TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  1.255 Visualizações

Página 1 de 5

LICENCIATURA EM LETRAS ESPANHOL

PRÁTICA DE ENSINO VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO

(PE:VAE)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

PLANO DE AULA – EF II

Edvani Caroline de Morais

RA: 1300265

POLO MARINGÁ

2014

PLANO DE AULA – Ensino Fundamental ll

Disciplina: Língua Portuguesa

Tema da aula: Gênero textual Notícia 

Nível de Ensino: 6° ano

1. Conteúdos: Produção de texto (Gênero jornalístico); Elementos composicionais do gênero; Uso da linguagem; Análise de textos.

2. Objetivos:

- Diferenciar opinião relativa de fato;

- Identificar a finalidade do gênero textual notícia;

- Reconhecer e empregar com maior facilidade no dia a dia este tipo de gênero textual.        

3. Recursos: jornais, revistas, tesoura, cola, lápis, borracha, folha sulfite e/ou caderno.

4. Estratégias

a) Introdução ao tema (Duração: 10 a 15 minutos).

De início deverá ser exposto o tema da aula (oralmente), dissertando sobre os gêneros textuais de modo geral, para isto o professor deve estar bem preparado para o tema da aula a fim de sanar dúvidas ou responder perguntas que venham surgir no decorrer da apresentação. (É importante também que o professor leia todo o plano de aula e pesquise mais sobre o tema, até mesmo para aprendizado próprio). Na exposição oral deve ser apresentando de modo mais específico o gênero notícia, juntamente com suas características e curiosidades, por exemplo: como reconhecê-lo, onde o encontramos, qual a sua utilidade em nosso cotidiano, quais os principais conectivo encontrados neste gênero, o que dá maior qualidade em uma notícia.

É interessante também que seja falado sobre as atividades que serão desenvolvidas na aula e dos materiais que serão utilizados, pois isto despertará interesse nos alunos. Esta etapa tem que ser exposta de modo a cativar os alunos. O professor deve levar cartazes com grandes manchetes e notícias para ajudá-lo a expor o tema, apresentando assim a dinâmica da aula.

b) Desenvolvimento da aula (Duração: 20 a 25 minutos).

Após a etapa de pesquisa é importante que algumas informações fiquem registradas, por isso o professor deverá passar os textos a seguir utilizando a lousa ou uma apresentação de slides (se possível) e os alunos devem copiar. No caso do professor optar pela apresentação de slides, é interessante que está venha com figuras ilustrativas que tenham relação com o tema.

Texto: Gêneros textual Notícia

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Podemos citar então:  cronicas, poemas, prosa, contos etc. Temos também os gêneros mais presentes em nosso cotidiano, como  notícia, bilhetes, cartas, e-mails, convites, receitas, listas, rótulos e embalagens.

Enquanto gênero jornalístico, a notícia é composta por uma estrutura definida, que pode apresentar pequenas variações conforme o suporte (jornal impresso, internet, etc.), mas que, em geral, segue os padrões de manchete, lead e corpo textual. Os principais conectivos que a acompanham são: O quê? (O fato ocorrido), Quem? (O personagem envolvido), Quando?(O momento do fato), Onde?(O local do fato), Como? (O modo como o fato ocorreu), Por quê?(A causa do fato).

Pela definição de jornalistas, a notícia seria um registro de um fato novo, recente, sem comentários, juízos de valor ou interpretação e, assim, é escrita em 3ª pessoa. Já a reportagem não necessariamente parte de um fato novo, possibilita um texto mais extenso, contemplando investigações mais detalhadas do assunto, permitindo a ocorrência de posicionamentos e opiniões. Portanto, a notícia informa os fatos de maneira objetiva, aponta as razões e efeitos, já a reportagem vai mais a fundo fazendo investigações, fazendo comentários, levantando questões, discutindo e argumentando.

Explicação: No primeiro parágrafo o essencial é que o professor deixe claro para os alunos que os gêneros textuais são estruturas que também fazem parte nosso cotidiano e que os utilizamos freqüentemente para nos comunicar. No segundo aparecerá então o tema da aula: o gênero textual notícia, onde deve ser ressaltada sua importância, pois este promove um meio de comunicação sobre fatos muito importantes que ocorrem a todo instante no mundo e que chegam a nós principalmente e em primeira mão por meio da notícia. O professor deverá citar os conectivos que então geralmente o acompanham.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com