TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POR UM NOVO CONCEITO E PARADIGMA DE EDUCAÇÃO DIGITAL ONLIFE

Por:   •  10/9/2021  •  Resenha  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

CAMPUS PEDREIRAS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LITERATURA E ENSINO

FRANSUELE MACHADO DE MOURA

POR UM NOVO CONCEITO E PARADIGMA DE EDUCAÇÃO DIGITAL ONLIFE”

Pedreiras – MA

2021

FRANSUELE MACHADO DE MOURA

POR UM NOVO CONCEITO E PARADIGMA DE EDUCAÇÃO DIGITAL ONLIFE”

Trabalho apresentado ao curso de Pós-
Graduação Literatura e Ensino da disciplina: EaD para obtenção parcial de nota

Tutora: Elane Plácido.

Pedreiras – MA

2021

POR UM NOVO CONCEITO E PARADIGMA DE EDUCAÇÃO DIGITAL ONLIFE

OnLIFE pertence a atual realidade conectada, onde não se faz sentido diferenciar se estamos online ou off-line. Onde “real” e “virtual” se misturam e que nos leva a refleti, todas as atividades humanas e, principalmente, a Educação.

A Educação Mediada Pelo Digital e Suas Variantes Conceptuais

No ponto de vista moderna, os professores precisam agregar as TDIC no seu dia a dia, ter disposição para uma renovação metodológica e de atitude. Eles necessitam ter conhecimento do desenvolvimento humano, ter predisposição para interagir com os estudantes utilizando os mais variados espaços e recursos tecnológicos disponíveis, como também repensar a concepção de ensino e aprendizagem e seu papel no processo de aprendizagem.

Ensino Remoto ou Aula Remota / Ensino à Distância / Educação a Distância

O ensino remoto preconiza a comunicação em tempo real das aulas, com intuito em que docente e discente gerem interações nos mesmos horários em que as aulas da disciplina ocorreriam no modelo presencial. Ou seja, conservar a rotina de sala de aula em um ambiente virtual acessado por cada um de diferentes localidades.

Assim, o ensino remoto surge como uma interessante saída para momentos emergenciais como o que vivemos, pois viabiliza a continuidade das atividades pedagógicas pela internet. Já a modalidade EaD, possui uma  estrutura política e didática-pedagógica completa, buscando agregar flexivelmente toda gama de conteúdos e atividades para cada disciplina, de acordo com objetivos e características dos conhecimentos e das habilidades gerais, estas características é que tornam a EaD um ambiente interativo e colaborativo. Mattos e Burnham (2005, p.2) em seu artigo EaD: Espaço de (In) Formação/Aprendizagem de professor-produtor demonstram que:

[...] a Educação a Distância traz características próprias que impõem a necessidade de novas aprendizagens por parte de quem planeja, desenvolve e avalia, implicando, inclusive, na necessidade de que seja construída uma nova maneira de compreender o processo de ensino e aprendizagem.

ELearning

E-learning é um uma forma de educação a distância que emprega recursos computacionais e audiovisuais para promover o aprendizado a uma pessoa, um grupo ou uma comunidade. O e-learning existe apenas no contexto da popularização dos computadores pessoais e da internet, que possibilitaram a troca instantânea de informações e facilitaram o compartilhamento de materiais a distância.

Educação Online

Trata-se de construir o conhecimento em grupo, valorizando-se os múltiplos saberes de cada aluno da turma com a mediação de um bom professor. Lowenthal, Wilson e Parrish (2009), simplesmente referem-se à tecnologia ou ao contexto com o qual a tecnologia é utilizada.  Nessa concepção, os computadores em rede são usados como meios de interação social, não como máquinas para ensinar, mas sim para conectar as pessoas.

Web-based learning

Uma metodologia que usa os mecanismos da Web para gerar aprendizagem dinâmica e didática, o intuito da Web-based learning é flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem entre professor e aluno. “A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos estudantes, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece.” ( MORAN, 2003, p. 15 ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com