TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Formas de realizar uma pesquisa

Por:   •  18/4/2018  •  Artigo  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 6

TÉCNICAS DE PESQUISAS

FORMAS DE REALIZAR UMA PESQUISA

O meio de aplicação de uma pesquisa corresponde à forma pela qual se vai aplicar um instrumento, que pode ser um questionário, com objetivo de realizar um problema de pesquisa. Existem diversas maneiras de aplicação. O instrumento pode ser aplicado por meio de: entrevistas pessoais, correspondência, e-mail, telefone, etc.  

Para a realização de entrevistas pessoais deve-se solicitar autorização através de um comitê de ética para sua aplicação.

1-TECNICA DE ENTREVISTAS PESSOAIS

Podemos encontrar segundo Marconi (1990, p.85) três tipos de entrevista: padronizada ou estruturada; despadronizada ou não estruturada; e painel:

  1. Entrevista padronizada ou estruturada. Consiste em fazer uma série de perguntas a um informante, segundo um roteiro preestabelecido. Esse roteiro deve ser o mesmo para todos os pesquisados.

  1. Entrevista despadronizada ou não estruturada. Consiste em uma conversa informal, que pode ser alimentada por perguntas abertas, proporcionando maior liberdade ao entrevistado.
  1. Painel. Esse tipo de entrevista é realizado com várias pessoas, que são levadas a opinar sobre determinado assunto. Embora baseado na conversa informal, da qual participam vários entrevistados, a entrevista deve ser desenvolvida de maneira lógica e coerente.

VANTAGENS

- Versatilidade;

- Interação entre o entrevistado e o entrevistador;

- Registro de informações adicionais que poderão ser importantes para a pesquisa.

DESVANTAGENS

- Custo elevado;

- Tempo de pesquisa extenso;

- Necessidade de pessoas qualificadas e treinadas.

2-CORRESPONDÊNCIA – mais conhecida por mala direta e muito utilizada na área comercial.

VANTAGENS

- Ampla cobertura geográfica;

- Baixo custo por questionário;

- Oferece maior tempo de resposta para o entrevistado.

DESVANTAGENS

- Retorno baixo: geralmente 1 a 2%, sendo necessário oferecer incentivos, como sorteios, prêmios com o intuito de aumentar o retorno;

- Lentidão de retorno;

- Total dependência do entrevistado.

3- TELEFONE – a entrevista por telefone normalmente segue um roteiro pré estabelecido para que a pesquisa possa ser realizada.

VANTAGENS

- Rapidez na obtenção de informações;

- Maior flexibilidade para o entrevistador;

- Custos baixos quando aplicado numa região restrita.

DESVANTAGENS

- Questionário deve ser objetivo;

- Restrito a pessoas que possuem telefone;

- Dificuldade para encontrar pessoas: deve-se planejar os melhores horários para realização dos telefonemas.

4- E-MAIL – as pesquisa via e-mail segue mais ou menos o mesmo padrão que a as realizadas via mala direta. 

VANTAGENS:

- Ampla cobertura; 

 - Baixo custo; 

- Oferece maior tempo de resposta para o entrevistado.

DESVANTAGENS

- Retorno baixo: necessário incentivo, como brindes, sorteios;

- Pode ser interpretado como spam (e-mail indesejado);

- Restrito às pessoas que possuem acesso à Internet.

Exemplo

Para a realização de uma pesquisa é necessário a definição da amostra

A amostra é uma parcela da população com a qual se faz uma pesquisa a partir de um universo previamente definido. No caso de uma pesquisa qualitativa, o critério de seleção da amostra é a identificação do perfil do público-alvo a ser pesquisado. Não há a preocupação de quantificar essa amostra, pois a pesquisa possui um caráter subjetivo.

Para se realizar uma pesquisa por amostragem, é necessário que se conheça alguns conceitos importantes que fazem parte de sua definição:

O tamanho da população: Isto significa o universo a ser pesquisado; quanto maior for a população, maior será o tamanho da amostra. Por isso, é muito importante definir bem o público-alvo.

Margem de erro ou erro amostral:

Identifica a variação dos resultados de uma pesquisa. Um erro amostral de 5% indica que os percentuais de respostas obtidas podem variar para mais 5% ou menos 5%. Esse percentual depende muito do tipo de produto ou negócio; se o produto a ser pesquisado no mercado for um medicamento para o combate de alguma doença, com certeza, será adotado o menor erro amostral possível.

Distribuição dada população: Quanto menos diversificada é a população, menor é a amostra necessária. Por exemplo, uma pesquisa realizada na cidade inteira requer uma amostra maior por tratar-se de pessoas de todos os níveis sociais, do que uma pesquisa realizada num bairro de alto padrão.

Elaboração dos Instrumentos de Pesquisa

Os instrumentos de pesquisa são os formulários utilizados na sua aplicação, com o objetivo de ajudá-lo a levantar informações válidas e úteis.

Os instrumentos de pesquisa mais comuns são:

Questionário;

Roteiro de entrevistas;

Formulário de avaliação.

Determinação das Informações

Caso esteja elaborando um questionário pela primeira vez, não se deve partir logo para as perguntas. O mais importante é determinar quais informações serão necessárias para a sua pesquisa. A definição dos objetivos da pesquisa, conforme anteriormente mencionado, permite estipular as informações que se deseja, ajudando-o na elaboração do questionário. Um bom questionário combina perguntas abertas e fechadas de maneira equilibrada, toma o menor tempo possível do entrevistado e atende aos objetivos da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com