TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SENTIMENTOS COMO INSPIRAÇÃO NA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE FERNANDO PESSOA

Por:   •  20/1/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.400 Palavras (10 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CÂMPUS - POSSE

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS

MARIELLE VIEIRA DE SOUSA

OS SENTIMENTOS COMO INSPIRAÇÃO NA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE FERNANDO PESSOA

 LIVRO DO DESASSOSSEGO

POSSE-GO

2020

MARIELLE VIEIRA DE SOUSA

OS SENTIMENTOS COMO INSPIRAÇÃO NA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE FERNANDO PESSOA

LIVRO DO DESASSOSSEGO

Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Posse, para obtenção de conceito na disciplina de trabalho de curso. (TC-I). Sob orientação da Professora Especialista Bruna Paulo.

POSSE-GO

2020

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

  1. JUSTIFICATIVA
  1. OBJETIVOS
  1. GERAL
  2. ESPECÍFICOS
  1. METODOLOGIA DA PESQUISA
  1. CRONOGRAMA
  1. REFERÊNCIAS

Linha de pesquisa

        Este projeto tem como linha de pesquisa estudos literários, aproximando o poeta Fernando Pessoa a psicanálise de Sigmund Freud, famoso médico estudioso da influência dos desejos e sentimentos.

Tematização

        Este anteprojeto pretende discutir como o poeta Fernando Pessoa é influenciado pelas suas emoções ao realizar suas produções literárias. Há uma relação de proximidade entre as características do inconsciente com o que o escritor expressa em suas obras relacionadas aos sentimentos que por sua vez, são ferramentas de autoconhecimento.

        Fernando Pessoa é um dos poetas mais importantes do Modernismo português, lírico e nacionalista, empenhou-se em poesias voltadas para temas tradicionais de Portugal e ao lirismo saudosista, que manifesta reflexões sobre seu “eu profundo”, suas inquietações, tédio e solidão.

        Natural de Lisboa, Portugal, ficou órfão de pai aos cinco anos de idade. Em sua juventude, Pessoa deslocou-se para a África do Sul acompanhado de sua família, onde recebeu educação inglesa. Matriculou-se na faculdade de Letras, e estreou como crítico literário na revista “Águia”, liderou o grupo mentor da revista “Orpheu”, cujos ideais de renovação futurista defenderam a liberdade de expressão durante uma época em que Portugal passava por uma fase de instabilidade profunda político-social da primeira república.

        O “Livro do desassossego”, escolhido para ser objeto de análise, é uma obra permeada sobretudo pela angústia particular de um homem que ao não saber lidar com o fato de estar vivo, deposita nas suas sensações e na sua imaginação todos os suas justificativas. Fernando Pessoa retrata com profundidade e perfeição a condição da alma humana em seu século, sintetiza sonhos, angústias e valores morais em uma linha cronológica ou numa ordem específica.

2 Objetivos:

2.1 Objetivo geral

-Aproximar o comportamento emocional do heterônimo Bernardo Soares, de Fernando Pessoa, em o “Livro do desassossego”, ao mundo das emoções proposto por Sigmund Freud.

2.2 Objetivos específicos:

-Apresentar a produção literária de Fernando Pessoa, destacando seu estilo, gênero literário e o tema privilegiado em sua obra:

-Comentar sobre as características advindas de Fernando pessoa, como é Bernardo Soares, em o “Livro do desassossego”;

-Traçar um paralelo entre as peculiaridades dos sentimentos de Bernardo Soares e as características do inconsciente segundo Freud.

Justificativa

        

A presente pesquisa justifica-se para investigar a realidade emocional e sentimental de Bernardo Soares, heterônimo de Fernando Pessoa, visando compreender a sua vida celibatária e solitária. Para entender melhor este comportamento, é de suma importância a análise do conteúdo presente nas emoções, atentar-se mais profundamente ao que se passa no íntimo do autor. Destaca-se também a importância dos sentimentos na vida do escritor, pois são carregados de informação sobre ele mesmo e oferece um conhecimento maior de si, além de que traz forte influência em sua parte psicológica podendo alterar seu comportamento.

Perante um contexto social, é relevante comentar o papel da influência das emoções, o poder de sentir e expressá-las. Como se dava a postura de Bernardo Soares no meio em que ele vivia? O que o fez expressar tais sentimentos? Aprofundando mais nessa linha de pesquisa e analisando esse autor, temos um homem que encontrou o contraponto da vida vivida de forma mecânica, do cansaço e da poesia e que descreve suas emoções com lucidez.

A motivação para a escolha desse projeto se deu pela aparente aproximação com o que a psicologia se refere ao fato de que as emoções e sentimentos compõem o ser humano, juntamente com a teoria de Freud sobre a manifestação dos desejos através das emoções e o que elas dizem a respeito do indivíduo que as expressa. Nessa perspectiva, é notório para a ciência o estudo do comportamento influenciado pelos sentimentos e emoções por meio da literatura, analisar as razões e as causas que levam o autor a escrever de forma tão profunda em sua obra.

Outro aspecto de valor para o fato ser abordado, é a carência de estudo sobre o conjunto de obra de Fernando Pessoa, especificamente seu heterônimo Bernardo Soares e sua obra “Livro do desassossego”, esta pesquisa poderá acrescentar nova análise sobre o “eu profundo” do autor e temas usuais por Fernando Pessoa, como a angústia particular, as sensações e a imaginação.


Problematização

        O que se propõe é a proximidade de personalidades que se configuram entre Fernando Pessoa e Bernardo Soares do Livro do Desassossego, sendo o primeiro autor e o segundo seu heterônimo, expondo características de um imaginador de sensações. Observa-se que é comum encontrar pessoas com a personalidade de Bernardo Soares, que vivem em constante conflito interno e alteração comportamental por influência de suas emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com