TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Formação na Cibercultura

Por:   •  7/10/2021  •  Resenha  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Resenha da obra:

SANTOS, Edméa. A cena sociotécnica: Cibercultura em Tempos de Mobilidade Ubíqua. In SANTOS, Edméa Pesquisa-formação na cibercultura. Cibercultura, [S. l.], n. Primeira, p. 29-59, 2009. Teresina: EDUFPI. Disponível em: https://ava.ufms.br/pluginfile.php/577819/mod_resource/content/2/Edmea%20Santos 20cap%201.pdf. Acesso em: 16 ago. 2021.

PESQUISA- FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA

Tatiane Spengler Barbosa

Resumo

Esta é uma resenha do artigo intitulado “Pesquisa-Formação na cibercultura”. Este artigo é de autoria de Edméa Oliveira dos Santos. O artigo aqui resenhado foi publicado no periódico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ano de 2019, primeira edição. Obra que expõe sobre a compreensão e contexto da cibercultura, pesquisa e formação de docentes e a educação online.

Palavras-chave: Cibercultura. Pesquisa-formação. Educação online.

Resenha

Durante esses últimos anos a cibercultura torna-se cada vez mais presente na vida cotidiana da sociedade que busca modernidade e praticidade que o mundo virtual proporciona. Vivemos em uma era que há poucas barreiras que impedem a comunicação e transmissão de conhecimentos, ou quase nenhuma o próprio mundo virtual e a revolução digital fizeram com que a tecnologia básica que então eram parte efetiva e moderna do nosso cotidiano se tornassem essencial, e sem sombra de dúvida o maior marco do desenvolvimento tecnológico do último século é o surgimento e popularização da internet, que é designada hoje em dia como cibercultura a qual trata da relação entre a interatividade da tecnologia, informação, sociedade e seus valores, onde forma um sistema de influência mútua de objetos técnicos da conexão com a internet.

Em um primeiro momento poucas pessoas tinham acesso à internet pois precisava de uma linguagem HTMI e tínhamos como fonte a Web 1.0 que era estático e sem nenhuma forma de interatividade com os leitores, e após postada não tinha maneira de editar, apenas baseado em download e upload, e, contudo, foi se modificando e resinificando até chegarmos a web 2.0 onde não podemos considerar como um avanço

tecnológico, mas uma evolução no conjunto técnico entre emissor e receptor dos textos publicados na internet.

Atualmente a web se popularizou e a comunicação trata-se de um espaço que não existe fisicamente, mas virtualmente denominada como ciberespaço. E já com autonomia podemos produzir conteúdo através de post em blogs, podcast, twitter, sendo uma emissão coletiva, generalizada e aberta. O grande filosofo e sociológico Pierre Lévy compreende essas reflexões sobre interatividade e ciberespaço. E ao marco da interatividade das diferentes mídias, o sociólogo acena para o grande potencial do ciberespaço. LÉVY (2008, p. 81) expõe que:

A comunicação por mundos virtuais é, portanto, em certo sentido, mais interativa que a comunicação telefônica, uma vez que implica, na mensagem, tanto a imagem da pessoa como a da situação, que são quase sempre aquilo que está em jogo na comunicação.

A tecnologia da informação não precisa ser modificada, mas apenas reconfigurada, enriquecendo a autonomia do sujeito como forma de conhecimento, para cada vez mais adquirir leitores em massa em busca de dados que englobam e sistematizam a artifício atual. A partir do momento que o indivíduo problematiza uma situação tecnológica vão em busca de respostas e atualizam o sistema de dados, oportunizando desse modo a inclusão de mais indivíduos no meio tecnológico.

A evolução da tecnologia tem que andar de mãos dadas com todos os setores da sociedade, tais como educação, saúde, politica, laser, entretenimento entre outro, e sucessivamente ter uma linha tênue no ciberespaço, e com essa evolução a autonomia criadora tomou espaço em vários setores da vida cotidiana, podendo compartilhar seus conhecimentos através de alguns clicks nos smartphones que tornaram praticamente imprescindíveis no dia a dia da ampla maioria das pessoas.

Dentro de sala de aula para abranger melhor os avanços tecnológicos e mapear potenciais comunicativos e pedagógicos da mobilidade cibercultural para educar e pesquisar e ampliar as experiências tecnológicas entre as crianças ajudando na possibilidade de interação com os sujeitos e objetos ao seu redor permitem tanto a riqueza e diversidade de elementos que serão a base da atividade criadora, como ampliam seus conhecimentos e as possibilidades do desenvolvimento cognitivo, na medida em que a ação sobre o mundo constitui o meio necessário para a construção das operações lógicas. E a sociedade tem que modificar e atualizar suas informações, segundo AMADEU (2016, p.20) relata que:

A cultura digital é a cultura em rede, a cibercultura que sintetiza a relação entre sociedade contemporânea e Tecnologias da Informação (TI's). Ao mesmo tempo em que a cultura digital abriga pequenas totalidades e seu significados, mantém-se desprovida de fluxos, de conhecimentos e de criações, que dá corpo e identidade às organizações que delas se constituem.

Na era do ciberespaço o professor não é o único emissor do conhecimento, e o aluno não é o único receptor, ou seja, desde que a tecnologia foi introduzida no ambiente educacional o docente teve que modificar seu método de ensino para acompanhar o mesmo ritmo conforme a necessidade da sociedade atual, e também havendo mudanças em todo sistema escolar. A comunidade escolar começou a introduzir aparelhos tecnológicos como forma de incentivar o conhecimento, como lousas digitais, computadores, tabletes, os softwares com os aplicativos de jogos, livros online, tudo isso para adquirir um maior rendimento escolar. Deve considerar que a tecnologia é um mediador das informações pois o aprendizado vem através de um esforço mental. Um exemplo de aplicativo que o que engloba no ciberespaço é o de mediador entre professor, pais e responsáveis que através do Aplicativo Escolar poderão acompanhar em tempo real a vida acadêmica do aluno. Consultar notas, chamadas, receber avisos de falta e atraso, tudo diretamente em seu smartphone., tudo isso em uma só linha de informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com