento dos alunos?

Este estudo tem como objetivo geral analisar o processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa nas escolas públicas e discutir a importância do Inglês comunicativo no atual mundo globalizado. Tendo por base o principal objetivo, os objetivos específicos buscam: verificar a importância do uso da abordagem comunicativa nas escolas públicas, ressaltando a importância do inglês comunicativo; analisar o papel do professor como mediador no processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa nas escolas públicas; identificar os benefícios do uso da comunicação no contexto da língua inglesa.

A justificativa para a elaboração deste trabalho se dá pela necessidade de um ensino significativo de Língua Inglesa, que atenda às novas demandas surgidas e desenvolva as habilidades comunicativas no aluno. Além disso, considera-se  relevante o aprimoramento do conhecimento da Língua Inglesa devido às exigências do mercado de trabalho, uma vez que se trata de uma língua que precisa ser valorizada no contexto escolar. Isso não tem somente o objetivo de ensinar ao aluno como se comunicar em outra língua, como principalmente prepará-lo para o futuro, já que atualmente o mercado de trabalho exige que o indivíduo tenha pelo menos um conhecimento mínimo na língua inglesa.

2 A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA

Vive-se em mundo completamente globalizado, o qual requer dos cidadãos e alunos um conhecimento mínimo em língua estrangeira. A cada dia, as fronteiras linguísticas se estreitam mais. Por diversos motivos econômicos, acadêmicos, culturais ou até mesmo de lazer, a interação entre países de idiomas diferentes tem se tornado indispensável. Segundo os PCN (1998, p. 15):

A aprendizagem de uma Língua Estrangeira é uma possibilidade de aumentar a autopercepção do aluno como ser humano e como cidadão. Por esse motivo ela deve centrar-se no engajamento discursivo do aprendiz, ou seja, em sua capacidade de se engajar e engajar outros no discurso de modo e poder agir no mundo social.

A facilidade de acesso a estudos, intercâmbios, negócios, viagens e demais contatos com países diferentes impõe aos falantes o conhecimento de uma língua em comum. Desse modo, sendo o inglês considerado o idioma universal, por seu multiculturalismo e presença em mais de 60 países, torna-se ferramenta fundamental para as difusões internacionais. Segundo Totis (1991, p. 16) “(...) qualquer pessoa que não se dispuser a conhecer bem a Língua Inglesa estará privada da participação no mundo contemporâneo como um todo (...)”.

Em vista da frequência da língua inglesa na rotina do povo brasileiro, segundo Paiva (2005), o inglês envolve setecentos e cinquenta milhões de seres em todo o mundo. Não possui fronteiras e, por isso, se encontra em mais de cinco mil jornais em todo o universo, acima de 80% das publicações científicas e nos linguajares de grande parte das profissões, das quais fazem parte a tecnologia de informação, a economia e publicidade. (PAIVA, 2005).

É notória a viabilidade do Inglês para expansão de conhecimentos, inibição de bloqueio entre países diferentes, ampliação do capitalismo e conhecimentos gerais. A cultura do Brasil apresenta traços do idioma inglês em praticamente tudo, como por exemplo, as palavras hot dog, shampoo, shopping, hamburguer, os quais já nos parecem palavras comuns e não soam mais como um idioma estrangeiro, em vista de sua adoção no cotidiano do país.

No Brasil, basta uma observação simples, porém mais apurada para se constatar que a língua inglesa se encontra de forma visível nos mais remotos recantos do país, variando entre o físico ou virtual.

Faz parte do cotidiano das denominações dos estabelecimentos comerciais e de seus produtos, nas canções que embalam os momentos de lazer, nas mercadorias importadas, na televisão e na internet (PIRES, 2007).

Partindo então do pressuposto de que o Inglês é o idioma universal, o mesmo está inserido nos currículos das escolas brasileiras. São muitas as discussões sobre a valorização da língua inglesa, incluindo um ensino comunicativo e eficaz para os alunos, para que eles possam sair da escola de posse de um segundo idioma pronunciando-o com segurança.

Reforçando esse argumento, Paiva (2005) ressalta que tomar conhecimento de uma língua possui a mesma relevância de fazer o aprendizado de uma profissão. Aprender a língua inglesa passou a ser essencial para a comunicação das mais variadas atividades profissionais. Sendo assim, pode-se considerar a Língua Inglesa como a língua da comunicação informática, das artes como o cinema, das atividades esportivas internacionais, do transporte aéreo, das jornadas científicas e do turismo. É a língua do intercâmbio cultural entre os povos.

Diante da importância da língua inglesa, sua incorporação ao currículo nas escolas é considerada com imprescindível para a formação do aluno, uma vez que sua presença traz incontáveis benefícios. Pelo fato de ter conhecimento somente da língua materna, o sujeito fica impossibilitado de acesso a uma infinidade de informações disponíveis nos demais idiomas, sendo impossível a obtenção mais efetiva das informações capazes de contribuir para seu desenvolvimento individual (NICHOLS, 2008).

A partir desse pressuposto, há de se considerar que o aluno tem predisposição a aprender o que lhe aparenta ser necessidade. Considerando o atual mundo globalizado e multicultural em que vivemos, pode-se afirmar que o inglês é uma necessidade atual de todo indivíduo que deseja se comunicar de forma globalizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com