TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLATAFORMA PEDAGÓGICA: EMBRIÃO EDUCACIONAL

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

PLATAFORMA PEDAGÓGICA:

EMBRIÃO EDUCACIONAL

O princípio basilar da educação no mundo tem as suas marcas caracterizadas na pessoa do mestre, aquele que transmitia e ainda transmite aos seus descendentes ou até mesmo discípulos, seus conhecimentos de forma cadenciada e rotineira, nascendo assim o estereótipo do professor pedagogo, do mediador, quais sejam as definições que podemos reconhecê-lo no mundo contemporâneo.

A plataforma de formação dos profissionais da educação, sua profissionalização e o exercício desses profissionais no Brasil acumulam uma história de lutas, conflitos e de muito empenho e dedicação, apesar da não valorização e da falta de condições devidas e necessárias à qualidade da sua formação e do seu trabalho profissional, por parte do Poder Público. Em contrapartida, com a grande expansão das redes de ensino e dos cursos nos mais diversos formatos e modalidades, em curto espaço de tempo, e a ampliação consequente da necessidade de profissionais, fez da profissão pedagógica a maneira mais rápida para se forma cidadãos.

Seu papel é fundamental e norteador para estimular a formação crítico-social dos sujeitos, fortalecendo a mediação entre diferentes atores do processo pedagógico a partir da integração da tríade família-comunidade-escola e promover ações que reforcem o caráter à diversidade e à inclusão social.

O Pedagogo e a sua presença funcional

Não obstante, o profissional pedagógico busca dentre as variadas atribuições que lhes são outorgadas, articular no seu âmbito de atuação, grupos de estudos de forma coordenada e integrada aprofundando de forma incisa os temas relativos a prática cotidiana educacional fazendo com que a reflexão se faça presente e rotineiramente em todas as fases do desenvolvimento cognitivo. Estarão inseridas as propostas no cerne da realidade escolar, que buscará adequar os temas via reuniões pedagógicas, cabendo ao pedagogo de forma suplementar buscar e compactar os interesses da maioria da população. Vislumbrando-se a escolha de como serão formadas as turmas, opiniões serão inseridas conforme determinações dos planejamentos internos junto à organização do calendário escolar, que também compete ao pedagogo e todos os requisitos desse planejamento seguem e orientam-se pelas normas da SEED, planejando assim o início e término das atividades escolares a serem realizadas diariamente e durante o ano letivo nos espaços educativos.

Recentes mudanças que vêm se propagando no campo educacional provocadas pelas mutações aceleradas no mundo globalizado exigem que a instituição escola através de seus agentes de ensino adotem novos comportamentos e abordagens pedagógicas que estejam configuradas em um projeto político pedagógico que vise preparar alunos para atuarem na sociedade como profissionais capazes de desenvolver competências e habilidades nas mais diversas facetas do conhecimento e como cidadão/cidadã que sabe conviver em universalidade com os princípios éticos e de solidariedade.

O Pedagogo assume a tarefa de orientar a prática educativa de modos conscientes, intencionais, sistemáticos, para finalidades sociais e políticas cunhadas a partir de interesses concretos no seio da prática social, ou seja, de acordo com exigências concretas postas à humanização num determinado contexto histórico social. Junto a isso formula e desenvolve condições metodológicas e organizativas para viabilizar a atividade educativa nos âmbitos da escola e extra-escola.

A existência de uma atividade proveitosa onde se insere alunos e professores, diga-se, o momento lazer-escola (recreio), o pedagogo contribui para que esse momento seja bem aproveitado de forma que, quando retornarem as salas de aulas (os alunos) voltem motivados dando continuidade aos afazeres escolares com mais interesse. Deste modo este Pedagogo merece destaque solidificando as relações que se firmam no ambiente escolar apontando para o binômio professor-aluno.

O destaque em foco reporta-se às disciplinas que integram o momento acadêmico em questão, e o pedagogo busca preencher lacunas até então ocasionadas pela falta de material humano nas gestões de ensino. Os espaços educativos favorecerem o ambiente, onde, diretores, pedagogos, professores, associações de pais e representantes das comunidades circunvizinhas à escola devem valorizar a participação coletiva como ingrediente principal dos resultados almejados.

Informar ao coletivo da comunidade escolar os dados do aproveitamento escolar traz a responsabilidade para a área de influência do pedagogo, de forma a promover e incentivar o processo de reflexão-ação nos termos de se estimular o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com