TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO .

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Atividades da Disciplina de Prática Docente

LICENCIATURA EM LETRAS - INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE:VAE)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE

SEQUÊNCIA  DIDÁTICA

Débora Luisa da Silva Ribeiro - RA 1335361

Divino Bezerra da Silva - RA 1301351

Divinópolis

2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

1. IDENTIFICAÇÃO:

Nível de Ensino:           (  x  )   Ensino Fundamental II - 6º ano

Tema: Genêro Textual: Noticia     Disciplina: Língua Portuguesa

2. JUSTIFICATIVAS

Noticia é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano, tudo pode virar noticia. A partir desse ponto vemos a necessidade de se compreender com mais detalhes esse gênero, que pela sua abrangência pode ser chamado de um gênero popular.

3. CONTEÚDOS

Gênero textual: noticia, conhecer esse gênero nas diversas formas que possui nos dias atuais de alta globalização, a noticia que antes era impressa e de difícil acesso, hoje a obtemos através da televisão, internet, revistas, jornais, celulares e a cada dia que passa evolui mais através dos meios de comunicação.

4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo geral

Conhecer o gênero textual noticia

4.2 Objetivos específicos

  • Reconhecer uma noticia
  • Analisar quanto as suas características
  • Reproduzir a noticia
  • Criar uma noticia através de uma simples imagem

5. RECURSOS

Para o desenvolvimento utilizaremos a sala de aula; quadro; giz; caneta; lápis; borracha; tesoura; cola; régua; jornal; revista; computador; internet; folha branca A4; reportagem impressa; televisão e o que mais julgar necessário ao longo do trabalho.

6.  TEMPO ESTIMADO

1 Mês

8 Aulas

7. DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS

1ª etapa (2 aulas)

Apresentar aos alunos o tema da sequência didática a ser trabalhada durante o bimestre e mostrar a eles a importância que a noticia tem em nosso cotidiano. Para compreenderem melhor o que é, para que serve e a sua estrutura vamos fazer uma analise de uma noticia, e assim observar o conhecimento prévio de cada aluno.

[pic 2]

Pedir aos alunos que fiquem em duplas, para leitura da noticia e em seguida responder as perguntas escritas no quadro com toda a turma e orientação do professor.

  1. Qual a manchete ou título principal da noticia?
  2. Qual o subtítulo ou titulo auxiliar?
  3. Qual o assunto da noticia?
  4. O que aconteceu?
  5. Onde?
  6. Quando?
  7. Por quê?
  8. Com quem?

Responder as perguntas com os alunos explicando passo a passo as partes que constituem esse gênero.

  • Manchete ou título principal: Revela o principal assunto do texto, é escrito em fonte maior e às vezes em negrito, deve ser objetivo e atrativo e o primeiro contato com o leitor e pode ser nesse momento que ele decidirá se le ou não a noticia.
  • Subtítulo ou título auxiliar: Geralmente maior que o título principal, é um complemento contem mais informações de forma a convencer o leitor a ler a noticia.
  • Lide: (um termo inglês derivado da palavra “leard” que significa conduzir) Logo no inicio destacamos os fatos mais importantes da noticia aqueles necessários para respondermos algumas perguntas básicas (Qual o assunto da noticia? O que aconteceu? Onde? Quando? Por quê? Com quem?)
  • Corpo da noticia: é o restante da noticia, nele colocaremos os fatos de forma mais detalhada e especifica para que o leitor fique bem informado.
  • Imagem: É um outro complemento da noticia, pode ser uma fotografia, gráficos ou desenho. Ela pode ser fundamental para o entendimento ou apenas ilustrativa. Vem acompanhada de uma legenda.
  • Legenda: É um pequeno texto que aparece perto da imagem que a contextualiza e da apoio a noticia.

2ª etapa (3 aulas)

Levar os alunos para a sala de informática, em dupla eles deverão entrar na internet e escolher uma noticia para em seguida responder o mesmo questionário feito na primeira etapa. Entregar ao professor.

Os alunos deveram assistir a um tele jornal em casa e escolher uma noticia, para no dia seguinte em sala de aula, reproduzir de forma escrita, essa reprodução será feita em folha A4 e entregue ao professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (304.7 Kb)   docx (156.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com