TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Pronomes clíticos do português Europeu

Por:   •  13/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 9

Índice

Introdução        3

Resumo        4

Problematização        5

Objectivos        6

Hipóteses        7

Motivação        8

Justificativa        9

Revisão da literatura        10

Distribuição dos clíticos pronominais        11

Critica espacial vs critica simples        12

Padrões de colocação dos clíticos.        12

Clíticos argumentais de referência arbitrária.        13

Os pronomes clíticos do português Europeu        13

Anexos        14

Bibliografia        16

Introdução

Durante as aulas de MEIC foi no proposto um trabalho de elaboração de um projecto de pesquisa, que será feito de forma de gradativa ate ao final do semestre, onde o tema é de livre escolha. Nesta perspectiva, irá se abordar aqui sobre os pronomes clíticos, me, te, lhe e nos.

A escolha deste tema, deveu-se sobretudo a erros cometidos em várias circunstâncias do quotidiano, especialmente nas conversas e também por ser cometido pelos estudantes Universitários, e pela sociedade em geral usam os pronomes clíticos antes do verbo, como podemos ver alguns exemplos abaixo extraídos em uma dessas circunstâncias:

Ex1: Ele me devolveu a cópias.

Ex2: Ele lhe pagou o transporte.

Ex3: Nós nos reunimos para fazer o trabalho.

Com base neste trabalho teremos a oportunidade de conhecer a origem destes problemas, e em seguida propor as possíveis soluções.

Resumo

Os pronomes clíticos serão os assuntos principais que serão desenvolvidos ou abordados neste trabalho, especialmente os clíticos me,te,lhe,e nos, Falaremos destes por serem frequentemente usados no nosso quotidiano e são mal empregados ou usados.   os pronomes clíticos quanto a sua colocação podem ser proclise ,énclise e mesoclise, isso ocorre porque os pronomes átonos podem assumir três posições diferentes  que são antes do verbo, depois do verbo e no interior do verbo.

Cunha e Cintra (1999:78) definem o clítico pronominal como sendo um constituinte da frase que é fonologicamente com palavras com que não forma construções morfológicas, ficando a depender do acento dessas palavras podendo ser enclítico, proclítico e mesoclítico.

Cunha e Cintra (1999:78) define o clítico pronominal como sendo um constituinte da frase que é fonologicamente e sintacticamente dependente de um verbo, adjacente a esse verbo e que é interpretado como sujeito, objecto directo ou indirecto.

Matos (2003:286­287) afirma que os clíticos pronominais são também designados átonos ou especiais e que correspondem prototipicamente as formas átonas do pronome pessoal que ocorrem associadas a posição dos complementos dos verbos. Consoante a pessoa gramatical e a forma casual a que correspondem, os clíticos pronominais podem ser não reflexos e podem ser reflexos.

Palavras-chave: conceito dos pronomes clíticos, padrão dos clíticos, tipos de clíticos .

Problematização 

No nosso dia-a-dia, é frequente o uso dos pronomes clíticos, sobretudo nas conversas informais, na sala de aulas e em outros lugares, porém em todos estes casos nem sempre empregamos os clíticos devidamente, sobretudo quando nos referimos dos estudantes Universitários que também acabam tendo ou cometendo os erros do mesmo género, de usar os clíticos antes do verbo.

Nesta óptica de ideia surge a seguinte questão: Porque que os estudantes do 1ano do curso de português, usam os pronomes clíticos antes do verbo?

 Objectivos

Objectivo geral:

  - Conhecer a origem dos problemas no uso dos pronomes clíticos

Objectivos específicos:

- Identificar as causa que levam ao mau emprego dos pronomes clíticos.

  -Mencionar as causa do mau emprego dos clíticos

- Propor estratégias papa a solução do problema com os clíticos.

Hipóteses 

- O problema do mau uso dos clíticos pode dever-se por influência das línguas bantos

- O problema do mau uso dos clíticos pode dever se porque os estudantes não gostam de ler as gramáticas

Motivação 

O motivo pelo qual leva-se a trabalhar este tema, é porque faz parte do nosso dia-a-dia, fazer o uso frequente dos clíticos, e por conseguinte empregamos de forma errada os clíticos, facto este que leva-nos a pesquisar mais sobre o assunto para melhor entender e aprendermos a fazer o uso correcto dos mesmos, e também por englobar toda a sociedade e em especial aos estudantes do curso de português.

Justificativa 

No nosso dia-a-dia, nas conversas, nas conferências, e em diferentes momentos, é frequente fazermos o uso dos pronomes clíticos, porem na maioria das vezes fazemos o uso deles de forma inadequada, e este facto tem se alastrado ate aos estudantes e toda a sociedade em geral.

Estes e entre outros são as inquietações que levam nos a pesquisar sobre o tema.

A partir deste tema, pretende se ajudar a sociedade a fazer o uso correcto dos clíticos,

Com base neste trabalho pretende se contribuir de forma significativa no campo científico, a adoptar métodos e estratégias que facilitem o uso dos pronomes clíticos no processo do ensino e aprendizagem.

Revisão da literatura

Visão geral dos pronomes cliticos.

Cunha e Cintra (1999:78) definem o clítico pronominal como sendo um constituinte da frase que é fonologicamente com palavras com que não forma construções morfológicas, ficando a depender do acento dessas palavras podendo ser enclítico, proclítico e mesoclítico.

Cunha e Cintra (1999:78) define o clítico pronominal como sendo um constituinte da frase que é fonologicamente e sintacticamente dependente de um verbo, adjacente a esse verbo e que é interpretado como sujeito, objecto directo ou indirecto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com