TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Exames: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Com base na leitura desta unidade e nos textos complementares responda:

• Quais as diferenças básicas entre alfabetizar e letrar? Cite alguma situação para exemplificar.

Resposta:

A alfabetização é vista como o processo inicial onde as crianças são submetidas nos primeiros passos e contato com as letras. Elas aprendem a utilizar o alfabeto e compreender seu significado e interpretação. Mas a alfabetização também poderá ocorrer com pessoas adultas.

Já o letramento parece ter uma função mais ampla e embora possível é quase evidente que o letramento depende sim da alfabetização. É o método de inserir a criança nas práticas sociais da leitura e da escrita. Podemos citar como exemplo, um indivíduo letrado é capaz, por exemplo, de preencher um recibo ou escrever uma declaração mesmo que não o tenha sido alfabetizado.

• Quais as diferenças principais entre os métodos de alfabetização tradicional e as propostas contemporâneas de alfabetização? Faça considerações críticas.

Resposta:

O modelo tradicional de alfabetização vê a linguagem escrita como espelhamento da linguagem oral, em uma relação visceral entre fonema e grafema. O aluno era visto apenas como expectador. Este método era voltado a atenção do professor, que tinha a função de controlar seus alunos, ou seja, observar se o aluno está seguindo as lições impostas aos seus alunos. Esta metodologia tem a concepção de que a aula deve acontecer apenas dentro da sala, em que o professor ensina a matéria, passa os exercícios, e depois as corrige.

Já na proposta contemporânea, há interação entre alunos e professores. Entende-se por alfabetização como sendo o processo de aquisição da linguagem escrita, centralizando as

reflexões não mais nas práticas do como ensinar, mas em como as crianças aprendem. Permite que a própria crianças construam seus conhecimentos de acordo com seu desenvolvimento cognitivo, onde se aplica de forma individual ou coletiva, trabalha com o conhecimento que a criança traz para escola, faz a união da língua falada, escrita e a leitura em um único processo, e pode ser aplicado a qualquer criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com