TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL, O ENSINO MÉDIO E OS DOCUMENTOS OFICIAIS: UM OLHAR VOLTADO PARA A TURMA FINALISTA DA E. E. N. S. DE NAZARÉ EM MANACAPURU-AM.

Por:   •  28/2/2020  •  Artigo  •  5.446 Palavras (22 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA[pic 1]

ESCOLA NORMAL SUPERIOR

CURSO DE LETRAS MEDIADO POR TECNOLOGIA

Larissa dos Santos Paiva

PRODUÇÃO TEXTUAL, O ENSINO MÉDIO E OS DOCUMENTOS OFICIAIS: UM OLHAR VOLTADO PARA A TURMA FINALISTA DA E. E. N. S. DE NAZARÉ EM MANACAPURU-AM.

MANACAPURU-AM

2019

LARISSA DOS SANTOS PAIVA

PRODUÇÃO TEXTUAL, O ENSINO MÉDIO E OS DOCUMENTOS OFICIAIS: UM OLHAR VOLTADO PARA A TURMA FINALISTA DA E. E. N. S. DE NAZARÉ EM MANACAPURU-AM.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau em Licenciado em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Orientadora: Profa. MSc Raquel Salgado Marques

MANACAPURU-AM

2019

PRODUÇÃO TEXTUAL, O ENSINO MÉDIO E OS DOCUMENTOS OFICIAIS: UM OLHAR VOLTADO PARA A TURMA FINALISTA DA E. E. N. S. DE NAZARÉ EM MANACAPURU-AM.

Larissa dos Santos Paiva[1]

Raquel Marques Salgado[2]*[3]*

Resumo

Este artigo, inserido em Estudos Linguísticos, com linha de pesquisa em Produção Textual, de natureza quali-quantitativa, teve como objetivo verificar as condições em que professor, aluno e escola através dos documentos oficiais para a educação, fazem menção à produção textual no último ano de ensino da educação básica. Com observação de aulas e aplicação de questionários para alunos e professores da turma finalista da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré – Manacapuru/Am. pôde-se observar como são ministradas as aulas sobre produção textual , além disso, houve o estudo dos  documentos oficiais para se ter uma ideia de como o professor deve encaminhar as aulas, pois os mesmos foram criados como forma de auxiliar os docentes. Tendo em vista que poucos alunos conseguem alcançar uma boa nota na redação que vem nas provas de Vestibular/Enem é que este estudo foi feito, os documentos oficiais fornecidos pelo Ministério da Educação quase não fornecem discursões e métodos capazes de fazer com que os alunos possam se interessar pela produção textual. Fica claro que a falta de interesse dos alunos está ligado ao método pelo qual ela é ensinada, método esse que deveria estar presente nos documentos oficiais que são a base para a educação.

Palavras-chave: Produção textual. Documentos oficiais. Vestibular. Enem. Redação.

1 INTRODUÇÃO

A Produção Textual no 3º Ano do Ensino Médio é sem dúvida uma das preocupações mais latentes tanto para professores quanto para alunos. Professores estão preocupados em tornar seus alunos capazes de produzir textos dissertativos com qualidade, enquanto que alunos estão concentrados na missão de fazer textos dissertativos conforme pedem os vestibulares nos quais eles irão fazer para poder adentrar em um curso superior.

Na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, no município de Manacapuru-AM não é diferente, pois docentes e discentes enfrentam os mesmos problemas e tentam solucioná-los através da aplicação das propostas dos documentos oficiais que o Ministério da Educação e Secretarias Estadual e Municipal de Educação disponibilizam. Tais documentos não servem somente para a solução do problema da Produção Textual dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, mas também para ajudar os professores em suas aulas tornando-as mais acessíveis e melhores, com a intenção de fazer com que os alunos tomem gosto pela produção de texto.

A pesquisa apresentada neste artigo respondeu às seguintes questões: Quais os fatores que influenciam os alunos na Produção Textual? Qual a importância da Produção Textual para os alunos do 3º Ano do Ensino Médio? Quais as dificuldades de Produção Textual para os alunos do 3º Ano do EM? O que os documentos oficiais sugerem sobre a Produção Textual no EM? Essas questões foram respondidas através dos teóricos apresentados e também por meio da pesquisa documental e de campo, utilizando a aplicação de questionário aos professores e alunos, além da análise da amostragem de produção textual feitas pelos alunos da turma escolhida.

A pesquisa teve por objetivo geral analisar por meio dos documentos oficiais para a educação no Ensino Médio por que há dificuldade dos alunos em fazer produção textual e por objetivos específicos mostrar a importância da Produção Textual; identificar fatores externos e internos que, através de análise da produção textual dos alunos, influenciaram ou não os mesmos para fazerem a produção; verificar se o professor em suas aulas leva o aluno a produzir bons textos, e, para ajudar na análise dos dados, contamos com o que os documentos oficiais citam a respeito do tema.

Nesse sentido, essa pesquisa justifica-se na medida em que pretendeu discutir porque os alunos, apesar de finalistas, ainda têm dificuldades em produzir textos dissertativos, e ainda, porque traz resultados comprobatórios de como está o ensino-aprendizagem dentro das escolas públicas de Manacapuru, servindo de base para outros pesquisadores que procurarão informações sobre a temática, lembrando que esta não se esgota nesse artigo, mas abre espaço para novas discussões.

Para uma melhor compreensão, esta investigação está distribuída nas seguintes secções: (i) a produção textual; (ii) o que dizem os documentos oficiais sobre a produção textual; (iii) análise dos dados.

2 A PRODUÇÃO TEXTUAL

Segundo o Dicionário Online de Português – Dicio entende-se por produção tudo que é elaborado e produzido; entende-se por texto as palavras citadas para demonstrar algo ou alguma coisa, para a junção das duas palavras temos outro significado: a construção de textos, ou seja, a reunião de palavras, com coesão e coerência, para se formar parágrafos que então formarão um texto maior.

Com a ajuda de nosso conhecimento prévio, pensamentos e imaginação, damos a escrita um novo sentido, e conseguimos passar para o papel tudo que falamos e pensamos, dessa forma conseguimos organizar, de forma culta, concreta e com um alto nível de qualidade tudo o que pensamos e falamos. Em nossa atual sociedade, trabalhamos com produção textual o tempo todo, fazemos cartas, bilhetes, escrevemos receitas, anotamos dados, nos comunicamos expomos nossa opinião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (228.2 Kb)   docx (56.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com