TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de ensino : Vivência no ambiente educativo

Por:   •  24/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL

PRÁTICA DE ENSINO VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE:VAE)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

PLANO DE AULA- EF II

MARIVAN DOS SANTOS LIMA 1433744

APARECIDA DE GOIÂNIA

2015


ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA- EF II

Tema da aula: Figuras de linguagem                Disciplina: Língua Portuguesa

Nível de ensino: Ensino Fundamental II – 9° ano

Tempo de duração de aula: 45 minutos

Conteúdos: As principais figuras de linguagem.

Objetivo: Conhecer os diferentes tipos de figuras de linguagem utilizados para que saiba analisa-las nos textos. Compreender o uso e aplicação desses elementos em meio as obras, para assim identificar os sentidos reais delas. Classifica-las corretamente, para melhor análise textual.

Recursos: Cópias do texto E vem o sol, de João Anzanello Carrascoza, texto Inutilidaes de José Paulo Paes, Tirinhas diversas para análise, quadro branco, cópias da música Carinhoso da Marisa Monte, poema de Camões Amor é fogo que arde sem se ver.

Etapas da aula:

Introdução:

Em um primeiro momento será apresentado a turma o texto de Camões, serão discutidos a forma como ele fala, dando características ao amor. Os alunos serão chamados a avaliar qual dos versos do poema chamam mais sua atenção, qual o motivo, e o como o verso foi entendido por ele. Após a exposição de suas opiniões, falaremos um pouco sobre o uso de algumas comparações parecidas, no nosso cotidiano, para começar o professor perguntará, o que o rapaz quer dizer quando chama uma moça de “meu anjo”, ou quando uma moça diz que um rapaz é muito “gato”, puxando assim o assunto referente ao uso diário de muitas figuras de linguagem, que acabam por tornar-se familiares. Serão indagado sobre esses recursos, se possuem importância dentro de um texto, será que poderíamos entender bem o texto escrito por Camões, levando ao “pé da letra”, ou seja, analisando cada palavra conforme o significado que o dicionário nos apresenta? Artistas podem usar os mais variados tipos de figuras de acordo com cada informação que deseja nos passar, conseguimos captar todas essas variadas formas em meio a leitura?

Desenvolvimento:

1ª Etapa

Após essa breve análise do tema, será apresentado pelo professor a explicação de fato do conteúdo em questão. Explicitando cada um dos tipos de figuras:

  • Figuras sintáticas: Comparação, metáfora, catacrese, sinestesia, metonímia, onomatopeia, símbolo.
  • Figuras semânticas: Antítese, paradoxo, ironia, perífrase, eufemismo, hipérbole, gradação, prosopopeia.
  • Figuras fonéticas: Elipse, pleonasmo, anáfora, diácope, assonância e aliteração.

2ª Etapa

Juntos leremos novamente o texto de Camões, agora com o visão mais crítica a respeito de cada um dos recursos utilizados para efetuar as comparações e explicações a respeito do amor no poema. Serão agora então disponibilizados os outros textos e as tirinhas tragos para análise, com exposição dos alunos a respeito das figuras encontradas, e auxilio do professor para melhor compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com