TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Artigo: PROJETO MULTIDISCIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

AGDA ÂNGELA DE MORAES RA: 3830701497

MARIA ENILDA DIAS DOMICIANO RA: 4336824771

ROSANGELA MELLO DA SILVA RA: 4929816928

SABRINA AP. DA SILVA NUNES RA: 4929802165

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.

CIDADE

Junho /2013

IDENTIFICAÇÃO:

Título: A Importância da Água

Nome da Escola: E.M.E.F.I EMÍLIO SIMONETTI

Turma: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Faixa Etária: 6 anos

DURAÇÃO: 1 Trimestre - 2h\aula semanais

INTRODUÇÃO:

Mostrar aos alunos a importância da água para todos os seres vivos do planeta e, que ocorre a diminuição da mesma a cada dia, devido ao uso irresponsável da água e dos problemas como a poluição, o desperdício e o assoreamento dos rios. O tema foi escolhido para conscientizar os alunos, quanto ao uso consciente da água, ensinando-os a refletir sobre a preservação do meio ambiente para garantir um futuro melhor.

OBJETIVOS:

 Identificar onde encontramos água na natureza

 Mostrar a importância da água para a natureza e os seres vivos

 Esclarecer para os alunos como a água chega até nossas casas

 Apresentar os cuidados que devemos ter com as fontes de água

 Identificar qual a importância da água para a nossa higiene (lavar as mãos, tomar banho, escovar os dentes e etc...)

 Reconhecer o desenvolvimento do meio ambiente com a presença da água

 Estimular a percepção com relação a importância da água para o corpo humano

Despertando o interesse:

 De onde vem a água?

 Como ela chega até nossas casas para consumo?

 Para que usamos a água?

 Como podemos economizar para ajudar nosso planeta?

 Como a água ajuda no desenvolvimento do meio ambiente?

 Por que a água é importante para nosso corpo, nossa saúde?

 Que cuidados devemos ter com a água?

Tais perguntas instigam os alunos a discutir o tema e a refletir sobre suas

Ações cotidianas.

Aula de Português:

Propor aos alunos que elaborem uma lista de atividade diárias que eles utilizam a água, como lavar as mãos, cozinhar, tomar banho e etc....

Ouvir a música de Chitãozinho e Xororó “Planeta Azul” e produzir uma redação sobre a “Importância da água para o nosso planeta”. Propor uma atividade aos alunos de complete a frase, demonstrando a eles como economizar água, para ajudar o Planeta. Produzir um caça palavras para que os alunos encontrem as palavras que ajudam a economizar água. Produzir cartazes com colagens de jornais e revistas mostrando a maneira correta de utilizar a água.

Aula de Matemática:

Pedir aos alunos que tragam uma conta de água recente para desenvolver a atividade. Fazer com que eles identifiquem o consumo do mês, sendo assim identificando o quanto de água foi gasto no mês. Pedir a eles que economizem água em suas casas dando exemplos de fechar a torneira para escovar os dentes demorar menos no banho, fechar as torneiras se estiver vazando e etc....

Após terem economizado a água trazer a conta do mês seguinte e fazer a comparação e calcular quantos litros de águas eles conseguiram economizar no mês. Propor aos alunos problemas matemáticos sobre a água.

Aula de Ciências:

Dar uma aula aos alunos sobre saneamento básico, mostrando a eles a importância da água limpa e os problemas com a água contaminada. Mostrar aos alunos a importância da água para os seres vivos, dando exemplos como no que usamos a água, como para beber, na produção de energia, no habitat, na irrigação das plantas, nas industrias, escolas, casas entre outros. Propor uma atividade de colagem de imagens relacionados a cada exemplo citado acima.

Levar os alunos até a cozinha da escola pedir para que eles lavem as mãos pois vão manusear alimentos, vão fazer uma salada de frutas a ideia é mostrar aos alunos que os alimentos também contém água. Fazer uma experiência com os alunos sobre os estados da água o liquido, o sólido levar cubos de gelo para a sala de aula e deixá-los em repouso em temperatura ambiente, após o derretimento ajudar os alunos estabelecerem uma relação entre o sólido e o liquido, para a evaporação colocaremos uma garrafa tampada e uma sem tampa na janela da sala e depois de dois dias veremos o que aconteceu, a garrafa tampada estará com gotículas em cima e a garrafa destampada terá evaporado um pouco com base nessa observação fazer um questionário para os alunos como onde foi parar a água da garrafa destampada?

Aula de História:

Aula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com