TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE RACIOCÍNIO

Por:   •  18/3/2021  •  Resenha  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

1) Como vimos , a tese do Texto foi colocada na introdução e na conclusão. Por que ela deve aparecer nessas duas partes da dissertação ou pelo menos em uma delas?

A conclusão retoma a tese. No primeiro parágrafo esta tese é apresentada de um ponto de vista central, uma ideia que, de certa forma, resume o texto. Desta forma, é necessário esta ideia ser retomada na conclusão.

2) Que tipo de raciocínio está inscrito no título do Texto ? Explicite-o.

Raciocínio disjuntivo. Pois, separa os acontecimentos inscritos no título para que um deles possa ser verdade, no trecho: “Paga ou gratuita”.

3) Que tipo de raciocínio contém o fragmento abaixo?

“Hoje, com as escolas estaduais e municipais em petição de miséria, a conquista por uma vaga em universidade pública se torna cada vez mais um sonho distante para aqueles estudantes que não têm como pagar uma escola privada ou cursinho que o valha.”

Raciocino casual, pois indica a causa de um acontecimento. Isto é, a causa da dificuldade dos alunos de escolas publicas entrarem nas universidades públicas se deve ao fato da precariedade do ensino público.

4) No período abaixo, há uma linha de raciocínio embutida. Que tipo de raciocínio ele embute? Para responder essa questão, você deve desdobrar o período, que é simples, em composto.

“A cobrança de mensalidades poderia expulsar esse contingente para fora dos campi universitários.”

“Se haver a cobrança de mensalidade, então muitos estudantes serão expulsos dos campi universitários.” Portanto, o raciocínio embutido é o raciocínio hipotético. Pois, exprime uma relação entre um fato antecedente e um consequente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com