TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ortografia: a Importância da Escrita Adequada

Por:   •  14/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.376 Palavras (10 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


                                                    SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA DO PROJETO        4

2        JUSTIFICATIVA        4

3        SÉRIE/ANO A QUE O PROJETO SE DESTINA        6

4        OBJETIVOS        6

5        PROBLEMATIZAÇÃO        6

6        CONTEÚDOS CURRICULARES        7

7        O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        7

8        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO        9

9        RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        9

10        AVALIAÇÃO        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12


INTRODUÇÃO

Tão importante quanto a leitura, a ortografia é fundamental para garantir clareza e eficiência na comunicação e exposição de ideias.

Sendo definida como responsável pela escrita correta das palavras, a ortografia em sala de aula deve ser trabalhada de forma ativa; visto que, atualmente, nota-se grande dificuldade nesse aspecto devido a fatores como: o uso da linguagem virtual, pouca prática de leitura e pouco interesse pela escrita.

Enquanto a oralidade, com as variações da língua permite certo nível de informalidade, a ortografia não permite tanta flexibilidade. Nesse sentido, o objetivo primordial de trabalhá-la é desenvolver nos alunos o sentido do que é escrever, e torná-los cidadãos capazes de se comunicar clara e adequadamente em todos os âmbitos da sociedade.

  1. TEMA DO PROJETO

A escolha do tema para o presente projeto de ensino foi “A ortografia e a importância da escrita adequada”. A opção por este tema foi devida à formação deficitária de maioria dos alunos da educação básica, onde foram observados em grande frequência os desvios ortográficos na escrita.

Ao longo do projeto serão abordadas e propostas metodologias para lidar com as dificuldades e necessidades dos alunos das séries finais do ensino fundamental, buscando sanar a defasagem na comunicação escrita. Visto que a ortografia é um critério importante na produção e correção de redações, onde será exigido o domínio da norma padrão da língua e que, possivelmente serão fundamentais para o ingresso no ensino superior, além de buscar incorporar o aluno de forma eficiente nos diferentes setores sociais.

É importante proporcionar ao aluno o momento para que exercite o pensar através de atividades que o levem a refletir e ter consciência que escrever é um ato que se faz a partir do pensar.

Para a garantia do sucesso deste projeto, deverá ser promovida a participação dos alunos em todas as atividades, para a prática de forma efetiva não somente da escrita, mas da leitura e produção.

  1. JUSTIFICATIVA

A proposta de se trabalhar a ortografia tem como principal meta o desenvolvimento das habilidades de escrita e demonstrar como é rico o uso desta forma de comunicação no aprendizado com os alunos do 9º ano do ensino fundamental. E se tratando da escrita, é ir muito além dos códigos já gastos, ou domínio de regras gramaticais para garantir a compreensão e exposição de ideias com espaço para um enriquecimento cultural e pessoal.

Nessa perspectiva, a língua escrita não precisa ser imposta como recurso de dominação cultural, mas proposta aos alunos como uma forma de ampliar seu domínio lingüístico, possibilitando a capacidade de utilizá-la de maneira adequada nas mais diversas situações sociais.

Para o ensino eficiente da linguagem escrita é necessário propor ao aluno a compreensão de que nem sempre a transcrição da fala para o papel é adequada. Nas palavras de Cagliari (2001, p.85-86) “[...] muitos casos de “trocas de letras” podem ser causados pelo fato de o aluno transferir uma análise que faz de sua fala para a forma escrita.”

Faz-se necessário também, levá-los à compreensão de que fatores como: pouco hábito de leitura, comunicação em redes sociais, comunicação oral mais informal, geralmente têm sido grandes causadores dessa dificuldade com a ortografia. Assim, observa-se a necessidade de dar mais embasamento para a escrita dos alunos.

Segundo Morais (1999, p.7), “A ortografia reflete uma tentativa de unificarmos a forma como escrevemos, os milhões de habitantes deste planeta que sabem determinada língua, a fim de nos comunicarmos mais facilmente.” Nesse contexto, compreende-se que não é necessário que todas as regras ortográficas sejam dominadas, mas é fundamental compreender que o objetivo essencial da ortografia é estabelecer uma escrita padrão.

A escrita padrão, embora necessária em muitos contextos, tem cada vez mais sido deixada de lado por conta da evolução da tecnologia na comunicação que vem deformando as formas de escrita dos alunos, trazendo a criação do “internetês”, uma linguagem utilizada no meio virtual. Esta é uma prática presente no cotidiano de grande parte dos adolescentes, que cada vez mais estão se adaptando à rapidez e instantaneidade na troca e/ou busca de informações.

De acordo com Gasperetti (2011), “o ciberespaço, isto é, a própria Internet, é um mundo em que se pode viver uma outra forma de experiência virtual, paralela à real, mas sempre de grande impacto emotivo, cultural e didático.” Olhando por esta perspectiva da escrita , a tecnologia pode ser considerada uma grande ferramenta pedagógica, porém, há um certo descontrole do uso da linguagem virtual que não tem sido uma prática eficiente, pois além de diminuir o contato dos alunos com o universo dos livros, vão se distanciando das formas ortográficas adequadas que podem ser destruídas pela comodidade de se expressar cada vez mais rápido, diminuindo significativamente a estrutura e escrita da grafia correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (235.2 Kb)   docx (48.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com