TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPREENDENDO O CONCEITO DE PARADIGMA E PENSAMENTO SISTÊMICO

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

COMPREENDENDO O CONCEITO DE PARADIGMA E PENSAMENTO SISTÊMICO

Paradigmas são padrões estabelecidos, formas de compreender aquilo que nos rodeia, passamos por vários paradigmas em que eram predominantes uma forma de compreender e absorver o mundo, já que produzimos nele e somos produzidos por ele, nosso modo de vestir, pensar e existir.

Todos esses paradigmas cada um a seu tempo, é, portanto, um sistema compartilhado de valores e crenças que fomenta as bases de uma organização social.

Já quando falamos em pensamento sistêmico estamos nos referindo a um sistema que reconhece em essência a pluralidade e, portanto, os antagonismos presentes nos paradigmas e busca uma saída coesa e consensual a possíveis conflitos.

É, portanto, enxergar e perceber que as relações humanas são dinâmicas e que tudo está inter-relacionado, deve ser percebido de forma holística, tudo que um membro de determinado grupo faz interfere no mundo do outro, nos dando a ideia de co – responsabilidade e deixamos de utilizar o ser para usarmos o estar, os indivíduos são vistos holisticamente, e os contextos e vivências considerados e válidos na ocasião em que ocorrem.

Paradigmas sociais e pensamento sistêmico coexistem e o pensamento sistêmico se difere do paradigma pois considera a multiplicidade de contextos possíveis e a interligação existente nas relações humanas.

Entregando ao grupo a possibilidade de reflexão, e a partir desse ponto considerar quais fatores e atitudes são capazes de possibilitar relações mais saudáveis congruentes e íntegras, afetando a sociedade ali firmada de maneira honesta e, portanto, transformadora.

Agindo em vários níveis viabilizando uma visão verdadeiramente holística do todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (26.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com