TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Pesquisas Acadêmicas: PORTFÓLIO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  1.967 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1: Acordo Ortográfico: Principais mudanças e como afetou a vida dos brasileiros.

A Reforma Ortográfica é um acordo internacional feito pelos países lusófonos para unificar a forma de escrita nestes países. Falamos em Países lusófonos quando referimos a Países que falam a língua portuguesa. A língua portuguesa é falada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e outras comunidades, como por exemplo, os presentes em Goa, na Índia; e em Guiné Equatorial. As principais mudanças ortográficas, oriundas deste acordo foram relacionadas à acentuação, uso do hífen, acento diferencial de alguns verbos, bem como de determinadas palavras homógrafas, uso do trema e a inclusão das consoantes K, W e Y no alfabeto oficial.

O acordo entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2009, o prazo para adaptação é até dezembro de 2015, durante este período, nos exames escolares, vestibulares, concursos públicos e demais esferas nas quais a língua escrita se manifesta, serão aceitas as duas grafias – a atual e a antiga. Com essas mudanças milhares de livros, dicionários, apostilas, manuais e jogos deverão ser atualizados e reimpressos.

Para os adeptos aos verificadores ortográficos em softwares editores de texto, as dificuldades se darão pela desatualização das regras ortográficas, inclusive com a correção automática das palavras.

Etapa 2: Qual a importância da Disciplina Comunicação e Expressão e sua influência na inserção no mercado de trabalho.

Quando vi em minha Grade Curricular a Disciplina Comunicação e Expressão pensei. Mas pra que estudar isso, já estudei no Ensino Fundamental e Médio?

Mas ao assistir as aulas percebi que muita coisa já havia esquecido e que outras haviam mudado. Através das pesquisas notei que escrever e comunicar-se bem são de suma importância.

A comunicação esta inserida em todos os setores ao nosso redor, ela é fundamental nos dias de hoje, pois tudo que precisamos fazer para alavancar a nossa carreira envolve redação ou uma boa escrita para se destacar, seja numa seleção de emprego, de uma redação para concurso, uma apresentação pessoal ou até mesmo um teste para subir de cargo. Se não dominarmos a habilidade da escrita, podemos nos dar mal em uma dessas etapas.

Cada vez mais nos comunicamos através da Internet, e-mails, comunicados internos, memorandos, cartas, etc., desse modo, um texto escrito de forma clara e coesa é de fundamental importância em muitas situações. Alguns profissionais utilizam da modalidade escrita para discriminar e distribuir tarefas, expor ideias, divulgar pesquisas e propor negócios. Diversos especialistas afirmam “que o domínio da língua portuguesa, a boa escrita indica raciocínio bem estruturado, bom nível cultural, zelo e atenção a detalhes, características muito valorizadas pelas organizações atualmente.”

Com os novos meios de comunicação, a leitura foi perdendo espaço, mas é lendo que conseguimos melhorar o vocabulário, a gramática, a sintaxe e até mesmo a interpretação de textos. Se existe um antídoto para a dificuldade de escrita, esse remédio chama-se leitura.

Por isso não podemos perder tempo esperando alguém nos alertar da importância do idioma português

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com