TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paráfrase do texto: desafios do trabalho hipertexto na escola: apontamentos sobre uma atividade prática

Artigo: Paráfrase do texto: desafios do trabalho hipertexto na escola: apontamentos sobre uma atividade prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 2

PARÁFRASE DO TEXTO: DESAFIOS DO TRABALHO HIPERTEXTO NA ESCOLA: APONTAMENTOS SOBRE UMA ATIVIDADE PRÁTICA

As ferramentas informáticas têm sido uma constante na vida de milhares de pessoas; e o uso dos textos digitais vem crescendo todos os dias em variadas situações de comunicação, trazendo um grande desafio para a escola de um modo geral, que ainda estão fixas no trabalho com textos impressos, mesmo com a falta de acesso, estudantes driblam o descaso com as práticas sociais de usos da escrita e os gêneros discursivos que estão na internet buscando textos digitais em lan houses, áreas de acesso público a rede e etc…

Porém, o acesso a tais das ferramentas, somente não basta, e sim o uso que é feito pelos alunos das mesmas e a escola nesse momento tem um papel importantíssimo que é promover o letramento digital que está distante do apenas saber utilizar um mecanismo como o computador, pois está prática inclui “o conjunto de práticas socialmente organizadas que fazem uso de sistemas simbólicos e da tecnologia para atuar em contextos específicos” (GOMES, 2011, p.14).

A prática dos textos digitais é mediada pela escrita hipertextual; sempre que estamos conectados a uma rede de internet e acessamos alguma página, site, blog, portal de notícias ou a alguma rede social nos deparamos com algum tipo de hipertexto. A partir do momento que criamos sites, web sites, blogs ou uma comunidade virtual produzindo textos utilizando links direcionais, construímos nossos próprios hipertextos.

A uma grande dificuldade para o desenvolvimento do trabalho escolar com as linguagens e sua interface com a tecnologia pois, na formação dos professores não a práticas consistentes que envolvam o letramento digital nem a utilização de hipertextos e sem os tais meios o professor deixa de incluir em suas aulas atividades de leitura e escrita utilizando hipertextos.

O Hipertexto é um texto que possui hiperlinks e pode ser lido em diversas sequências e que em um clique encaminha o leitor para outras páginas contendo textos, artigos e vídeos referentes a determinado assunto, só é produzido e lido na internet pois o mesmo é virtual.

Os links na maioria das vezes estão destacados no texto, podendo ser um ícone, palavra, imagem, logomarca e etc… eles são elementos essenciais na estruturação e organização do hipertexto construindo relações de sentido entre os hipertextos e os caminhos que os links levam o leitor, os links servem como portas que levam a um maior entendimento o leitor do hipertexto.

“Embora a textualidade do hipertexto não seja fundamentalmente diferente daquela do texto impresso, ela torna a leitura mais complexa e implica, seguramente, nas formas de ler e escrever”. (COSCARELLI,2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com